Olá pessoal! Como eu havia prometido, postarei algumas fotos de Ihéus, Itacaré e Morro de São Paulo... praias lindas e paradisíacas.
Saindo de São Paulo (Congonhas), chegamos em Ilhéus e nos hospedamos no Cana Brava Resort, (bem sugestivo por sinal esse nome...rs). Era tudo All Inclusive, então imagine o estrago... rs Acabei ganhando uns quilinhos a mais! Pena que tudo que é bom dura pouco...
Algumas fotos do Resort em que ficamos:
Muitas crianças e monitores para o Lucas brincar e se divertir o dia inteiro...
Depois do almoço... dá uma leseira! rs
Vista aérea do Resort
Ilhéus
A cidade de Ilhéus é considerada a capital do cacau, por ser a primeira cidade a produzir o cacau no mundo. Ficou muito conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, autor de Gabriela Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. Uma cidade cheia de história e cultura. Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século XX. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.
O Bar Vesúvio, famoso bar que inspirou Jorge Amado em seus livros.
Fundado em 1910, tem este nome porque foi criado por dois italianos, Nicolau Caprichio e Vicente Queverini, depois vendido para um português casado com uma linda mulata de nome Felipa, de fartas ancas.
Passando por mais três proprietários até que em 1945, foi comprado por Nacib e virou a casa da Gabriela.
Igreja de São Sebastião
Considerada uma das mais bonitas igrejas do estado, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.
Casa de Cultura Jorge Amado
Através de sua obra conhecida no mundo inteiro, o escritor Jorge Amado divulgou e imortalizou as belezas e as histórias de Ilhéus. Para agradecer ao “filho adotivo” (Amado nasceu na vizinha Itabuna), a cidade prestou-lhe uma homenagem à altura de seu talento, transformando sua antiga residência, na Casa de Cultura Jorge Amado.
Construída na década de 20 por seu pai, João Amado de Farias, o imóvel abriga um interessante acervo do escritor, possuindo uma linda pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso ricamente trabalhado em madeiras nobres da região.
Construída na década de 20 por seu pai, João Amado de Farias, o imóvel abriga um interessante acervo do escritor, possuindo uma linda pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso ricamente trabalhado em madeiras nobres da região.
Casa de Cultura Jorge Amado
Da janela da casa de Jorge Amado, essa linda vista da Igreja e o centro histórico
Igreja São Jorge dos Ilhéus, singela por fora e riquíssima por dentro.
Com uma arquitetura primitiva de encantadora beleza, a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus é a mais antiga da cidade, erguida em 1556. Além da imagem de São Jorge e do imenso painel que conta a história de Ilhéus, abriga o Museu de Arte Sacra, fundado em 1970. No acervo, valiosas imagens barrocas, alfaias – objetos para cultos - e documentos sacros.
Palacete do Coronel Misael Tavares
Essa casa verde, é de Tonico Pessoa, proprietário do cartório e filho do Coronel Antônio Pessoa, que inspirou a criação do personagem Tonico Bastos, de Jorge Amado.
O famoso Bataclan
Os coronéis do cacau iam ao Bataclan em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau. Entrou em decadência com a proibição do jogo no país. Reaberto em 2004 como Centro Cultural, o Bataclan, manteve a fachada e preservou os cenários do velho cabaré. Os espaços foram ocupados com restaurante, choperia, cybercafé, charutaria e salões para exposições, saraus e eventos culturais.
Dentro do Bataclan...