
O stalking é um termo usado para se referir ao ato de perseguir alguém na internet é por meio de invasão de contas nas redes sociais, de ligações, envio de SMS que o chamado cyberstalking ocorre. O constrangimento e a perseguição também podem aparecer de outras maneiras: em locais públicos, em casa, e, por exemplo, na divulgação de boatos ou importunações que podem ser causadas por paixão doentia, violência doméstica e ódio à vítima.
Segundo a SaferNet, organização não governamental que se dedica à defesa dos direitos humanos na internet, muitas vezes a pessoa que está sendo vítima de ciberstalking, parece ter dificuldade de inicialmente reconhecer esse risco.
Porém, a partir do momento em que esses comportamentos se tornam persistentes e perigosos, é possível identificar o ciclo de violência que começa a ser estabelecido. “Em algumas situações, essa violação se inicia de forma sutil, quando o/a stalker começa a postar coisas em sua linha do tempo ou até mesmo em outros sites, sempre buscando estabelecer um vínculo de maior proximidade. Algumas vezes, ele/ela adiciona ou entra em contato com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho do seu alvo, com o intuito de ter informações sobre tudo o que a pessoa faz”, alerta a organização.
Ainda segundo a SaferNet alguns cuidados podem ajudar a evitar o problema:
Faça boas escolhas online. Evite divulgar dados como endereço, local de trabalho/estudo ou telefone em redes sociais, sempre configurando o perfil para que apenas pessoas próximas tenham acesso às suas informações.
Tenha cuidado com quem você se relaciona e mantém conversas online, nunca podemos ter certeza de quem está do outro lado da tela.
Caso esteja sendo vítima de stalking, grave todas as possíveis provas, particularmente aquelas que são explicitamente abusivas ou ameaçadoras, pois elas podem servir de evidências para ser registrado um boletim de ocorrência nos órgãos competentes.
Não interaja com a pessoa que perseguir ou assediar, pois isso pode reforçar o comportamento dela para continuar tendo alguma forma de contato com você.
Bloqueie o contato do stalker em suas redes sociais e denuncie no próprio serviço.
Os infratores podem pegar de seis meses a dois anos de reclusão em regime fechado e multa.
É um tipo de abuso, é o ato de fazer um contato repetitivo ou inapropriado com você que você não deseja e que não corresponde.
- Perseguições podem se dar pessoalmente, com alguém seguindo ou espiando você, ou abordando-o na sua casa ou no trabalho.
- Os listados a seguir podem ser sinais de perseguição: receber presentes, cartas ou e-mails indesejados, ser seguido, receber ligações repetitivas ou indesejadas.
- A perseguição pode se dar online, na forma de cyberstalking ou cyberbullying (respectivamente, perseguição e bullying virtuais). Pode ser difícil processar por esse tipo de contato, mas você pode evitá-lo mais facilmente mudando suas configurações de privacidade online ou o endereço de e-mail.
- Qualquer tipo de perseguição virtual que se transforma em perseguição na vida real, deve ser levada bastante a sério e denunciada imediatamente.
- Alguns são mais perigosos que outros, e saber qual é o seu pode ajudá-lo a notificar a polícia apropriadamente e a se defender, se necessário.
- A maioria dos perseguidores são conhecidos como "perseguidores simples". São pessoas que você conhece e com as quais pode ter tido um relacionamento romântico ou uma amizade no passado. O relacionamento acabou para você, mas para a outra pessoa não.
- Perseguidores com uma obsessão amorosa são aqueles que você nunca conheceu (ou que viu uma vez por aí) que se colam em você e acham que estão num relacionamento. Pessoas que perseguem celebridades entram nesta categoria.
- Stalkers com uma fantasia psicótica de que têm um relacionamento com suas vítimas, muitas vezes, passam de atenção indesejada para ameaças ou intimidação. Quando isso não funciona, resultam à violência.
- Às vezes, o agressor em um relacionamento ou casamento abusivo se torna o perseguidor, seguindo seu ex e o observando de longe e, então, se aproximando e, eventualmente, repetindo ou piorando os ataques violentos. Este pode ser um dos tipos mais perigosos de stalkers.
- Se estiver sendo perseguido(a) online, decida se é possível que o stalker tenha alguma informação acerca do seu paradeiro na vida real. Certifique-se de manter-se seguro online e nunca revele seu endereço ou mesmo sua cidade natal em páginas públicas.
