Filhos de Istambul
Esse filme é bom, mas prefiro falar pouco dele para não dar spoiler, senão vai perder totalmente a graça. Nas ruas de Istambul, Mehmet (Çagatay Ulusoy), um catador de papel, decide ajudar um garoto chamado Ali (vivido por Emir Ali Dogrul), e acaba tendo que confrontar com os traumas da própria infância. Abandono, maus tratos, família desestruturada, vida precária e saúde mental são contextos retratados muito bem nesse drama comovente. E, no fim, o filme faz uma triste revelação, com uma reviravolta, que traz à tona questões sociais e psíquicas, como a fragilidade das crianças criadas nas ruas, as drogas para fugir da realidade, as doenças mentais e físicas decorrentes dessa problemática e a carência do amor materno em sua vida. Vale muito a pena assistir, cenas impactantes e Çagatay Ulusoy está impecável na sua atuação.
Era Uma Vez Um Sonho
Baseado numa história real, e concorrendo ao Oscar de 2021, esse filme conta a história de J.D. (Owen Asztalos como adolescente e Gabriel Basso, já adulto), que foi criado pela avó (Glenn Close) e tem uma relação conturbada com a mãe (Amy Adams). Muitos anos se passam, e ele deixa a cidade natal para atuar como fuzileiro naval e estudar Direito. Quando está prestes a conseguir o emprego dos seus sonhos, se vê obrigado a voltar para a cidade onde nasceu, para tentar controlar mais uma crise familiar. Com as memórias marcantes da avó que o criou, J.D. embarca em uma jornada de autoconhecimento e aceitação das influências de suas origens em sua vida. Um filme que retrata os conflitos familiares, mostrando a realidade de uma família que tem que lidar com a dependência química e os dilemas da vida adulta. Um belo drama.
As Vantagens de Ser Invisível
Charlie é um jovem solitário que já passou por traumas em sua vida. Ele convive com o suicídio recente de um amigo e as lembranças da morte da tia em um acidente. Começando o ensino médio, ele tem dificuldades em encontrar novos amigos, ainda mais que todas as panelinhas do colégio já estão formadas. Seu professor de literatura Bill, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. Em busca do amor e da aceitação, eles se unem em uma amizade verdadeira. Ele descobre a felicidade, mas em alguns momentos ainda sente aquele vazio, que o persegue. Infelizmente, não vou explicar o porquê. Seria muito inconveniente dar spoiler aqui, então prestem atenção no filme, porque ele foi bem sutil na sua revelação, mas acredito que todos entenderão. Trilha sonora maravilhosa e um belo filme para refletirmos. Apesar de ser uma história para adolescentes, o filme superou as minhas expectativas e tem uma parte que eu achei incrível, que foi a hora que Charlie conversa com o seu professor de Literatura, (pois a sua irmã estava num relacionamento abusivo):
Charlie - Por que as pessoas boas, sempre escolhem as pessoas erradas para namorar?
Bill - Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
Charlie - E nós podemos mostrar para essas pessoas que elas merecem mais?
Bill - Nós podemos tentar.
Boa noitinha a todos! ♥
Por favor, respeite os direitos autorais. Plágio é crime!