Olá meus amores, boa tarde! Tudo bem com vocês? Espero que todos tenham descansado e aproveitado bastante o feriado prolongado. 😉
Recebi esse e-mail e quero compartilhar com vocês, só algumas partes, é claro: “Olá Cristiane, sou uma mulher e tenho atração por outras mulheres, atualmente sou uma homossexual assumida, mas no passado, já fui bissexual, e os meus relacionamentos são bem complicados, porque eu me desinteresso facilmente das pessoas. Meus relacionamentos duram em média de 1 a 2 anos no máximo! Depois me canso, acabo terminando, mas a sensação nunca é boa, fica sempre um vazio dentro de mim, depois de algumas semanas, me arrependo do que fiz, só que aí já é tarde demais… O que pode estar acontecendo comigo?”
Será que esse também é o seu caso de terminar um relacionamento e depois se arrepender? Alguns ciclos se repetindo na sua vida? Vamos lá… Vou responder tudo aqui, algumas situações ficarão nas entrelinhas, mas a pessoa que me escreveu entenderá perfeitamente… ❣️ Eu sempre gosto de preservar as pessoas…
Olá minha queridinha, não importa em nada a sua orientação sexual aqui, estamos falando de relacionamento, e se relacionar consigo mesmo já é bem difícil, imagine se relacionar com outra pessoa, com gostos, ideais, valores, princípios, experiências, vivências, pontos de vistas, aptidões, sentimentos e emoções que nem sempre serão iguais aos nossos! São tantas coisas em jogo, dentro de qualquer relacionamento, mas vamos lá… 😊
Muitas pessoas infelizmente, só gostam do inacessível, sim… Gostam de conquistar, se apaixonar, curtir um pouco a relação, mas quando o relacionamento vai ficando mais profundo, muitos fogem, perdem o interesse, e isso pode ser até inconscientemente, haverá de se fazer uma autoanálise sincera, uma terapia nesses casos poderia te ajudar. Pode ser medo do sofrimento, traumas do passado, medo de se entregar e depois se machucar, ou muitas outras situações envolvidas, até uma autossabotagem, insegurança ou não se sentir merecedora ou digna de um grande amor… Ou se sentir menos perante a outra pessoa… etc. Nossa, as causas podem ser inúmeras. Estudos já comprovaram que a paixão, dura em torno de 2 anos, e só a partir dessa fase que realmente pode ser construído um amor… com bases sólidas para ir para frente, mas é claro que cada caso é um caso, e eu não gosto de generalizar. Se durou um mês ou 2 anos, isso não importa. Cada um sabe o que viveu e o que sentiu. Só estou falando de um estudo que comprova que depois de 2 anos que o amor vai sendo construído com estrutura suficiente para que nada o derrube, se por ventura, um “tornado emocional” surgir, pois já tem uma sustentação sólida para aguentar qualquer “abalo emocional” e tudo pode ser resolvido de uma forma equilibrada e dinâmica. Há alicerces emocionais para isso, não são mais “castelos” que foram construídos na areia, e que qualquer vento pode levar… Será que você me entende?
É que na maioria das vezes, as pessoas na fase da paixão, não se apaixonam pela realidade e sim pelas suas próprias idealizações, projeções, expectativas e ilusões… o que é muito natural, e quando descobrem que não era “aquilo tudo que imaginavam”, desistem, é mais fácil desistir do que enfrentar a realidade, olhar para as próprias sombras, querer construir algo sólido com alguém real… e não aquilo que você criou na sua mente… sim, não é uma tarefa fácil! Entender que quanto mais você se amar e se conhecer profundamente, mais chances você terá de amar o outro como ele verdadeiramente é, e aqui não estou falando de aceitar tudo que o outro faz com você, estou dizendo que quem se ama e se respeita, aprende a amar e a respeitar o outro com maturidade emocional e sabe oferecer amor em troca também com mais dedicação e responsabilidade. Jogos emocionais, egoísmo e falta de empatia ou reciprocidade, não permitem que o relacionamento avance para um amor de verdade. No amor, você já saiu das suas expectativas, projeções e idealizações, parou de construir “castelos na areia”, você conhece bem a pessoa ao seu lado, e tem estrutura para enfrentar qualquer conflito interno ou externo que surgir, e mesmo assim você escolheu estar com essa pessoa para o que der e vier. O tempo da paixão já passou. Você a enxerga mais profundamente e sabe perfeitamente seus defeitos, limitações e qualidades. E mesmo assim, escolheu enfrentar a vida com ela. Vocês já começaram a criar um vínculo maior, sem tantos enganos. Porém, o que anda acontecendo com algumas pessoas, é que elas querem ser o que não são, usam máscaras, pelo medo da rejeição ou tem medo de sofrer, ou de se entregar e mergulhar em uma relação. E muitas não chegam nessa fase. Algumas fogem de relacionamentos sérios, por N motivos.
