O Reiki atua nos níveis físico, emocional, mental e espiritual, podendo ser aplicado através das mãos em si mesmo, em outra pessoa, em animais, plantas etc., propiciando bem-estar, harmonia, cura, equilíbrio.
É um sistema de autoajuda perfeito, que se ajusta àquele que o usa e não requer intermediários, independentemente de você ser um iniciante no mundo espiritual, um intelectual calejado, um estudante de Yoga que enfatiza o corpo, uma dona de casa ou um devoto.
Ele nos coloca de novo em contato com a energia vital há muito esquecida, mas que tudo permeia e nos ensina como amar a nós mesmos novamente. Ajuda-nos a cruzar o vão aberto pelo homem, entre nossos semelhantes humanos e a natureza, para que assim possamos viver em harmonia.
Para alguns o REIKI é uma das muitas formas de atividades fisicas; para outros, é uma arte de cura alternativa da Nova Era, e para outros ainda uma técnica de meditação. Tudo depende do ponto de vista do praticante.
REIKI tem suas raízes no antigo budismo/xintoísmo, mas difere das correntes mais comuns num ponto central: a energia é transferida ou disponibilizada ao estudante pela INICIAÇÃO e não por longos anos de prática.
Qualquer pessoa pode se tornar um canal de REIKI em questão de dois dias. Nenhuma habilidade, nem preparações especiais são necessários.
Uma vez iniciada no REIKI, a pessoa torna-se um canal de REIKI por toda vida, mesmo que este não seja colocado em uso. É claro que a prática diária aprofunda a compreensão da energia vital universal, e também ajuda a se tornar um canal limpido para ela.
Não há filosofia ou religião ligada ao REIKI. É pura energia !
De acordo com as filosofias indiana, tibetana e chinesa e também com a CIÊNCIA MODERNA, estamos cercados por um universo incrivelmente vivo, feito de energia. Os cientistas demonstraram recentemente que aquilo que se costumava pensar como sendo matéria “sólida” é de fato constituído por particulas de energia que se movem rapidamente. A solidez é uma ilusão causada pela limitação da nossa percepção. Tudo é energia e portanto, vivo e receptivo à energia. Mesmo que estejamos flutuando neste lago de energia restauradora, doadora de vida, 24 horas por dia, esquecemos da sua presença e não compreendemos mais seus efeitos positivos na nossa saude física e psicológica.
O REIKI é a evolução cósmica, é o útero que nos cerca.
A iniciaçao do REIKI não o transforma necessariamente num agente de cura, num rico homem de negócios ou num ser iluminado. Simplesmente faz emergir o melhor que há em você, intensifica suas capacidades e mostra a você quais partes ainda não foram integradas.
Compreender o REIKI na sua totalidade é um processo sem fim. Enquanto viver, porém, você terá crescimento pessoal contínuo. A melhor coisa a fazer é seguir o fluxo e crer que a própria vida derramará suas bênçãos sobre você. O resto é mistério pessoal de cada pessoa.”
Texto extraído da Introdução do livro “O fogo do Reiki” de Frank Arjava Petter