- Você deve confiar em seus instintos, ter consciência do histórico de comportamento da pessoa (se o souber) e ser realista em relação ao perigo que está correndo.
- Se sentir de verdade que você ou sua família estão em perigo, procure ajuda da polícia ou da delegacia locais ou com alguma organização de apoio a vítimas.
- Se achar que o perigo é iminente, disque 190 imediatamente.
- Eles, muitas vezes, acham que estão em um relacionamento com suas vítimas, e qualquer contato da parte delas faz com que acreditem ter recebido uma validação de tal "relacionamento", que não existe.
- Evite sinais ou mensagens não intencionais. Às vezes, vítimas de perseguição gritam ou falam com os agressores, mas mesmo uma óbvia grosseria pode ser mal interpretada por um stalker (que, frequentemente, tem distúrbios mentais), percebida como uma demonstração de afeto ou interesse.
- Não compartilhe o endereço do trabalho ou de casa na Internet ou em qualquer rede social. Isso pode dar a oportunidade ao stalker de encontrá-lo pessoalmente.
Seja observador o tempo todo. Infelizmente, uma das melhores estratégias a se usar quando se lida com stalkers, é ser um pouco paranoico e não abaixar a guarda. Se você for um pouco paranoico, provavelmente, perceberá melhor os sinais sutis de contato inapropriado ou de piora de comportamento.
Perseguidores podem ficar violentos bem rápido. Se começar a ver sinais ou mesmo se tiver uma sensação geral de que as coisas vão piorar, notifique as autoridades e peça ajuda. Alguns sinais de possível piora são:
- Aumento da frequência de contato ou de tentativa de contato.
- Aumento da gravidade das ameaças.
- Aumento da demonstração de emoções ou de palavras fortes.
- Encontros fisicamente próximos.
- Aumento do contato com amigos ou parentes.
Hoje no Brasil, o Stalker é crime, então denuncie!
Ter um stalker pode ser uma situação desconfortável ou assustadora, dependendo da gravidade da perseguição. Essa ação frequentemente evolui para outros tipos de crimes violentos, então, se achar que está sendo perseguido(a), você deve se distanciar dessa pessoa e proteger a si mesmo e sua família.
Os infratores podem pegar de seis meses a dois anos de reclusão em regime fechado e multa.
Minhas Considerações: Dessa forma, se você está sendo alvo de uma fixação não saudável, pode ser preciso buscar algum tipo de ajuda e proteção para se blindar contra as ações do stalker. A palavra é tenha paciência, mas jamais aceite essa situação! Infelizmente, há muita gente sem noção por aí, e que não aceita o término de um namoro ou de um casamento, ou de uma amizade, então todo cuidado é pouco! Ser educado com alguém é uma coisa, estar receptivo para um relacionamento, é completamente outra coisa, mas algumas pessoas tendem a distorcer a realidade, por alguma carência afetiva, baixa autoestima ou transtorno de personalidade mesmo, (como por exemplo... dependente, borderline, narcisista, etc), e isso pode gerar em muitos conflitos.
Então se precisar, denuncie em casos de perseguição, e-mails, mensagens e telefonemas insistentes. Intimidações e comportamentos inapropriados. É aquela velha frase: muitos precisam fazer terapia, para lidar com aquelas pessoas que deveriam fazer terapia, mas não fazem terapia.
Eu já recebi uns e-mails muito inoportunos. É por esse motivo, que não coloco mais o meu WhatsApp para contato nas redes sociais. Foram tantas ligações sem sentido e gente me importunando dia e noite com bobagens, que de alguns anos para cá, tive que tirar os meus contatos das redes sociais. Ultimamente, só ficou o e-mail, mas também já estou quase me arrependendo. É lamentável chegarmos a esse ponto. Por isso, o meu conselho é denuncie sempre que achar necessário! Cuidado com perfis falsos e estranhos querendo se aproximar nas suas redes e nas redes sociais de seus familiares.
Que essas pessoas caiam em si e entendam que tudo que elas fazem para os outros, o Universo retribui como um bumerangue. O que vai, sempre volta! A vida é um eco.
Encerro com essa frase para reflexão...
“Há quatro palavras importantes na vida: Amor, Honestidade, Verdade e Respeito. Sem isso, você não tem nada.” (Richard Bach)