“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” (Jung) “Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.” (Goethe) “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.” (Paulo de Tarso) Aqui você encontrará textos de Psicologia, Autoconhecimento, Reflexões, Poesias, Espiritualidade, Músicas, Filmes, Livros e muito mais... Seja bem-vindo(a)! ♥
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Ho'oponopono para a Purificação e Limpeza de Memórias em sua Casa... Ouça em Som Ambiente Agradável...
“Amor não resiste a tudo, não. Amor é jardim. Amor enche de erva daninha. Amizade também, todas as formas de amor.” (Caio Fernando Abreu)
“Por mais que tenhamos um bom coração, cedo ou tarde precisamos aprender a tratar as pessoas como elas merecem. Isso não significa desrespeitá-las, mas sim lembrá-las com gentileza e também com firmeza, de que a nossa bondade não é um convite para que nos tratem como se não importássemos.
Pessoas de bom coração se importam muito, mas tantas vezes se esquecem que também são importantes.
Então fica o lembrete: não se esqueça de você!”
Wandy Luz
“Me busco em músicas que dão ritmo ao que sinto de forma silenciosa e me busco em trechos de livros que revelam ideias que mantenho ainda embaralhadas.” (Martha Medeiros)
“Eu sou assim ligada na tomada. Sempre querendo encontrar uma razão pra tudo. Pessoas como eu sofrem mais. Por outro lado, crescemos. Evoluímos. Amadurecemos. Nada é estático em nossas vidas. Nada é à toa. Tudo ganha uma compreensão, tudo é degrau, tudo eleva.”
Martha Medeiros
Bom dia meus queridos! ❤️ Que a semana venha leve, carregada de paz, alegria, saúde, boas energias e amor!
E vou começar a semana com Ney Matogrosso, vamos? Sábado à noite, assistimos sua cinebiografia “Homem com H”, e foi uma vida cheia de desafios, preconceitos, paixões, amores, excessos, perdas, superações e lutas. Na minha humilde opinião, retrataram mais a sua vida sexual e íntima, do que sua arte, seu trabalho em si e sua criatividade; mas mesmo assim, parabéns para o ator Jesuíta Barbosa que vivenciou o Ney, com muita entrega e dedicação, atuando brilhantemente nesse papel. E se o próprio Ney, disse que se emocionou muito com algumas cenas desse filme, quem sou eu, para criticar? O Ney Matogrosso sem dúvida nenhuma, tem uma voz inigualável e é um ser humano que nos inspira pela sua trajetória… uma vida que pulsa, com coragem, força, ousadia, liberdade, determinação, sensualidade e quebra de preconceitos e paradigmas. E vamos combinar? Com 83 anos de idade, continua muito bem de corpo, voz e alma! Parabéns pra ele! 👏
Essa música do Cartola “O Mundo é um Moinho”, na voz do Ney, ganha mais vida e ficou linda… 🫶🏻
https://youtu.be/dy2TsEk-ZfA?si=MF0X73C1S-ycqqsl
Ai ai, agora eu preciso procurar na internet, quando ele estará de novo em São Paulo, para eu ir ao show dele… 😉
Bom dia segunda-feira! Vamos que vamos… 🙌
domingo, 29 de junho de 2025
“Uma habilidade que tenho é esquecer. Pessoas, palavras, lembranças… Guardo o que é bom, quem faz bem… quem merece.” (Marcel Camargo)
Para aqueles que me escreveram, leiam com atenção… ✨
“Respeitar-se, às vezes, é partir. Outras, é não retornar. Há caminhos que a gente honra por não voltar. Porque permanecer onde nos perdemos, seria negar tudo que foi preciso para nos reencontrar.”
Wandy Luz
“A mulher não tem que consertar homem nenhum. Homem que quer uma mulher fazendo papel de sua mãe, precisa de terapia. Ele que lute…”
“Fizeram a gente acreditar que é bonito trabalhar sem parar, que chorar é fraqueza, que não pode ser intenso em relacionamentos. A gente acabou normalizando estafa, rispidez e sentimentos rasos. Vamos voltar umas casas, por favor.”
“Aprenda a não revidar, deixe que a vida faça isso por você. E ela sempre fará, porque ninguém sai dessa vida sem pagar a devida conta pelos seus atos. Quando o erro não é seu, apenas relaxe.”
Marcel Camargo
Eu sei que vocês me entendem. Vocês sempre, são maravilhosos! A escolha certa é a que deixam vocês bem e em paz. Com o coração aliviado, apesar de… Os amores só valem a pena mesmo, quando há reciprocidade, sintonia e respeito. 😘
Pablo Neruda, sabia das coisas… ❤️
“Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.
Se sou esquecido,
devo esquecer também.
Pois amor é feito espelho:
tem que ter reflexo.”
“A vida é tão maravilhosa, porque também é feita de colos, de feridas que cicatrizam, de amigos que celebram ou choram junto. Feita de pessoas apaixonadas e apaixonantes… possíveis e impossíveis… pessoas que machucam, pessoas que chegam pra curar.” (Marla de Queiroz)
“É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade.”
