“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” (Jung) “Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.” (Goethe) “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.” (Paulo de Tarso) Aqui você encontrará textos de Psicologia, Autoconhecimento, Reflexões, Poesias, Espiritualidade, Músicas, Filmes, Livros e muito mais... Seja bem-vindo(a)! ♥
Translate...
terça-feira, 30 de junho de 2020
Esse vídeo mudou o meu dia, espero que mude o seu também...♥ Gratidão meu Deus!

segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ninguém chega até nós por acaso... Uma abençoada semana a todos! ♥

sábado, 27 de junho de 2020
"Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos e o prêmio é o tempo a nosso favor.'' Martha Medeiros

sexta-feira, 26 de junho de 2020
Tudo o que vemos nos outros é um reflexo de nós mesmos...
Podemos usar essa lei para enxergarmos as coisas que precisamos melhorar e alcançarmos nossa evolução. Se você deseja testar a lei do espelho, tente fazer este pequeno exercício.
- Pense em uma pessoa que lhe faz muito mal, que têm muitos comportamentos que o incomodam ou desagradam.
- Ainda pensando nela, escreva em um papel todas as características de sua personalidade que te faz mal. Escreva tudo.
- Quando a lista estiver completa, reflita: O que essas características da pessoa têm a ver com você?
- Seja honesto sobre isso, pode não ser fácil no começo, mas as respostas virão.
Para concluir o exercício, ainda falta uma etapa: reconciliar-se com essa pessoa. Sabendo que as coisas que você não gosta em outra pessoa, na verdade, estão dentro de você, precisa eliminar o sentimento negativo pela outra pessoa, e nada melhor para isso do que fazer uma lista de virtudes dessa pessoa.
Anote tudo o que é bom nessa pessoa, qualidades, talentos, gostos, personalidade. Também não será fácil no começo, mas se você se esforçar, conseguirá. Quando concluir o exercício, perceberá que essa pessoa é como todos nós, têm defeitos e qualidades, coisas boas e ruins, e merece compaixão e carinho, assim como você.
Esse é um grande exercício de desenvolvimento pessoal. Você está disposto a tentar?

quinta-feira, 25 de junho de 2020
♫ I see trees of green, red roses too... I see them bloom for me and you And I think to myself, what a wonderful world... ♫
What a Wonderful World
I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I think to myself, what a wonderful world
I see skies of blue and clouds of white
The bright blessed days, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world
The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying: How do you do?
They're really saying: I love you!
I hear babies crying, I watch them grow
They'll learn much more, than I'll never know
And I think to myself, what a wonderful world
Yes, I think to myself, what a wonderful world
Que Mundo Maravilhoso (Tradução)
♫ Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e para você
E penso comigo, que mundo maravilhoso
Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
E eu penso comigo, que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris, tão bonitas no céu
Estão também nos rostos das pessoas que passam
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: Como vai você?
Eles realmente estão dizendo: Eu te amo!
Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles vão aprender muito mais que eu jamais vou saber
E eu penso comigo, que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo, que mundo maravilhoso... ♫
What a Wonderful WorlLouis Armstrong

Ninguém engana ninguém, nós enganamos a nós mesmos...

quarta-feira, 24 de junho de 2020
Ótima palestra com Haroldo Dutra - A Construção da Virtude...

