Aquele pingado que pedimos na padaria e o cafezinho no café-da-manhã e no almoço estão com seus dias contados. Um novo adversário, cheio de classe, veio para ficar: o café gourmet.
O consumo de café no Brasil está crescendo vertiginosamente: a média por habitante está ultrapassando os cinco quilos por ano, dados comparados com o de outros países que são grandes consumidores da bebida, como a Alemanha e a Itália.
E todo esse fôlego está formando consumidores ávidos por cafés de alta qualidade, bem como pessoas que procuram entender cada vez mais sobre o café, tratando sua degustação e particularidades como uma arte, como é o caso do vinho.
Mas você sabia que já existe uma profissão exclusiva de entendedores de café? São os baristas. Profissionais do café, os baristas são mais do que simples atendentes de café. São uma mistura de ciência com arte.
Um barista é especializado em preparar e servir todos os tipos de café. Sua grande experiência garante que a bebida terá um sabor único e soberbo. Esses profissionais têm profundo conhecimento sobre a história do café e todos os seus processos de criação. Baristas sabem tudo sobre o plantio, amadurecimento, colheita, torra e moagem de diversos tipos de café, cada um com características diferentes.
Todo esse conhecimento permite que o barista consiga criar combinações e sabores com diferentes tipos de café, chamados de blends. Eles ainda são mestres em identificar nuances e sabores no paladar de um café, características que passam batidas pela esmagadora maioria da população.
Os baristas podem auxiliar empresas em diversos aspectos, desde a melhor forma de torrar o café até a criação de novos produtos. Contudo, um dos aspectos mais legais de ser um barista é conseguir criar arte com o café. Verdadeiros artistas, os baristas conseguem fazer desenhos fantásticos em questão de segundos. Existem até competições internacionais de melhor desenho no café!
Fonte: Revista Mobly
Que tal um cafezinho agora?