Martha Medeiros
“Que não me falte tempo para prestar atenção no que me faz sentir viva.”
Santo Agostinho
sábado, 28 de junho de 2025
“O brilho do sol do lado de dentro da gente se chama sonho.” (Rubem Alves)
“Tem coisas que não precisam ser ditas. Elas simplesmente estão ali, vivas, dentro do silêncio.” (Martha Medeiros)
“Toda dor que não se cura vira palavra engasgada.”
Martha Medeiros
“Já aconteceu de eu quase ter chorado por ter tropeçado na rua, por uma coisa à toa. É que dependendo da dor que você traz dentro, dá mesmo vontade de aproveitar a ocasião para sentar no fio da calçada e chorar como se tivéssemos sofrido uma fratura exposta.”
Martha Medeiros
“Não, não é verdade que o sofrimento torna melhores as pessoas. O sofrimento frequentemente embrutece, tira a sensibilidade, tira a esperança… Um Deus - ou força cósmica - que usasse o sofrimento para a evolução, seria muito curto de inteligência - não saberia aquilo que os homens aprenderam: que a única força capaz de as pessoas ficarem melhores é o amor.”
Rubem Alves
sexta-feira, 27 de junho de 2025
“Ser feliz não tem a ver com grandes acontecimentos. Tem relação com a alegria na sua rotina. Nas coisas simples. Sentir que está tudo bem, que nenhuma notícia ruim chegou. Todos que você ama dormiram com saúde… Um banho quente, um abraço macio, a sua música preferida tocando enquanto você lava a louça, o pôr do sol em meio ao trânsito na cidade, a volta para casa em segurança. Um chá quente, uma refeição nutritiva, um seriado bacana, a cama cheirosa. A felicidade acontece no ordinário. Ela vem suave, esquenta o peito, suaviza a mente e aquieta o coração. Por favor, aprenda a descansar, tirar as vendas, perceber para poder agradecer. Já está acontecendo, você só precisa ver.” (Ana Luiza Costa)
Em casa… sextou! O fim de semana chegou! 😍
Quem gosta de panquecas de carne aí? Com arroz branco, uma saladinha de folhas, não precisa mais nada. Eu que fiz, só falta ir ao forno 15 minutinhos e estará pronto! Gente, eu fujo um pouco da cozinha, mas eu sei cozinhar… 😉
Beijinhos! Boa noitinha! 🫶🏻 E um abençoado fim de semana para todos! Aproveitem! ❤️😘
E vamos de música hoje? Está tocando essa aqui… 🫶🏻
A discriminação e o preconceito são os últimos estágios da ignorância…
“Olá Cristiane, estou namorando um rapaz doze anos mais jovem do que eu e está muito difícil. Sei que nos amamos, que nos damos muito bem, mas o preconceito de todos ao redor ainda é muito grande. Perdi amigos, a família nos julga e está complicado. O que faço?”
Olá minha queridinha. Sabe, vocês dois estão sofrendo com o etarismo. Etarismo, também é o preconceito ou discriminação com base na idade de uma pessoa. Esse tipo de discriminação pode afetar tanto os mais velhos quanto os mais jovens, mas é mais comumente direcionado a pessoas mais velhas. Sem considerar o afeto, o amor, o respeito e a maturidade emocional dos envolvidos. Se repararmos bem, as pessoas julgam mais as mulheres mais velhas namorando homens mais jovens, do que homens mais velhos namorando mulheres mais novas. O que é muito desigual e absurdo! Tudo isso não passa de um preconceito irracional. Vem comigo! 😉
Você me disse uma coisa interessante, se vocês estão felizes, se é um relacionamento leve e que te torna uma pessoa melhor, qual é o problema? Quer um conselho? Saia desse preconceito também e pare de se sabotar, e principalmente de se importar com o que os outros pensam ou vão dizer sobre vocês. Assuma a sua verdade! Se é sincero, se é real e te faz bem, não vejo problema nenhum nisso! Ah, os outros? Uma hora eles se acostumam! E se não se acostumarem, paciência! Sabe, eu sou uma pessoa que não tem preconceito nenhum. Zero preconceito! Sinceramente, eu ando perplexa com os pensamentos que algumas pessoas inventam para defender suas próprias crenças limitantes ou convicções. Em pleno século 21 e pessoas ainda agindo assim, tendo formas de pensar e se posicionarem tão retrógradas? Às vezes, eu fico achando que precisamos ser mais flexíveis nos nossos posicionamentos e menos ignorantes.