A banalização social dos transtornos... Excelente texto para reflexão...
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) da Associação Americana de Psiquiatria (APA) é um texto compilado e supervisionado por uma série de pesquisadores que classificam descrições e sintomas e os reúnem em diferentes categorias, criando assim uma grande classificação das patologias que afligem a mente humana. O n° 5 é a sua versão mais atual.
Esses dados fornecem uma linguagem técnica unificada para que todos os profissionais – principalmente médicos, psiquiatras e psicólogos clínicos – que trabalham com transtornos mentais possam oferecer informações.
Isso também é importante para os pesquisadores das ciências da saúde em geral e da saúde mental, pois favorece o estabelecimento de critérios claros para uma categorização e garante um diagnóstico consistente.
Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso do sistema internacional denominado CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).
Essas organizações (independentemente de concordarem ou não com a rotulagem diagnóstica dos pacientes ou de se dirigirem ao paciente sintomático, deixando de lado o contexto ou o sistema ao qual pertencem) tiveram seu início nos séculos XIX e XX.
Médicos franceses, ingleses e italianos criaram classificações de sintomas e, ao mesmo tempo, tiveram que criar programas de assistências, hospitais, teorias médico-psicológicas, etc. para responder ao problema da alienação mental. Nesse momento, nasceu a figura mais representativa da psiquiatria alemã: Emil Kraepelin.
Kraepelin (1855-1926) dedicou-se a pesquisar, acima de tudo, os aspectos fisiológicos das doenças mentais: febres, traumatismos cranianos, etc. Para ele, uma pessoa com doença mental constituía um simples conjunto de sintomas. Em outras palavras, ele se interessou profundamente pela humanidade, e pouco pelo indivíduo.
Essa tendência de Kraepelin como psiquiatra, hoje considerada uma má prática, foi a característica que o ajudou a criar a sua nosologia. Ele analisou inúmeros casos clínicos que não apenas discriminavam a ocorrência da doença, mas também o histórico prévio à doença e a reação após a internação hospitalar.
Portanto, essa classificação constituiu o início do desenvolvimento de manuais que permitem agrupar vários transtornos mentais por seus sinais e sintomas.
O risco de se autodiagnosticar
A sociedade interpreta muitos dos transtornos classificados nesses manuais de maneira indevida. Ou seja, distorce o significado, as características ou os sinais distintivos das patologias de certa magnitude, e isso leva a erros interpretativos.
Vejamos um exemplo do risco que esses erros interpretativos acarretam:
Quando você rotula alguém com um determinado transtorno, é como se colocasse um papel em sua na testa dizendo: “Eu tenho…” seguido da patologia.
É possível que essa pessoa rotulada acredite na categorização que você lhe atribuiu, procure informações — tendo tudo disponível na internet hoje — e se identifique. Isso será reforçado pela visão de seu círculo próximo, no qual ela também será identificada com o sinal que foi “pendurado” em sua testa.
Tudo isso contribui para a criação de uma profecia autorrealizável, tornando realidade a hipótese classificatória com a qual a pessoa foi rotulada. Além disso, o rótulo categórico costuma ser tranquilizador; é como encontrar a origem da doença e dizer: “Ahhhh, agora eu sei o que tenho!”
O autodiagnóstico contribui para a distorção do significado e das características dos transtornos e, portanto, para a sua banalização.
5 transtornos comumente banalizados
Até o momento, existem 5 transtornos que costumam ser mais banalizados, tendo seus verdadeiros significados deturpados.
Esses transtornos são: depressão, estresse, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno bipolar.
Depressão ≠ tristeza ou angústia
Os transtornos depressivos são patologias graves. Neles, os sentimentos de angústia e ansiedade invadem a pessoa. Surgem sentimentos de incerteza e falta de perspectiva em relação ao futuro, sentimentos de desamparo, falta de energia e motivação em quase todas as áreas da vida, além da baixa autoestima, da deterioração de inúmeras funções psíquicas e dos sentimentos de fracasso e frustração.
Muitas vezes, os pacientes depressivos ficam tão desanimados que não conseguem enfrentar o dia. Eles têm dificuldades para acordar, tomar banho, comer, ter relações sexuais e podem até chegar a expressar que não têm mais vontade de viver.
Você deve se lembrar de que a angústia e a tristeza são emoções naturais que podem surgir reativamente em uma pessoa devido a uma morte, um problema, uma mudança ou qualquer crise da vida, e que podem levar à introspecção, reflexão e crescimento.
O que acontece é que, quando uma pessoa está angustiada ou triste, há quem diga sem pensar que ela está deprimida. No entanto, este nem sempre é o termo correto.
Estresse ≠ cansaço ou irritabilidade
O estresse é uma das patologias mais graves do nosso tempo. É um gatilho que pode iniciar e sustentar uma patologia, tanto orgânica quanto mental, desde um resfriado até o câncer; ou seja, o espectro é vasto.
