Olá pessoal, continuando a falar da minha inesquecível viagem pela Itália, postarei sobre Firenze (Florença), Siena, Assis, Roma e o estado do Vaticano.
Capital da Toscana, Florença é também o berço do renascimento na Itália. A ex-colônia romana mais parece um museu a céu aberto, com abundantes marcas de gênios das artes, como Michelangelo, Donatello, Leonardo da Vinci e Boticcelli, além de Nicolau Maquiavel e Dante Alighieri no campo literário. Toda riqueza cultural da cidade, florescida a partir do século XV, pode ser conferida em palácios, museus, igrejas, galerias e até nas ruas e praças. A paisagem ganha retoque extra com as belezas do Rio Arno, das pontes e das colinas verdes ao fundo.
Duomo di Firenze (Gigantesca)
Casa de Dante Alighieri (escritor, político e poeta italiano, que escreveu A Divina Comédia)
Rio Arno
Davi - obra de Michelangelo
Rio Arno
Fonte Netuno na Piazza de la Signoria
Palácio Pitti - Palácio Real Renascentista, que abriga obras de mestres europeus e italianos.
Andando por aí... Hard Rock Café de Florença...
Seguimos para Siena...
Siena é mais uma das regiões que faz parte da Toscana. Fica 34 Km ao sul de Florença.
Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, e podem-se encontrar numerosas estátuas e obras de arte mostrando, tal como em Roma, os irmãos (Rômulo e Remo) amamentados pela loba. Foi um povoamento etrusco e depois colônia romana (Saena Julia) refundada pelo imperador Augusto. Era, contudo, uma pequena povoação, longe das rotas principais do Império. No século V, torna-se sede de uma diocese cristã.
Piazza del Campo - Siena
Hoje vamos conhecer um pouco mais de uma das praças mais bonita da Toscana, a Piazza del Campo emSiena. A Piazza del Campo é um dos mais importante ambientes urbanos medievais de toda a Itália. A história de Siena é profundamente ligada a história da Piazza del Campo, ou como dizem os seneses, “Il Campo”. Coração da cidade, aqui os seneses organizavam os espetáculos, jogos, torneios e principalmente a famosa corrida de cavalos, o Palio, que acontece ainda hoje duas vezes por ano.
Depois de passearmos bastante por Siena, seguimos para Assis, cidade famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas.
Diz a tradição que toda casa que tem uma santinha na frente não entra ladrão, que eles respeitam, agora se isso é realmente verdade, eu já não sei...
No jardim da igreja escrito paz (pax) em latim...
Que bela vista da Toscana, do alto da igreja...
Fica aqui as dicas para quem quiser conhecer essas cidades, vale muito a pena...
E a viagem continua, seguiremos para Roma... e o Estado do Vaticano...
Roma é a capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio.
No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.
O museu do Vaticano é fenomenal, cheio de obras de arte e monumentos famosos.
A Capela Sistina é maravilhosa. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
Piazza di Spagna, em português traduzido para Praça da Espanha, é um dos mais deslumbrantes locais da cidade de Roma.
Ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental.
A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália.
O Coliseu localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de albergar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Museu do Vaticano - belíssimo
O Museu do Vaticano constitui um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também sub-seções mais ou menos autônomas, os Museus do Vaticano supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.
Jardins do Museu
Museu do Vaticano, sem palavras...
Deusa da Fertilidade
Tela feita com micro mosaicos... Incrível!
A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre um área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.
Itália - um lugar inesquecível!
Fica aqui algumas dicas para quem quiser visitar essas cidades fascinantes... Arrivederci!