Não se deixe abalar pela opinião alheia. Relacionamentos assim você não encontra por aí todos os dias, em toda esquina. E vai viver minha linda! 😉
Se durar ótimo, e se não durar, pelo menos vocês foram felizes num determinado período de tempo e aprenderam valiosas lições com essa experiência. É o que eu acredito. Os relacionamentos podem acabar, mas também podem durar até a morte. Quem é que sabe o dia de amanhã? Ninguém sabe, por isso vai viver o amor, viva o momento e pare de dar valor ao que os outros pensam. Seja mais dona de si e menos influenciável pelos outros. Um dia de cada vez e saia dessas prisões que algumas pessoas querem te impor.
Aprenda a pensar fora da caixa! Quem foi que disse que vocês não podem ser felizes? Quem foi que disse que não existe amor de verdade entre vocês? Quem foi que disse que você precisa se apaixonar por alguém com a sua idade ou três anos mais velho que você? Para o amor, amor mesmo de verdade, não há nenhuma regra pré-estabelecida. O amor não tem idade. Se joga! E pare de ir pela cabeça dos outros. Depois vou deixar um vídeo abaixo que vi no Dia Dos Namorados da Fátima Bernardes e sinceramente, achei incrível, o namorado dela é vinte e cinco anos mais jovem do que ela, eu sabia que ele era mais jovem, mas não imaginava o quanto, e eles estão juntos há oito anos. Estão felizes e moram em cidades distintas. Para você ver que quando tem que dar certo, a idade é o que menos importa. O que vale é a intenção, a vontade de estarem juntos e o empenho de cada um, dentro da relação.
Cuide da sua autoestima, do seu bem-estar emocional, do seu valor, e zele pelo seu relacionamento. Não deixe de fazer ou ser feliz por causa dos outros. Se cada um cuidasse da própria vida, esse mundo seria bem diferente e melhor!
Ah, mas e a família? A família cuidou, zelou e aconselhou durante um tempo, agora chegou a hora dos filhos voarem com o que eles aprenderam… cada um vivendo os seus processos e aprendizados, conforme tem que ser. Se cair, vão levantar, porque todos tem capacidade para viver de acordo com seus valores e propósitos. E vão evoluir. O papel dos pais não é impor condições ou limites para um filho/filha adulto(a) e sim apenas aconselhá-los. Os pais podem aconselhar, mas os filhos também tem o direito de viver a vida que escolheram para si. Isso é tão importante e natural, que chama-se livre arbítrio.
Você pode dizer algo como:
“Entendo que vocês se preocupam comigo, mas quero que saibam que essa relação é saudável, madura e me faz feliz. Peço que vocês conheçam melhor essa pessoa antes de julgar.” Simples assim. Imponha seus limites e deixe claro que você já é uma adulta consciente, sabe exatamente o que faz e terá autorresponsabilidade se não der certo amanhã, mas que você quer tentar e tem o direito de ser feliz como bem quiser.
Espero ter ajudado de alguma forma, lembrando que isso não é terapia, apenas um bate-papo informal. Jamais esqueça que você só não será feliz, se for pela cabeça dos outros, e esquecer de ouvir a sua própria intuição. Ela te guiará em busca do que é essencial.
Pergunte-se: o que é essencial para mim hoje? E vá em busca daquilo com todo o seu coração!
Eu te desejo toda a felicidade desse mundo e vou estar aqui torcendo por vocês! Sejam felizes! E sim, toda forma de amor vale a pena! Fazer uma pessoa se sentir amada é mais importante do que dizer que a ama.
Vou ficando por aqui! Bjs, fique com Deus. ❤️😘
O vídeo que achei ótimo é esse aqui👇 Fala sobre etarismo… da Fátima Bernardes…
https://youtu.be/VrzQkNegzoA?si=x217y6bbVWC-cdTe
E esse casal aqui…👇 Eles são muito fofos, e tem dezesseis anos de diferença…
https://youtu.be/IicADpapnCI?si=Rlui8gFHsLpJNioT
Uma linda tarde a todos! ❤️
“Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber viver sem um manual de instruções.” (Martha Medeiros)
“Adoro gente que não se economiza…” (Martha Medeiros)
“Pessoas com vidas interessantes não tem fricote. Elas trocam de cidade. Sentem-se em casa em qualquer lugar. Investem em projetos sem garantia. Interessam-se por gente que é o oposto delas. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor e compram passagens só de ida…”
Martha Medeiros
quinta-feira, 26 de junho de 2025
“Existe, sim, uma maneira de dar alívio imediato para as agruras da nossa sacrossanta rotina. Anote aí a palavra mágica: humor. Humor nada tem a ver com palhaçada. Não é preciso mostrar todos os dentes. Humor é uma maneira de enxergar o mundo. É o olhar irônico, crítico e, por vezes, benevolente de quem sabe que nada deve ser levado demasiadamente a sério.” (Martha Medeiros)
“Nascer e morrer sem nunca mudar de ideia é muito monótono. Seja sempre você mesmo, mas não seja o mesmo para sempre.”
Martha Medeiros
Exercício para se conhecer melhor…
Bom dia, bom dia, bom dia! 🌹
Pegue um caderno ou bloco de notas. Responda com sinceridade, como se estivesse conversando com sua parte mais verdadeira. Não é sobre certo ou errado, é sobre se conhecer.