O estresse é a síndrome geral de adaptação, são as tentativas do nosso organismo de se manter equilibrado em um contexto repleto de estímulos disruptivos.
O problema ocorre quando a pessoa é permanentemente afetada por um ou mais estímulos que tendem a desequilibrá-la; seu corpo exige demais de si mesmo para continuar suportando essa ameaça à estabilidade.
Suportar uma crise sistematizada em sua vida cria efeitos sintomáticos que buscam interromper uma série de comportamentos típicos do estresse, como irritabilidade, ideias destrutivas, intolerância, angústia, ansiedade, agressividade, náuseas, palpitações, bruxismo, alimentação compulsiva, pensamentos negativos, etc.
Devido ao número de sintomas (orgânicos, cognitivos, emocionais) que implica, o estresse tornou-se um termo amplo demais, no qual os sintomas ou comportamentos isolados são colocados sem a análise correspondente da existência de estressores na vida da pessoa, sem avaliar se há situações sistematizadas de determinação de crises. É muito fácil colocar o rótulo de estresse no que desconhecemos.
Transtorno do pânico ≠ medos, sufocos, palpitações
Os transtornos de ansiedade, em geral os ataques de pânico e agorafobias, se multiplicaram nos últimos 10 anos. É como se esses sintomas, de uma perspectiva psicossocial, tentassem desacelerar patologicamente o ritmo hiperdinâmico ao qual a sociedade nos sujeita.
Há 30 anos, a pessoa apresentava uma série de sintomas como sufoco, tontura, náusea, taquicardia, sudorese e formigamento nos membros, juntamente com um imenso medo de morrer, e não havia uma categoria para esse tipo de transtorno, envolvendo o paciente em uma grande incerteza. Atualmente, acontece o inverso.
Hoje, uma pessoa pode experimentar sintomas isolados e identificá-los como ataques de pânico. Assim, diz: “eu tive um ataque de pânico”, quando, na realidade, ela não o experimentou.
Um ataque de pânico pode ser diagnosticado somente quando ocorrem pelo menos 4 dos 13 sintomas que caracterizam esse quadro psicopatológico.
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ≠ detalhismo ou ritualismo
O TOC é um transtorno que se caracteriza por uma grande ansiedade e por comportamentos compulsivos. A pessoa que sofre com ele não consegue impedir a si mesma de realizar determinados atos que repetem sem cessar.
Para combatê-los, a pessoa pode desenvolver rituais imbuídos em um pensamento mágico. Ela pode realizar esses comportamentos para inibir situações que acredita que podem acontecer se não desenvolver esses rituais. Além disso, pode apresentar comportamentos minuciosos e de extrema higiene por medo de doenças, contaminação, contágio, etc.
Ela tem pensamentos intrusivos e não consegue controlar quando estes surgem, além de ruminações mentais que tenta interromper com rituais ou comportamentos de higiene. Em suma, há toda uma rede de comportamentos e ideias que a desesperam, aumentam ainda mais a sua ansiedade e geram um profundo sofrimento e angústia.
No entanto, há quem acredite que quando uma pessoa apresenta comportamentos isolados de limpeza ou prolixidade extrema, ela tem um TOC ou é obsessiva. Isso ocorre porque, às vezes, os rituais que todos os seres humanos têm em alguns aspectos são confundidos com comportamentos ritualísticos característicos do transtorno.
Transtorno bipolar ≠ mudanças de humor
O transtorno bipolar é uma patologia séria. Pessoas que sofrem com ela experimentam alterações de humor incomuns. Em outras palavras, elas podem estar muito felizes, dinâmicas e ativas, mas de repente se sentem extremamente tristes e sem perspectiva; claramente depressivas. É uma condição cíclica em que a pessoa passa por esses estados repetidamente.
Pode haver momentos de humor normal entre um ciclo e outro. No entanto, nos casos mais graves, você entra e sai, de ciclo em ciclo. Os períodos de euforia são chamados de “maníacos”, e os de tristeza de “depressivos”.
- Nos períodos de euforia, há uma série de comportamentos próprios e característicos, como excitação e nervosismo, pensamentos rápidos sucessivos e simultâneos, tensão permanente, irritabilidade, insônia e gasto compulsivo de dinheiro.
- Por sua vez, nos períodos de tristeza, a pessoa apresenta angústia, mau humor, perda de interesse, relutância, desejo de dormir e de não sair da cama, insônia, lentidão, cansaço, falta de concentração e pensamentos suicidas.
Portanto, é necessário ter cuidado para não diagnosticar levianamente e sem qualquer aval científico qualquer pessoa como “bipolar” por uma simples mudança de humor.
Os seres humanos não são lineares. Estamos sujeitos a um ambiente em mudança ao qual devemos nos adaptar constantemente. Isso envolve mudanças de humor, algumas vezes graduais, e outras abruptas. Dito isso, uma pessoa não é “bipolar” apenas porque sofreu uma mudança abrupta de humor.
Conclusão
Apenas profissionais da área da saúde devem realizar os diagnósticos. Aqueles sem formação científica ou experiência devem se abster. Você não deve rotular comportamentos e categorizá-los como transtornos mentais.
Fonte: A Mente é Maravilhosa

