Com o Dr. Edward Bach, que estava à frente do seu tempo e compreensão de que os estados emocionais negativos levam à doença física, o impulsionando a ir além dos conhecimentos da época e a pesquisar uma forma de tratamento natural, sutil e ao mesmo tempo eficaz que ajudasse as pessoas na recuperação da saúde e da harmonia interior.
Ele conseguiu compreender como as plantas afetam seus pensamentos e sentimentos, e que para cada estado emocional existia uma flor, cuja essência possuía um padrão igual ou oposto, que proporcionava o equilíbrio. O seu sistema floral com 38 remédios tornou-se a obra da sua vida.
Os resultados obtidos com este sistema estimularam pesquisadores do mundo todo a desenvolver outros sistemas florais e hoje, a Terapia Floral é amplamente aceita e aplicada em mais de 70 países.
Para saber mais sobre as essências florais, hoje muito utilizadas para prevenir doenças, Thaís Cilento, terapeuta naturista, fala sobre este assunto.
As essências florais são muito poderosas quando se trata de prevenir doenças, atuam no estado emocional do indivíduo tratando os processos de ansiedade, medo, tristeza, trauma, stress, etc. Estados emocionais que geram problemas físicos como gastrite, azia, excesso de peso, dores de cabeça, etc. É certo dizer que são os pensamentos e atitudes que determinam a saúde física do indivíduo, devido à somatização de padrões cristalizados que perduram no indivíduo por muito tempo, até que chega ao estado físico de fato. É no estágio emocional pensamentos e atitudes que as essências florais são muito úteis, pois atuam dissolvendo o processo de desequilíbrio, antes de atacar o corpo físico. No processo de cura é de fundamental importância que o indivíduo queira realmente se curar e assuma isso para si próprio, a força de vontade é a ponte para a cura.
As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e consequentemente no campo físico, de modo que além da prevenção, podemos alcançar a cura definitiva de inúmeras doenças causadas por somatizações. A essência floral auxilia o indivíduo a trazer a consciência às atitudes que causam os problemas e nos ajudam a fazer a mudança necessária para a cura.
Os florais são recomendados a partir de 3 anos de idade, por conter álcool como veículo conservante. Quando o composto floral é manipulado sem álcool, pode ser ministrado desde o primeiro dia de vida.
Os florais não têm contra indicação, pois atuam sobre as emoções em desequilíbrio, por efeito físico e não químico. Seguindo corretamente o modo de uso contido no rótulo do produto, a pessoa submetida ao tratamento floral irá ingerir apenas uma única gota de álcool por dia. Muitos xaropes para tosse contêm uma quantidade de álcool maior que esta. Para pessoas que tem restrição absoluta a álcool, sugerimos consultar o médico antes de utilizar os compostos pré-manipulados da Bio Florais.
Lembramos que o modo de uso é: 4 gotas, 3 vezes ao dia, por no mínimo um mês. O tempo de tratamento ideal é de 3 meses. O modo de uso deve ser respeitado, caso contrário, o floral não fará o efeito desejado, como qualquer outro medicamento tanto alopático ou homeopático.
Os florais atuam de forma suave e fortalecedora no campo emocional, dissolvendo padrões mentais negativos que geram as doenças, podemos então dizer que a terapia floral é muito eficiente tratando-se de prevenção. Quanto à cura de doenças graves, temos que tomar muito cuidado, pois pessoas muito doentes não podem, de forma alguma, abandonar os tratamentos convencionais para utilizar os florais. Os florais atuam e curam doenças psicossomáticas que ainda estão em níveis menos densos. Não podemos especificar doenças que são curadas com florais, pois cada ser é único e responde de forma muito particular, tanto á doença em si, quanto ao tratamento dela. Sugerimos a terapia floral como complementar à qualquer doença, pois os florais curam a alma.
- Momento Parar de Fumar: favorece o abandono do velho hábito e o autodomínio;
- Fase da Menopausa: visando o autoconhecimento para uma melhor postura perante uma fase especial da vida, a fase da Menopausa;
- Liderança: visando o desenvolvimento das capacidades naturais de Liderança;
- Sensação de Medo: promove o autocontrole em situações de medo, terror, pânico;
- Momento TPM: promove a harmonização atendendo as necessidades femininas;
- Reequilíbrio Alimentar visando a Redução de Peso: indicada para a fase que buscamos o reequilíbrio do descontrole alimentar;
- Reequilíbrio dos Chakras: promove o reequilíbrio dos centros energéticos existentes em nosso corpo, os Chakras;
- Rescue – S.O.S: composto de emergência. Um primeiro socorro para momentos difíceis;
- Sensação de Ansiedade: para aqueles que se sentem tensos, nervosos, temerosos e ansiosos;
- Sensação de Baixa Autoestima: auxilia na recuperação da autoconfiança, autoestima e amor próprio;
- Sensação de Falta de Memória: dinamiza as energias sensoriais e intelectuais;
- Sensação de Insegurança: atua nas sensações de insegurança;
- Sensação de Pânico: alivia angustias e sensação de morte eminente;
- Sensação de Perfeccionismo: dinamiza posturas menos críticas perante a vida;
- Sono: alivia as sensações de preocupação, medo e insegurança que prejudicam a chegada do sono;
- Sensação de Tensão e Stress: atua de forma revitalizadora em momentos de grande stress psíquico e físico;
- Sensação de Tristeza e Estado Depressivo: indicado para aqueles que se sentem tristes, desesperados, melancólicos, tensos.
Fonte: Livro “Terapia Floral, o livro da saúde natural”, editado pela Bio Florais de Thaís Cilento. Traz a história dos florais, a natureza psíquica da doença, um catálogo das essências florais, como essas essências atuam no organismo e ainda ensina como escolher o composto floral adequado, entre outros assuntos interessantes.
Para cada doença da alma, o benefício de uma flor.
Os florais podem ser encontrados nas farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais. O mais indicado é procurar um terapeuta floral. Vale ressaltar que a Terapia Floral não substitui o tratamento médico e é de grande importância que os interessados, saibam essencialmente o que é terapia floral, antes de aceitar ou negar esta forma holística de tratamento.