Como lido com o que me frustra? Quando algo não acontece como eu gostaria...
Eu costumo explodir?
Eu me calo e engulo tudo?
Eu racionalizo demais e tento “ser forte”?
Eu fico com raiva de mim ou dos outros?
Eu me sinto culpada com frequência?
Quando erro ou não atendo as expectativas...
Sinto muita culpa ou vergonha?
Tento me justificar sempre?
Finjo que nada aconteceu?
Assumo com maturidade, mas sem me destruir por dentro?
Como lido com meus erros?
Tenho facilidade para assumir os meus erros? Peço desculpas com facilidade ou com muita dificuldade? Ou não assumo que errei? Deixo pra lá? Ou fujo, desapareço até a poeira baixar?
Como são meus relacionamentos?
Em vínculos afetivos (amorosos, amizades, família)...
Tenho medo de perder o outro e me anulo?
Tenho dificuldade de confiar?
Me afasto quando me sinto exposta?
Tento controlar ou agradar demais?
O que isso mostra sobre minha forma de me proteger?
O que faço quando estou com dor emocional? Quando estou triste, insegura ou confusa...
Busco ajuda ou me isolo?
Me julgo por sentir isso?
Tento abafar com distrações (comida, bebida, redes sociais, compras, etc.)?
Consigo acolher o que estou sentindo?
Qual é minha forma de lidar com a dor psíquica?
Existe um “diálogo interno”? Quando converso comigo mesma...
Sou compreensiva ou muito crítica?
Falo comigo como falaria com uma criança assustada?
Tenho espaço para dúvidas ou me cobro certezas?
Como posso tornar meu diálogo interno mais gentil?
Reflexão final: Ao observar suas respostas, pergunte a si mesmo:
Quais padrões estão claros?
Esses padrões me servem ou me machucam?
Qual pequeno passo posso dar para me acolher melhor a partir disso?
O autoconhecimento é a base de uma vida emocionalmente saudável e autêntica. Ele envolve olhar para dentro com honestidade para entender seus sentimentos, pensamentos, comportamentos, crenças, traumas, valores, motivações, impulsos e limites. A partir desse processo, é possível fazer escolhas mais conscientes, desenvolver autoestima, fortalecer relacionamentos e lidar melhor com os desafios da vida.
Bom dia meus amores! Façam o teste de autopercepção psíquica, hein? Para dar uma clareza e vocês perceberem onde estão errando consigo mesmos. Não se culpem, tudo são experiências e aprendizados! Compreender o que se passa dentro de si, num nível mais profundo é como acender uma luz, dentro da própria mente. 💓
Um lindo dia para todos! 🫶🏻
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Oração para todos os dias… 💙
“Em nome da Divina Presença Eu Sou eu invoco aqui e agora o Manto da Invisibilidade de Arcanjo Miguel, para que eu seja preenchido com uma proteção extra contra todo e qualquer mal.
Arcanjo Miguel, Fé e Legiões de Luz (3x) coloca sobre mim, sobre (cite o nome de seus familiares) e sobre (cite onde mais deseja o manto: carro, lar, animais, pertences, etc) o teu Manto Sagrado de Proteção, tornando-nos invisíveis a todo e qualquer mal, em todos os tempos, níveis e dimensões, períodos de tempo e localizações.
Determino que o Manto da Invisibilidade de Arcanjo Miguel, permaneça ativado durante todo o dia de hoje, durante toda a noite enquanto dormimos, e durante todo o dia de amanhã, enquanto manifestamos Deus na Terra.
Amém, Amém, Amém e Amém!”
São Miguel à nossa frente para nos proteger. São Miguel atrás de nós para nos defender. São Miguel a nossa direita e a nossa esquerda para nos guiar. São Miguel abaixo de nós para nos sustentar. São Miguel acima de nós para nos iluminar. São Miguel dentro e fora de nós para nos orientar.
São Miguel, São Miguel, São Miguel aonde quer estejamos que o teu amor nos proteja, nos guie, nos auxilie e nos abençoe aqui. (3x) 🙌🙏
Amém, Amém, Amém e Amém. 💙
Gratidão! 🙏
Todos os dias, pergunte a si mesmo: “O que eu estou precisando hoje?” “O que eu mereço nesse momento?” “Estou me tratando como alguém que é digno de amor?”
“Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te, que se não fossem essas, já eu teria desistido da vida.”
José Saramago
terça-feira, 24 de junho de 2025
Respira e não pira…
Você só consegue fazer as escolhas certas, quando se reconecta consigo mesmo. E, para isso, é preciso solidão, aquele tipo de silêncio que a maioria das pessoas quer evitar. Porque é nesse silêncio que a verdade fica mais alta. E as respostas que você vem buscando, finalmente, tem espaço para emergir. Você passa tanto tempo fugindo do silêncio que esqueceu como é viver em paz. Mas seu corpo ainda sabe o caminho de volta. Existe um lugar aí dentro de você onde a calma é possível, e ele está apenas adormecido. Experimente respirar fundo e se conectar consigo mesmo!