segunda-feira, 22 de junho de 2020
Felicidade às vezes é somente observar, contemplar e agradecer... Uma linda semana a todos! ♥

domingo, 21 de junho de 2020
Um abençoado domingo meus queridos, com paz na alma e gratidão no coração! ♥

sábado, 20 de junho de 2020
Hoje acordei inspirada, aumenta o som... ♫ Por que se chamavam homens, também se chamavam sonhos. E sonhos não envelhecem... ♫
Também se chamava estrada
Viagem de ventania
Nem lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, aço, aço
Aço, aço, aço, aço, aço, aço
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases lacrimogênios
Ficam calmos, calmos
Calmos, calmos, calmos
Mais um dia
E basta contar consigo
Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção
E o coração na curva
De um rio, rio, rio, rio, rio
Mais um dia
Mais um dia
Entorna pelas ladeiras
Entope o meio-fio
Esquina mais de um milhão
Quero ver então a gente, gente
Gente, gente, gente, gente, gente

sexta-feira, 19 de junho de 2020
Astrologia... uma experiência divertida e enriquecedora!

quinta-feira, 18 de junho de 2020
"O amor é aquele lugar bom que a gente quer voltar todos os dias, uma vida inteira, se possível." (Bibiana Benites)
“Amor a gente não procura. É assim: você deixa a porta meio aberta, se distrai plantando girassóis e ele entra. Ele adora contrariar.”

Quando um problema surgir, que ele o derrube, mas que você se levante. Que ele o deixe em cinzas, mas que você ressurja como uma Fênix. Que ele o mergulhe nas mais profundas escuridões do seu ser, mas que você possa emergir disso, mais forte, mais capaz e mais belo.
A gente se fere com as situações por nossa ainda imatura forma de ver. Mas lembre-se sempre: nenhum problema serve para nos ferir e sim para nos fazer crescer.
Então, quando passar por uma situação difícil, acalme-se, respire fundo, mergulhe em si, encare-se, mude o que é preciso, desenvolva seus pontos frágeis e volte à superfície da vida.
Procure fazer essa análise interior todos os dias, fortalecendo a si mesmo e buscando melhorar, sem que a vida precise mandar estímulos tão fortes (problemas) para fortalecê-lo. Quando a gente não quer olhar para si a vida nos leva para dentro.
Não é só o Universo de fora que existe. O nosso emocional é um Universo particular. Se acreditamos que para além da terra o universo externo é infinito, é porque ainda não temos noção do tamanho do universo que habita em nós.
Somos deseducados emocionalmente. Ainda não exploramos todos os nossos potenciais, nossos talentos, não conhecemos direito os nossos sentimentos e, muitas vezes, mal sabemos dizer ou explicar o que sentimos.
Temos forças latentes em nós que precisam emergir. Porém, costumamos só usar essa força que temos quando a vida nos obriga. Todo mundo é forte, mas é no momento da dor que descobrimos isso.
Todos nós já passamos por momentos difíceis, por fortes desilusões, por situações que não esperávamos e que nos trouxeram muitas dores. Mas sempre, sempre tivemos capacidade para lidar com elas e sempre teremos.
Cada situação difícil é sempre a vida querendo nos apresentar a nossas próprias forças.
Claro que quando a dor chega a nossa primeira tendência é revidar, chorar, amaldiçoar a vida e querer encontrar culpados para a nossa situação. No entanto não adianta, quando algo acontece conosco é porque ali há uma lição que precisamos aprender.
Aprender com aquilo que nos causa dor não é fácil. É muito mais fácil se revoltar e fazer-se de vítima. Não que os outros possam não ter sua parcela de responsabilidade com o nosso sofrimento. Mas será que já nos perguntamos porque a vida permitiu que essas pessoas chegassem até nós?
Também não adianta se culpar pelo que passou. Ninguém é perfeito e é normal atrairmos situações muito difíceis para nós. O melhor então é assumir a responsabilidade de que aquilo nos era necessário, de alguma forma, e aprender com isso.
A revolta, o choro, a tristeza, podem ajudar a aliviar em um primeiro momento. Depois é necessário secar as lágrimas, levantar do chão, absorver as lições do momento, sorrir e seguir.
Às vezes, esse processo é demorado. Não importa o tempo, ele precisa ser feito. Faça tudo isso no seu tempo, mas faça!
Aquele que aprende a nadar nas profundezas do seu ser não tem mais medo de se afogar em meio aos desafios da vida!
Alexandro Gruber

