“Uma ovelha descobriu um buraco na cerca e escapou por ele.
Feliz por ter escapado, andou errante por muito tempo e acabou ficando desorientada. Um dia, enquanto era perseguida por um lobo, correu e correu… mas o lobo continuou à espreita, até que chegou o pastor, a protegeu e, com muito carinho, a conduziu de volta ao cercado.
E apesar de todo mundo insistir, o pastor se negou a consertar o buraco na cerca.”
Todas as pessoas que estão despertando, buscando a luz para clarificar seus sentimentos internos, ou o desenvolvimento pessoal, passarão pela noite escura da alma, quanto mais conscientes nos tornamos das nossas sombras internas, mais perto ficaremos da noite escura da alma, porque não há despertar de consciência, ou mudança de caminho ou uma nova jornada na vida, sem sofrimento e ascensão. E muitas vezes vamos querer fugir desse processo, como a ovelha, mas é inevitável. Embora a noite escura da alma, seja desafiadora, é importante lembrar que ela não é um estado permanente. Digo isso, porque eu, Cristiane, já atravessei esse estado e sei exatamente o que você está passando ou sentindo. Porém, através da sua coragem e do seu autoconhecimento, é possível atravessar essa fase, e renascer mais forte, mais consciente e mais conectado consigo mesmo. Esse despertar é como arrumar um quarto escuro, quanto mais você vai abrindo suas janelas internas, mais vai entrando luz, a fim de você enxergar melhor a bagunça que estava no escuro, e ter forças para organizar cada coisa em seu devido lugar. Camadas e camadas da psique, padrões repetitivos de outras vidas e dessa também, são remexidos e precisam ser integrados, acolhidos e transmutados. Quanto menos você resistir, reprimir ou negar, será melhor esse processo. É claro, que num primeiro momento, fica a impressão de que tudo está fora do lugar e que as coisas estão piorando ao invés de melhorar, mas tenha calma com o seu processo. É necessário passar por essa tempestade e manter a cabeça no lugar. Virão à tona: confusão, dor emocional, medo, choro compulsivo, sentimento de perda, mágoas, revolta, autopiedade, autocomiseração, vitimismo... etc. Perdemos aquela sensação de pertencimento, sentimento de completa solidão e vazio existencial. Às vezes sentimos raiva, uma perda de significado na vida, um sentimento de impotência como que a espiritualidade nos abandonou, vários questionamentos, mas essa é a outra cilada do despertar. Não devemos nos revoltar e sim, aceitar e principalmente confiar! E o que podemos fazer nessas horas? Não tem outro caminho, o único é olhar para dentro de si mesmo. O que foi que fez você chegar até aqui, e não adianta querer voltar, a vida é cíclica. É olhar para dentro e seguir adiante... É como se algo nos fosse retirado, ficamos sem chão, sem norte e sem destino. Por isso, não devemos temer essa fase, precisamos aprender com ela algo de bom, para pararmos de repetir os mesmos padrões de comportamentos que nos acompanham vidas e mais vidas. Quais são os comportamentos que insisto em repetir sem cessar nesta minha vida que está atrasando o meu processo de evoluir? Você já sabe a resposta, mas talvez, você não queira enxergar, porque nós sabemos onde dói, sufoca, atormenta, desequilibra... mas é mais fácil não tirar o véu dos olhos.
Chegou o momento de deixar fluir as emoções, as sensações, os sentimentos e os pensamentos e traçar uma nova jornada para si, em busca de mais paz, equilíbrio e deixar ir as coisas que não fazem mais sentido para a sua vida. Agradecer, perdoar, esquecer e aceitar, são as virtudes que precisamos desenvolver nesse processo, não há despertar sem isso. E a sua alma está suplicando por essas mudanças.
Os sinais da noite escura da alma são: sensação de impotência, paralisação/estagnação, culpar os outros, tristeza, indignação, raiva, medo, solidão, incompreensão, saudade, sentimento de vazio, cansaço, falta de propósito ou metas e descrença no futuro. E de uma forma mais severa: a depressão pode visitar alguns nesse estágio, parece que não vemos mais saída, nem sentido em nada ou nenhuma solução ou propósito.
E para cada pessoa será de uma forma individual, transitória, marcante e completamente diferente, segundo os anseios de cada alma... mas quem necessita de um despertar de consciência, terá que passar por esse processo, isso será inevitável. Se você já passou, ou está passando, simplesmente agradeça, pois chegou a hora da sua 'ascensão' espiritual. Tenha certeza que você não será mais a mesma pessoa, depois de uma noite escura da alma! Continue, sempre em frente, essa é uma das grandes lições, que nada faça você desistir, para você não perder a oportunidade que a sua alma vem clamando há milênios. O sofrimento também é a chave que nos liberta das prisões que nós mesmos criamos e as cicatrizes que trazemos na nossa alma, nos lembram o tempo todo, que podemos curá-las, que somos fortes o bastante e que iremos conseguir. Então, a palavra de ordem é: tenha calma e muita paciência! Isso, também vai passar! ♥ Confie!