Oi meus queridos, boa noitinha! Eu não sei vocês, mas hoje eu senti um bombardeio de notícias ruins durante o meu dia… e o sentimento é de pesar, tristeza e ao mesmo tempo de indignação. Só vou falar de alguns aqui… que fiquei sabendo. A moça que caiu na trilha do vulcão da Indonésia e não pode ser socorrida. Se há esses passeios para turistas por lá, então deveria ter o mínimo de recursos para essas emergências que podem acontecer a qualquer momento! Eles estão totalmente despreparados. E o guia, simplesmente foi embora com o grupo e não quis se responsabilizar. Empatia zero! Largando a moça sozinha. Que Deus conforte e dê paz a família e aos amigos da Juliana Marins. 🙏 E por favor, parem de criticar a moça, ela estava vivendo a vida, viajando e realizando seus sonhos! Eu também já escalei um vulcão no Chile. E é uma aventura indescritível para contar para os netos, um dia. Eu, já voei de balão (porque está uma onda de acidentes com balões ultimamente), e foi uma experiência incrível também. Estamos vivendo da forma que gostamos e queremos. E nessas horas, não passa pela nossa cabeça o pior, por mais que possa acontecer. A gente sempre pensa que vai dar tudo certo… Eu pelo menos penso assim… e vou com a minha coragem. E também tem um detalhe, muita gente morre dentro das suas próprias casas, em acidentes banais, enfim. Por isso, por favor, não julguem, respeitem… o modo de viver de cada um… Que ela descanse em paz!🙏 Alguns voluntários, tentaram ajudá-la, dias depois do acidente, mobilizaram recursos, mas infelizmente, chegaram lá tarde demais, mas esses são os verdadeiros guerreiros, tentaram ajudar de alguma forma.
E a mulher que atacou uma criança de apenas dois anos, jogando spray de pimenta nela, dentro de uma igreja? Alegando que a criança estava fazendo barulho na hora da missa, lamentável! E qual é a criança que fica quietinha sem fazer barulho? Se estiver com saúde é muito normal. A criança ficou com a boca toda queimada e ferida e com falta de ar, quase perdendo o oxigênio. É estarrecedor! E quem praticou essa lesão corporal, foi uma médica… é muito bizarro! Querem outra? Um homem de trinta e seis anos que agrediu um bebê, no começo desse mês, pensando ser um bebê reborn, mesmo os pais falando que o bebê era de verdade, ele não acreditou. Ai meu Deus! Vou parar por aqui, por hoje já deu né? É surreal. E por que eu estou trazendo esses casos?
Porque a cada dia que passa, está faltando bom senso, civilidade, empatia, paciência, respeito e principalmente inteligência emocional em algumas pessoas. Parecem que estão perdendo o controle e equilíbrio, ou nunca tiveram… o autodomínio de si, e precisam corrigir isso logo.
Vamos lá… o que seria afinal, inteligência emocional? A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender, lidar e expressar bem as próprias emoções, e também de perceber e se relacionar com as emoções dos outros. Ela é fundamental para as relações saudáveis, bem-estar emocional e decisões equilibradas. E algumas pessoas estão se descontrolando por aí, não tem domínio de si e nem autocontrole, e também não conseguem se colocar no lugar dos outros. E eu não estou falando de transtorno de personalidade, aqui, são pessoas “aparentemente normais” que não andam bem emocionalmente.
Muitos podem perguntar, então, como desenvolver a inteligência emocional? Através do autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, praticando meditação, buscando uma terapia, fazendo a regulação das próprias emoções, do autocontrole e domínio de si. Trabalhando a sua comunicação e cuidando da autoestima, porque quanto mais você gosta de si, você também terá mais facilidade, paciência e empatia pelas outras pessoas. Porque ter inteligência emocional é se tratar bem, e tratar os outros com mais respeito, aceitando as diferenças em todas as situações. Ter jogo de cintura é primordial nos dias atuais. Seja flexível. As pessoas andam tão egoístas, só pensando em si, que esquecem que nós vivemos em uma sociedade e precisamos viver em paz e ajuda mútua uns com os outros. É tão óbvio que muitos andam esquecendo do essencial… Respeitar e ajudar.