segunda-feira, 15 de junho de 2020
Duas lives maravilhosas sobre Transtornos de Personalidade, com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e o psicólogo Alex Rocha...

Créditos
O que já foi FALADO em Ordem Alfabética
❝Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.❞ (Fernando Pessoa)
❝Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância eu estava no lugar correto e no momento preciso. E então, consegui relaxar. Hoje sei que isso tem nome… Autoestima. Quando me amei de verdade, percebi que a minha angústia e o meu sofrimento emocional não são mais que sinais de que estou agindo contra as minhas próprias verdades. Hoje sei que isso é… Autenticidade. Quando me amei de verdade, deixei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a perceber que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje sei que isso se chama… Maturidade. Quando me amei de verdade, compreendi por que é ofensivo forçar uma situação ou uma pessoa só para alcançar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa (talvez eu mesmo) não está preparada. Hoje sei que isso se chama… Respeito. Quando me amei de verdade, me libertei de tudo que não é saudável: pessoas e situações, tudo e qualquer coisa que me empurrasse para baixo. No início a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que isso se chama… Amor por si mesmo. Quando me amei de verdade, deixei de me preocupar por não ter tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os megaprojetos do futuro. Hoje faço o que acho correto, o que eu gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é… Simplicidade. Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos. Assim descobri a… Humildade. Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. E isso se chama… Plenitude. Quando me amei de verdade, compreendi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, é uma aliada valiosa. E isso é… Saber viver!❞ Charles Chaplin

