A frase de Paulo Coelho, “Feche algumas portas. Não por orgulho ou arrogância, mas porque já não levam a lugar nenhum”, convida à reflexão sobre a necessidade de encerrar ciclos que já não fazem sentido em nossa trajetória. Muitas vezes, insistimos em situações, pessoas ou escolhas que já perderam o valor, apenas por medo da mudança ou apego ao passado. No entanto, saber reconhecer o momento de deixar algo para trás é um sinal de maturidade e autoconhecimento.
Fechar portas não significa ser orgulhoso ou arrogante, mas sim compreender que nem tudo é eterno e que algumas etapas se esgotam naturalmente. Assim, como em uma casa não utilizamos todos os cômodos ao mesmo tempo, na vida, também precisamos escolher por onde seguir, abrindo espaço para novas experiências e aprendizados.
Esse ato, embora doloroso em alguns casos, é libertador. Ao nos desapegarmos do que já não nos acrescenta ou agrega, criamos a possibilidade de construir novos caminhos. Muitas vezes, insistir em algo que já terminou, é como permanecer em uma sala sem saída: não há progresso, apenas estagnação. Ao fechar uma porta, damos a nós mesmos a oportunidade de abrir outras, que podem levar a destinos mais férteis e significativos. Outro dia eu ouvi alguém dizer e na hora fez todo sentido para mim: “quando você fecha uma porta e diz sim para você mesmo, o universo inevitavelmente abre outra porta te trazendo algo muito melhor, só por causa da sua capacidade de ter se afastado do velho e escolher ir em busca do novo, ele te proporcionará aquelas possibilidades que você anda buscando e nutrindo dentro de você! Mas, para que isso aconteça, você precisará escolher, decidir e ter a certeza de não olhar mais para trás… sabe aquele grito da alma de: basta! Só assim você pode construir uma nova realidade para sua vida. Se você permanece numa indecisão infinita, como que o universo vai conseguir trabalhar ao seu favor? O que você realmente quer? O que você busca? É sincero e verdadeiro? Vem da sua alma? Ou vem do seu ego?
Se a resposta vir da sua verdade, então chegou a hora de tomar uma decisão. Se a resposta for “ainda não sei” ou “preciso pensar mais” ou “aguardar”, saiba que é um Não.
O Sim, sempre será muito claro…
Portanto, a frase de Paulo Coelho nos ensina que encerrar ciclos faz parte da vida. Não é uma perda, esse gesto representa um ganho de clareza e de força interior. Fechar portas não é desistir, mas escolher com consciência quais caminhos merecem nossa energia, garantindo, assim, que possamos caminhar em direção ao que realmente nos faz Evoluir.
Pense agora… Quais são as portas que você precisa fechar definitivamente, mas continua adiando? Coragem, é agir com o coração, lembra?
Pense nisso!
Bom dia meus amores! ❣️ E pra hoje eu poderia te desejar muitas coisas boas, mas vou desejar a presença de Deus na sua vida, assim saberei que nada te faltará! Bjs no coração! 😘🫶🏻 Sextou… ☕️
Quem vai cantar comigo? Acordei com essa música na cabeça… 💖