Amores, em casos de raiva extrema, respirem fundo, contem até 20 se for necessário, e não tomem decisões precipitadas. Às vezes, o silêncio vale ouro em algumas situações. Jamais percam a cabeça, para não se arrependerem depois. Autodomínio é fundamental. O autodomínio é a capacidade de controlar seus impulsos, emoções e comportamentos, mesmo em situações difíceis. Ele é uma das bases da inteligência emocional, e nos ajuda a agir com equilíbrio, em vez de reagir no automático. Bjs, vou ficando por aqui! 💓😘 Boa noite!🌙
segunda-feira, 23 de junho de 2025
“Cada momento é único e não o viveremos de novo. Se vivermos com intensidade cada um deles, haverá uma chance maior de a experiência ficar impregnada em nossa memória.” (Ana Claudia Quintana Arantes)
“Aprendi a dar valor aos bons momentos. Os maus, paciência, fazem parte da vida. Não precisam ser a vida, porque a vida é amor.”
Ana Claudia Quintana Arantes
“Quando a gente entende que a vida é finita, começa a fazer escolhas mais conscientes. O câncer, muitas vezes, acorda a alma adormecida para a urgência de viver de verdade.” (Ana Claudia Quintana Arantes)
“Cristiane, recentemente descobri que tenho um câncer, o que posso fazer? Pois perdi o meu chão!”
Olá minha queridinha! Antes de tudo, eu sinto muitíssimo por essa notícia. Receber um diagnóstico de câncer é como se o chão sumisse mesmo, vem o medo, a raiva, a confusão, a indignação, a negação e muita tristeza também, e é natural se sentir assim. Chore o que for preciso e dê-se um tempo para processar essa dor, mas saiba que você não está sozinha. Existe vida, força, tratamento e esperança mesmo nesse momento tão difícil e triste.
Às vezes, você poderá fazer certas perguntas: “porquê comigo?” Ou “ o que fiz para merecer isso?” E é normal sentir-se assim, também.
Respire fundo e busque informação segura sobre o seu caso. O primeiro impulso pode ser o desespero ou sair pesquisando tudo na internet, mas evite isso por agora. Se possível, converse com dois médicos para saber se há um consenso entre eles, sobre o diagnóstico, tratamento e todas as alternativas sobre o seu câncer. Concentre-se em conversar com eles com calma e clareza. Pedir que alguém de confiança te acompanhe nas consultas, seria benéfico para você não se sentir sozinha. Perguntar sobre tipo, estágio, tratamento, chances e cuidados, também é importante. Você não precisa entender tudo de uma vez. Vá aos poucos e com calma.
Permita-se sentir sem se culpar. Não se force a “ser forte” o tempo todo. E pense que as mudanças a partir de hoje na sua vida, fazem parte da sua cura, tente olhar tudo por esse lado. Ou seja, mudanças serão necessárias, mas para você chegar mais perto da sua cura.
Cerque-se de apoio. Fale com pessoas de confiança (família e amigos). Considere terapia com um psicólogo ou com um psico-oncologista. Ou se quiser, procure grupos de apoio com outras pessoas que vivem isso, muitos hospitais e ONGs oferecem gratuitamente esses serviços para pacientes com câncer.
Cuide do seu corpo e da sua mente. O tratamento pode afetar o físico, mas a mente tem um papel fundamental. Faça alongamentos ou leves caminhadas no seu dia a dia. Não deixe de se cuidar e se movimentar pelo menos um pouco. Saia de casa, vá ver o pôr do sol, vai te fazer bem, esteja em contato com plantas ou árvores, respire ar puro. Alimente-se bem (com orientação nutricional, se possível). Faça atividades que aliviem o estresse (meditação, oração, escrita terapêutica, músicas). Mesmo em meio ao tratamento. Há beleza, encontros e pequenos prazeres que continuam sendo seus. Desfrute-os sem culpa e também descanse. Tire momentos para descontrair e relaxar. Eu também entenderei se você quiser ficar mais tempo sozinha, nessa fase, mais reflexiva e introspectiva, é normal. E não se sinta culpada por ter essa vontade, é natural, organizar alguns pensamentos, isso faz parte da cura.
Aprofunde sua espiritualidade (se desejar). Para muitas pessoas, espiritualidade é uma fonte de esperança, consolo, fé, cura da alma e um sentido para a vida. Se você crê em Deus, ou tem uma fé, esse pode ser o momento de se conectar com ela mais profundamente.
Lembre-se: Câncer não é sentença de morte. Muitas pessoas vivem anos e décadas com câncer, outras se curam completamente. A medicina avançou muito. Cada corpo é único, e sua história também será.
Superar uma doença, seja ela física, emocional ou crônica, não é apenas vencer o sintoma, mas aprender a viver com mais presença, força e consciência. Envolve disciplina, mas também acolhimento consigo mesma, paciência e ressignificação.
Só te peço uma coisa, jamais desista de si. Sempre que alguém perguntar como você está, diga: “eu estou melhorando, estou me curando, ou, eu estou me recuperando.” As palavras tem poder e seu corpo sente tudo o que você diz. Nunca fale algo negativo de si.
Para finalizar, vou te indicar um livro - “O que o câncer me Ensinou”, de Sophie Sabbage. Esse livro te trará um conforto, um acolhimento, inspirando-a a mudar alguns hábitos e padrões de pensamentos e comportamentos. Boa leitura!
domingo, 22 de junho de 2025
“A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina.” (Rubem Alves)
“Quem sabe que o tempo está fugindo, descobre, subitamente, a beleza única do momento que nunca mais será.”