❝A vida decepciona-o para você parar de viver com ilusões e ver a realidade. A vida destrói todo o supérfluo até que reste somente o importante. A vida não te deixa em paz, para que deixe de culpar-se e aceite tudo como “É”. A vida vai retirar o que você tem, até você parar de reclamar e começar agradecer. A vida envia pessoas conflitantes para te curar, pra você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você é por dentro. A vida permite que você caia de novo e de novo, até que você decida aprender a lição. A vida lhe tira do caminho e lhe apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e flua como um rio. A vida coloca seus inimigos na estrada, até que você pare de “reagir”. A vida te assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você perca o medo e recupere sua fé. A vida tira o seu amor verdadeiro, ele não concede ou permite, até que você pare de tentar comprá-lo. A vida lhe distancia das pessoas que você ama, até entender que não somos esse corpo, mas a alma que ele contém. A vida ri de você muitas e muitas vezes, até você parar de levar tudo tão a sério e rir de si mesmo. A vida quebra você em tantas partes quantas forem necessárias para a luz penetrar em ti. A vida confronta você com rebeldes, até que você pare de tentar controlar. A vida repete a mesma mensagem, se for preciso com gritos e tapas, até você finalmente ouvir. A vida envia raios e tempestades, para acordá-lo. A vida o humilha e por vezes o derrota de novo e de novo até que você decida deixar seu ego morrer. A vida lhe nega bens e grandeza até que pare de querer bens e grandeza e comece a servir. A vida corta suas asas e poda suas raízes, até que não precise de asas nem raízes, mas apenas desapareça nas formas e seu ser voe. A vida lhe nega milagres, até que entenda que tudo é um milagre. A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver. A vida te ridiculariza até você se tornar nada, ninguém, para então tornar-se tudo. A vida não te dá o que você quer, mas o que você precisa para evoluir. A vida te machuca e te atormenta até que você solte seus caprichos e birras e aprecie a respiração. A vida te esconde tesouros até que você aprenda a sair para a vida e buscá-los. A vida te nega Deus, até você vê-lo em todos e em tudo. A vida te acorda, te poda, te quebra, te desaponta… Mas creia, isso é para que seu melhor se manifeste… até que só o AMOR permaneça em ti. ❞ Bert Hellinger
♫ ❝Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe... Só levo a certeza de que muito pouco sei ou nada sei...❞ ♫ (Almir Sater / Renato Teixeira)

Vivendo e aprendendo sempre...
❝Nessa estrada quero achar gente doce, límpida, verdadeira e disposta. Quero topar com luz, desapego e paz.❞ Caio F. Abreu
O que faz você feliz?

❝O que faz você feliz? A lua, a praia, o mar, uma rua, passear. Um doce, uma dança, um beijo ou goiabada com queijo? Afinal, o que faz você feliz? Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde, arroz com feijão, matar a saudade. O aumento, a casa, o carro que você sempre quis. Ou são os sonhos que te fazem feliz? Dormir na rede, matar a sede, ler, ou viver um romance? O que faz você feliz? Um lápis, uma letra, uma conversa boa, um cafuné, café com leite, rir à toa. Um pássaro, um parque, um chafariz ou será um choro que te faz feliz? A pausa pra pensar… sentir o vento, esquecer o tempo. O céu, o sol, um som, a pessoa ou o lugar? Agora me diz... O que faz você feliz?❞ Arnaldo Antunes

❝A gente fica imaginando que a vida haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria... E ela não chega, porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora.❞ Rubem Alves

❝É um luxo poder desfrutar da nossa própria companhia, em momentos de solidão por opção. Conhecer o que nos faz bem, o que nos completa, o que nos basta. Encontrar respostas no silêncio ou recarregar as energias num banho morno, numa xícara de chá, numa leitura agradável, num filme cheio de significado. Às vezes as respostas que buscamos estão à nossa espera, mas ocupados que estamos com o burburinho do mundo, não damos chance delas virem à tona.❞ Fabíola Simões

❝Para o dia que chega eu abro as janelas da alma e do coração. É assim que a gente se inunda de vida: Deixando o sol iluminar tudo por dentro.❞ Erica Gaião

❝A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.❞ Eduardo Galeano
❝Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo.❞ Carlos Drummond de Andrade

❝Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método de lidar com a escuridão dos outros.❞ Carl Gustav Jung
❝Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.❞ Antoine de Saint-Exupéry

❝E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.❞ Nietzsche

❝Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.❞ Sigmund Freud

❝Os delírios verbais me terapeutam...❞ Manoel de Barros

❝Não existe o acaso, nem a coincidência. Nós, todos os dias, caminhamos para lugares e pessoas que nos esperam desde sempre.❞ Judite Dembech

❝Mas é preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de “abrir mão” – a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial.❞ Rubem Alves

❝Há que ter algum sonho correndo nas veias e um grão de loucura faiscando na alma...❞ Lya Luft

❝Abandone o mau hábito de querer agradar a todos. As coisas grandes, são para os grandes; as profundezas, para os profundos; as delicadezas, para os refinados; as raridades, para os raros.❞ Nietzsche

❝Existem pessoas raras, sentimentos nobres e almas puras... Ainda há sorrisos sinceros, abraços que curam, palavras que cicatrizam. Existe quem ama, sem falar em amor... Ah, existe sim!❞ Layde Lopes