Muitos andam confusos, indecisos e sem saber qual caminho seguir e enquanto não resolverem isso, internamente, nada vai mudar. Tudo vai se repetir. Não importa quem conheçam ou com quem estejam, sabe porquê? Por que o problema nunca é o outro, saiam dessas ilusões! O problema é sempre você, meu bem! Você com você! Ou seja, você que não enxerga os seus próprios conflitos internos, também será incapaz de entender o outro, por isso desiste tão facilmente, acabou a fase da paixão, acabou também o relacionamento. Somos espelhos, o outro reflete somente o que há dentro de você, para você olhar com mais atenção para as suas sombras, mazelas, conflitos internos, o que acontece lá dentro. E se o outro entrou na sua vida, não foi por mera coincidência. Você deixou ele entrar, vocês se atraíram de alguma forma para resolverem, ajustarem, se curarem ou aprenderem algo juntos. Simples assim!
Quando você entender todos esses processos, tudo começará a fluir melhor. Muitos insights virão e você entenderá tudo com mais clareza e leveza. Olhar para as próprias emoções é fundamental. Espero que você consiga ter essa virada de chave na sua vida e tomada de consciência. Porque algumas pessoas adoram fazer o caminho inverso, culpar o outro, se vitimizar porque não deu certo, ou esquivar-se da própria responsabilidade! Não é assim que funciona a vida! Esse confronto consigo mesmo é importante para você entender que tudo o que o outro faz com você, você que atraiu, por não estar bem emocionalmente. A partir disso, você pode pensar diferente, agir diferente, mudar alguns conceitos e atrair novas pessoas para a sua vida, pois tudo vai ressoar conforme seus pensamentos, suas emoções e sentimentos. Não tente entender as pessoas que chegam ou saem da sua vida, tente entender o porquê e como você atraiu essas pessoas para a sua vida. Se tudo é uma questão de ressonância, todos os relacionamentos que chegam, chegam para ensinar ou revelar algo sobre você. Aprenda com eles. E seja grato por esses “professores” em sua vida.
Faça uma autoanálise de todas as suas relações e experiências em todos os âmbitos, e você poderá tirar disso tudo, valiosas lições e aprendizados. Essa introspecção é necessária.
Faça as seguintes perguntas: quais são os meus medos quando estou com alguém?
O que te impede de conhecer alguém legal e construir um relacionamento duradouro juntos?
E não queira me falar que ninguém quer nada com nada, porque a grande maioria das pessoas, estão buscando relacionamento sério! Mas há muitas crenças limitantes, bloqueios e barreiras internas (muros imaginários), impedindo que algo bom chegue, você também pode estar impedindo todo esse processo, por não se sentir segura e merecedora o bastante. Enquanto essas questões internas não forem resolvidas, tudo se torna mais difícil. Muitas vezes são os próprios medos inconscientes que colocam tudo a perder. Por um outro lado, toda escolha, exige um comprometimento, uma responsabilidade afetiva e maturidade. E às vezes não se entregar, ou oferecer menos do que poderia numa relação, é também uma forma de se sentir no controle da situação. Já parou para pensar nisso?Sabe quando você quer muito alguma coisa, mas tem algo lá dentro de você que te impede? Que te trava de alguma forma? Isso é um autocontrole, é como andar de carro e ter medo de acelerar, estar sempre freando o carro, e a longo prazo, pode ser muito prejudicial, porque no fundo há uma insegurança ou um medo de sofrer ou de se entregar ou de ser feliz. São bloqueios internos e é claro, que isso é inconsciente. E esses “e se” que você fica repetindo sem parar, só estão minando a sua felicidade. Tome cuidado com isso, negar, resistir, reprimir, não fazem bem para a sua saúde. Uma hora você pode ficar gravemente doente. Uma reflexão sincera sobre isso, é necessária e uma dose de coragem também, para você ir em busca do que realmente quer.