Rubem Alves
Boa tarde meus amores! Um ótimo domingo para todos! ❤️🙌😘
quinta-feira, 19 de junho de 2025
“Maravilhas nunca faltaram ao mundo, o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las.” (Mario Quintana)
“Não se engane…
A vida só entrega o que é seu, quando você solta o que nunca foi.”
Pamela Camocardi
Bom dia! Um feliz e abençoado feriado prolongado para todos! Vamos nos permitir! ❤️😉😘
“Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.” (Clarice Lispector)

“Se quiseres conhecer uma pessoa, escuta-lhe os olhos.”
Mia Couto
terça-feira, 17 de junho de 2025
Vamos falar sobre Traição?
Olá meus amores, boa tarde!
Domingo me fizeram essa pergunta: “quero entender, qual o motivo que leva algumas pessoas a trair?”
Olá minha queridinha, não podemos nunca generalizar, porque cada pessoa é única, com suas particularidades, desejos, dilemas e anseios, mas podemos chegar a algumas hipóteses, mas sem conclusões específicas, entende? Esse é um assunto bem complexo e cheio de armadilhas, porque muitas pessoas acreditam que quem trai não tem caráter, e para a psicologia não é bem assim. Concluir mesmo, só numa análise profunda ou numa terapia para descobrir o que se passa com cada um que age dessa maneira. Pois trair ou não trair, depende de vários fatores.
Eu sinceramente, não gosto de colocar as pessoas dentro de uma caixa e estabelecer rótulos sobre seus comportamentos… sem um diagnóstico claro. Não é assim que funciona, mas pensando de uma forma geral, há algumas situações que podem levá-las a trair. Vamos analisar algumas situações… Vem! 😉
A traição, especialmente em relacionamentos amorosos, é um comportamento complexo que pode ter diversas causas, dependendo da história de vida, valores, maturidade emocional e situação específica de cada pessoa. Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais algumas pessoas traem, mas também quero deixar claro aqui, que não são conclusivos. São apenas alguns fatores.
Insatisfação emocional
A pessoa pode sentir-se negligenciada, não ouvida ou emocionalmente desconectada do parceiro. Em vez de comunicar ou buscar ajuda, acaba procurando fora o que sente que falta na relação. Falta de afeto, atenção, validação. Sabe, o relacionamento já acabou, mas a pessoa continua ainda lá.
Insatisfação sexual
Desejo por mais variedade, frequência ou intensidade na vida sexual pode levar à infidelidade, especialmente se não houver diálogo aberto sobre esse assunto. Desejos reprimidos não expressos e frustrações ignoradas.
Busca de validação e autoestima
Algumas pessoas traem para se sentirem desejadas, bonitas, especiais ou poderosas. A traição, nesse caso, é uma tentativa de compensar inseguranças. Tem até gente que fala: “Eu precisava me sentir vivo(a) de novo.”
Oportunidade + impulso
Situações propícias (viagens, festas, álcool) somadas à impulsividade podem levar à traição, especialmente em pessoas com dificuldade de autocontrole. Falta de reflexão sobre as consequências e imaturidade.
Vingança ou ressentimento
A traição pode surgir como forma de “revidar” uma dor, traição anterior ou desprezo emocional dentro do relacionamento. Por exemplo: “Eu quis que ele(a) sentisse o que eu senti.”
Imaturidade emocional ou falta de comprometimento
Algumas pessoas não têm clareza do que significa estar em um relacionamento exclusivo ou ainda não estão prontas para uma entrega mais profunda. Existe uma dificuldade em lidar com limites, responsabilidade, tentação e rotina.
Modelos familiares disfuncionais
Pessoas que cresceram em lares com traições, mentiras ou falta de respeito podem, sem perceber, repetir padrões familiares inconscientemente.
Traços de personalidade
Pessoas que apresentam transtornos de personalidade tendem a trair mais, como o Narcisismo, por exemplo.
Egoísmo
O egoísmo ou a falta de empatia também, aumentam as chances de traição, pois a pessoa prioriza seus próprios desejos acima do vínculo e da relação.
Crise existencial
Com a chegada da idade avançada, a pessoa sente-se mais desconfortável, insegura, necessitando de validação. Quer se sentir desejada novamente, levando-a a correr riscos e buscar por prazeres fugazes. Momentos de transição como envelhecimento, mudanças de carreira, vazio interno, podem levar a comportamentos impulsivos e destrutivos, como a traição.
E alguns traem simplesmente porque acreditam que não serão descobertos ou porque se sentem no direito, sem considerar o impacto emocional do outro.
Precisamos entender um outro ponto bem importante: “Ah, todo mundo que trai é mau caráter?” Não necessariamente!