❝Eu não tenho muitas respostas. O que eu tenho é fé. E uma vontade bonita, toda minha, de crescer.❞ Ana Jácomo

❝Não sei... Se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.❞ Cora Coralina

❝Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.❞ Rubem Alves
❝Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!❞ Machado de Assis

❝Fechei os olhos e pedi um favor ao vento... Leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração. [...] Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros... Mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.❞ Cora Coralina

❝Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.❞ Chico Xavier
Perseverança...
❝Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo, um ponto de partida para um novo avançar.❞ Cecília Meireles
Gratidão! ♥ ♥ ♥

❝Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir.❞ Ana Jácomo

❝É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante.❞ Nietzsche

♪♩ ❝Segura teu filho no colo, sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem-bala, parceiro e a gente é só passageiro prestes a partir...❞♪♩ Ana Vilela

❝Quero apenas cinco coisas... Primeiro é o amor sem fim. A segunda é ver o outono. A terceira é o grave inverno. Em quarto lugar o verão. A quinta coisa são teus olhos. Não quero dormir sem teus olhos. Não quero ser sem que me olhes. Abro mão da primavera para que continues me olhando.❞ Pablo Neruda

❝Se você não puder apreciar a sua própria companhia, quem mais vai apreciá-la?❞ Osho

❝A alma não tem segredo que o comportamento não revele.❞ Lao Tsé

❝Conhece-te. Aceita-te. Supera-te.❞ Santo Agostinho

❝Quantas vezes tentaram adivinhar o que sentíamos, e erraram. Julgaram nossas ações, e erraram. Tiveram certeza sobre nossos propósitos, erraram. O que somos de verdade e o que queremos de fato, só nós sabemos. Só nós. Sós.❞ Martha Medeiros

❝Esqueça essa história de querer entender tudo. Em vez disso, viva, em vez disso, divirta-se! Não analise, celebre!❞ Osho

❝Já sobrevivi a tantas tempestades, renasci de tantos abismos, me reencontrei tantas vezes e mesmo assim penso que não tenho tanta força, mas a verdade é que já superei tantas viagens, tenho acumulada tanta bagagem que recomeçar se tornou meu destino. E assim sigo, florescendo a cada minuto (renascendo de dentro para fora).❞ Vitor Ávila

❝Seja comum, seja simples, seja você quem for. Não há necessidade de ser importante, a única necessidade é de ser real. Ser real é existencial. Ser importante é viagem do ego.❞ Osho

❝Te ama quem: conhece tuas esquisitices. E ainda te olha com o coração.❞ Rita Maidana

❝Eu quando olho nos olhos, sei quando uma pessoa está por dentro, ou esta por fora. Quem está por fora, não segura um olhar que demora.❞ Paulo Leminski

❝E a gente faz. Refaz. Muda de ideia. Volta atrás. Recomeça. Insiste. Fica perdido. Se reencontra. Reinventa as coisas. Troca as bolas. Pede desculpa. Percebe que perdeu. Finge que aprendeu. Esquece a lição. Desacredita. Reduz sentimentos, depois acha que é tolice. Enfia a cara. Faz planos. Acorda dos sonhos. Percebe que há jeito. Se mete em encrenca. Jura nunca mais repetir a dose. Censura a experiência. Atira pedras. Promete melhorar. Alimenta esperanças. Consulta pessoas. Insulta o destino. Reprova a paciência. Lamenta as escolhas. Marca encontros. Chega atrasado. Reclama do destino. Esquece das promessas. Transpira desejos. Corre riscos. Supera traumas. Guarda vontades. A vida mal começa e a gente já fez tudo isso.❞ Ita Portugal

❝Não tenho como levar comigo todas as belezas do mundo... Mas eu presto atenção.❞ Fábio de Melo
❝Sem a música, a vida seria um erro.❞ Nietzsche

❝Música é vida interior. E quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão.❞ Artur da Távola
Gratidão pela sua companhia! ♥ Volte sempre!

Para você desejo...

❝Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente... Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, ao rumo da sua felicidade.❞ Autor desconhecido