Será que você consegue encarar essas situações com comprometimento, mais leveza e verdade? Já tem uma música que dizia: “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira…” Encare de frente suas resistências.
Nossa, outro dia tocou essa música da Zélia Ducan na rádio e fiquei refletindo sobre ela, porque eu nunca tinha analisado por esse ângulo: 🎵🎶 “Me diga como você pode viver indo embora sem se despedaçar? Por favor me diga agora. Ou será que você nem quer perceber, talvez você seja feliz sem saber?” 🎶🎵
Será que esse é o seu caso? Ser completamente livre e não se apegar a ninguém? Se for isso, assuma-se com verdade e coragem. É tão simples dizer para as pessoas que com você será diferente, que você prefere relacionamento aberto e que não quer nada sério com ninguém no momento. Pronto! Quem estiver disposto a viver dessa maneira com você, pode escolher: se aceita isso ou não. Dessa maneira você não engana ninguém e vive com a sua consciência tranquila. Quem quiser embarcar nessa com você, já sabe que será só casual. Simples assim! Enfrente-se! Há pessoas que nasceram para serem completamente livres e sem compromisso. Contanto que sejam verdadeiras com a outra pessoa, não há nenhum problema nisso.
E espero que você saia desses pensamentos castradores e limitantes como: “minha mãe espera isso de mim”, “meu pai espera isso de mim”, porque a sua vida é completamente diferente das pessoas que você ama; cada caminho é único, e nem sempre o que é melhor para eles, será o melhor para você.
Muita gente tem receio de ingressar numa terapia, com medo dos julgamentos. Entenda, um bom psicólogo, que exerce sua ética profissional, jamais irá julgá-lo. Ele estará lá para acolhê-lo em todas as situações, te deixando bem livre para ouvir tudo o que você quiser falar, e te apoiando a enxergar o que faz você agir de um jeito e não de outro; te conduzindo sempre pela mão a você refletir sobre suas questões, anseios, conflitos, dilemas, atitudes e consequências. Esse é o papel de um psicólogo.
E se não for nada disso, você quer realmente alguém do seu lado, para dividir e somar, fica algumas perguntas aqui:
Você tem medo do quê? Sofrer? Meu amor, você vai sofrer de qualquer jeito, com alguém ou sozinha; pare de se enganar ou de se controlar, ou de se torturar por coisas que você cria na sua mente, e se permita viver e ser feliz! Estamos numa 3D, a vida será cheia de altos e baixos, acostume-se! 😉 Procure entender o que se passa aí dentro de você, porque quando descobrir, tudo ficará mais leve, se você estiver disposta a agir conforme às suas verdades! Tem gente que só se apaixona pelo difícil, inalcançável, inacessível e quando têm nas mãos, não querem mais, desvalorizam, menosprezam, perdem o interesse, desistem… jogam pro alto! Pense a respeito e se esse for o seu caso, reflita, mude ou busque uma terapia. Muito dessas questões são inconscientes e será necessário chegar ao cerne da questão, ir fundo nessas emoções que podem estar aí te bloqueando de alguma forma, coisas que precisam ser resolvidas, porque elas revelam como você foi moldada nas suas experiências, história de vida ou traumas de infância ou do seu passado. Torço muito para que você saia desse ciclo repetitivo, que trazem muitos sofrimentos e frustrações.
Espero ter ajudado de alguma forma. Olhe-se com amorosidade, sem culpas, mas tenha consciência daquilo que te impede de ser feliz. Ok? 🫶🏻 Lembrando sempre que isso não é terapia, só uma conversa informal, para te dar mais clareza e um autoconhecimento dos seus processos internos e psíquicos.
A minha última pergunta é: Por que tanta racionalidade, autocontrole e autossabotagem assim? Pense nisso!
E qualquer que seja a sua decisão, que seja a mais honesta consigo mesma e com os outros.
Infelizmente, virou um textão, foi inevitável. 🥰
Minha linda, bjs no seu coração! Gratidão pela sua confiança! Te desejo toda a felicidade que você merece, paz na sua alma, caminhos abertos e muitos sonhos realizados! 💓😘
Quem quiser compartilhar, por favor, que respeite os créditos autorais.
Um dia doce e maravilhoso para todos! ❣️😘