Pessoas com mau caráter podem trair. Sim, algumas pessoas traem por egoísmo, manipulação, falta de empatia e responsabilidade — traços que indicam falhas graves de caráter. Mas nem toda traição vem do caráter. Muitas vezes, a traição está ligada a: Imaturidade emocional; Fuga de conflitos (em vez de encarar a realidade da qual está vivendo); Insatisfação profunda e mal resolvida; Falta de autoconhecimento; Impulsividade ou compulsão; Dependência emocional (busca por validação fora do relacionamento). Feridas psicológicas antigas (como traumas, medo de abandono, rejeição, baixa autoestima, conflitos internos, problemas no relacionamento, falta de comunicação, ausência, etc.)
Essas questões podem levar alguém a agir de forma errada sem que a pessoa seja má por inteiro. A traição pode ser um sintoma de desajuste emocional, e não necessariamente um reflexo de todo o seu caráter.
Para vocês entenderem melhor, precisamos ir mais a fundo… O que seria caráter para a psicologia? É um conjunto de traços adquiridos, através da ética e da moral, também é a capacidade de tomar decisões conscientes, agir com responsabilidade, e viver de acordo com valores e princípios.
Uma pessoa pode errar? Sim… mas se ela repetir os mesmos erros demasiadamente, podemos perceber que há um desvio no seu caráter. (Temperamento + Caráter = Personalidade). Exemplos: pessoas que traem o mesmo parceiro várias vezes sem pudor, pessoas que mentem diversas vezes, não sabem se controlar, não tem respeito e empatia pelo outro e muito menos, responsabilidade afetiva. São egoístas é só pensam em si, e jamais acham que estão erradas… Nesses casos, podemos dizer que há um desvio de caráter.
O caráter pode ser mudado pela repetição de novas escolhas… “esse ditado pau que nasce torto, morre torto.” Não é uma verdade, até um narcisista pode mudar, se tiver disposição e vontade própria. Sim, há métodos para tornar-se uma pessoa melhor e estar ciente de seus atos destrutivos, tóxicos e querer mudar. É possível, mas a pessoa terá que se empenhar para que isso aconteça. Autoconhecimento, terapia, mudanças no comportamento, aumentar o autocontrole, o autodomínio e aprender maneiras de desenvolver o altruísmo, a comunicação, a interação e a empatia. É um caminho longo, mas que pode sim, dar bons resultados.
Gente, preste atenção no que eu vou falar. Um narcisista sabe muito bem quem ele vai desrespeitar ou maltratar. Ele não vai ser desrespeitoso com o próprio chefe! Conclusão: se um narcisista pode moldar o seu comportamento, conforme a pessoa que ele interage, você precisa aprender a estabelecer limites bem claros, quando estiver se relacionando com um. Imponha-se!
Todos os tipos de pessoas podem trair, com ou sem transtornos de personalidade por N fatores ou motivos. Então, percebam que é um assunto que não vamos conseguir concluir hoje?
Mas posso finalizar, com essa certeza: as ações moldam o caráter mais do que as intenções.
Se você está num relacionamento e já perdoou várias vezes sem sucesso. Eu sempre repito isso aqui e vou continuar repetindo, mesmo que doa… se não estiver bom, distancie-se! É muito caro o preço a se pagar para conviver com pessoas disfuncionais. Pessoas disfuncionais nem sempre são ruins ou maldosas, mas conviver com elas, vai acabar com a sua autoestima, autoconfiança e fazer você se sentir culpada, insegura e frustrada. E ainda você, duvidar do seu potencial. Não há terapia para reconstruir tudo o que está desmoronando há anos. Terapia ajuda? Sim, ajuda… mas não faz milagres, se você não fizer a sua parte. Não volte para os mesmos lugares que te adoeceram.
Freud, tem uma frase que eu gosto muito: “qual é a sua responsabilidade na desordem, da qual você se queixa?” É sua obrigação, estabelecer limites, pensar mais em si e sair dessas situações tóxicas, enquanto você ainda tiver saúde emocional para enfrentá-las. A escolha é somente sua.
Amor não é tolerar tudo não, onde se tolera tudo, desconfio que há falta de amor.
Reflita: o que é inegociável para você?
E o intuito dessa postagem é jamais julgar alguém por isso. Sabe por quê? Porque quem trai também está sofrendo e precisando de ajuda. Não está querendo olhar para as suas partes internas, nem para seus conflitos internos inconscientes, não percebe que está vivendo numa prisão emocional. Tanto quem trai, quanto quem foi traído precisam de autoconhecimento, terapia de casal ou família e exercícios para fortalecer a relação, a confiança e a comunicação, se decidirem ficarem juntos.
Agora, uma coisa é inevitável… quando perde-se a confiança em alguém, tudo fica mais difícil. Um cristal depois que quebra em várias partes, mesmo restaurando-o, não será igual ao de antes.
Bjs, vou ficando por aqui! Estejam em paz! ❤️ Uma ótima tarde a todos!