Boa noite meus amores. Precisamos voltar a falar sobre relacionamento tóxico e abusivo. Eu tenho uma consideração e uma admiração enorme por pessoas que eu nunca vi na vida, mas que quando me escrevem, algumas eu sinto até a alma, é tão lindo e fascinante isso. Algumas já me emocionaram. Eu tenho um lado doce, mas eu também tenho um lado bem ácido, porque há alguns e-mails que eu sinto o sofrimento, a dor na minha pele e quando eu falo para vocês, o que eu vou expressar abaixo, é porque eu me preocupo muito com vocês e não consigo entender porque vocês continuam nesses relacionamentos… Uma disse: “estou num casamento há quinze anos, com idas e vindas e já perdi as contas de quantas vezes tive que ligar para a polícia.” É triste, muito complicado, viver dessa forma…
Meninas do meu coração (eu vou escrever para o público feminino, porque é a maioria que me lê e que me escreve, mas isso serve para os meninos também, porque há muitas mulheres tóxicas por aí também). Há vários tipos de abusos, como manipulação, poder e controle sobre vocês e qualquer um desses, caiam fora! Esse papo: “mas ele é o amor da minha vida”, sinto muito, mas não é! Se fosse, não te trataria tão mal assim. Se não te faz bem e nem feliz, se te faz sofrer, não adianta insistir. Violência psicológica é triste e violência física é mais lamentável ainda. Olha eu não vou medir as palavras hoje não! Violência física é sério! Isso nunca foi amor, isso é crime. Denuncie! Todas as formas de abusos, vão acabar com a sua saúde mental. Atitude muda a vida! Jamais aceite qualquer tipo de agressão.
E o abuso psicológico? Vai corroer a sua autoestima, a sua autenticidade, a sua autonomia emocional, o seu brilho pessoal e a sua vontade de viver, e no final de tudo… você acabará numa tristeza sem fim, precisando de terapia e remédio controlado. É um preço muito alto a se pagar.
E o abuso digital? Quer acabar com a sua privacidade, rastrear seus passos, saber onde você está e com quem está. A que horas chegou, a que horas saiu, me poupe! Isso é um relacionamento ou um interrogatório policial? E isso só mostra que esta situação é muito doentia, pois não tem confiança, sentido nenhum de ser, e já está fadada ao fracasso. Isso não é amor e nunca será, pois amor é liberdade com honestidade, verdade e principalmente confiança. E se não há confiança entre vocês, também não há amor, isso é apego ou posse, controle e nunca foi amor. Ou tem aí, muita projeção! O outro faz e projeta em você tudo o que ele anda fazendo por aí. Ciúme excessivo, perseguição, posse, é um sentimento destrutivo e corrosivo. Amor é leve, te traz alegria e paz na alma e não isso que vocês estão vivendo… como medo, tensão, confusão emocional e frustração. Em casos de humilhação, difamação, calúnia e disseminação de imagens íntimas, procure a polícia.
Abuso financeiro: quando o outro quer todo o seu dinheiro ou controlar os seus gastos, também não é amor. Estabeleça seus limites, pois controlar o seu dinheiro, também é uma forma de te prender e te manipular. E o amor não funciona dessa maneira. Tenha conversas claras e aprenda a se respeitar e se priorizar!
Abuso Sexual: esse eu acho que nem preciso explicar, né? Ninguém precisa te obrigar ou te convencer a nada, sem o seu consentimento. Sexo é muito bom, essencial para a relação e vida a dois, mas o seu Não precisa ser respeitado. E se tentarem te pegar à força, é claro que isso é um abuso!
Há vários tipos de abusos nos relacionamentos. E nos primeiros sinais, é melhor dar um tchau bem dado, e se o outro não aceitar, te seguir por aí, ou entrar com perfis falsos nas suas redes sociais, e você descobrir… bloqueia, deleta! Não tenha medo. Isso nunca será amor! Não romantize pessoas assim: imaturas, inseguras, controladoras ou instáveis emocionalmente, que queira te enganar ou te iludir.
Mas vamos lá, continuando, os tipos de comportamentos tóxicos…
O relacionamento tóxico ou abusivo: é uma relação (afetiva, familiar, profissional ou de amizade) em que há dinâmica de poder desequilibrada, manipulação emocional, falta de respeito e, muitas vezes, violência psicológica e/ou física. Porém, hoje só vou especificar o relacionamento entre o casal, mas a toxidade pode estar em toda parte, tanto na família quanto no trabalho. E a pessoa envolvida, pode se sentir sugada, confusa, culpada, ansiosa e com a autoestima desgastada, e a longo prazo, pode surgir: ansiedade, síndrome do pânico, depressão, estresse pós-traumático, bulimia, anorexia, tricotilomania, mutilação pelo corpo, ideias suicidas… doenças psicossomáticas, etc. É ou não é preocupante?
Os tipos de relacionamentos tóxicos:
Controlador(a)
Quer decidir tudo sobre você: roupas, amizades, horários, opiniões. Usa chantagem emocional para manter domínio.
Manipulador(a)
Distorce fatos, usa mentira, minimiza seus sentimentos. Faz você duvidar da própria percepção (gaslighting).
Narcisista
Precisa ser sempre o centro das atenções. Despreza suas necessidades, mas exige ser admirado(a) e adulado.
Invejoso(a) / Competitivo(a)
Não suporta suas conquistas. Diminui seus feitos ou tenta sempre te “superar” ou te menosprezar.
Frases comuns de manipuladores:
Essas frases podem variar, mas seguem padrões típicos:
De Gaslighting (fazer você duvidar de si mesma):
"Você está exagerando."
"Isso nunca aconteceu, você inventou."
"Você é muito sensível."
"Está ficando louca(o)."
De Culpa / Vitimismo:
"Depois de tudo que eu fiz por você, é assim que você me trata?"
"Se você me deixar, nunca mais vou ser feliz."
"Você é a única pessoa que eu tenho."
"Olha como eu sofro por sua causa."
De Controle / Desvalorização:
"Ninguém vai te amar como eu."
"Você não consegue nada sem mim."
"Esse emprego/amigo não presta, melhor se afastar."
"Você está horrível nessa roupa, troca."
De Chantagem emocional:
"Se me amasse de verdade, faria isso por mim."
"Eu só gritei porque você me provocou."
"Se você sair com eles, não conte mais comigo."
De Idealização e depois desvalorização:
(no início): "Você é a pessoa mais incrível que já conheci."
(depois): "Você não é nada do que eu pensava."
Um ponto importante: essas frases sozinhas podem não indicar manipulação, mas quando aparecem de forma repetitiva, estratégica e acompanhadas de controle e culpa, é sinal de um relacionamento tóxico.
Finalizando, não romantize o que te faz mal. Fuja de pessoas que querem controlar a sua vida ou te manipular emocionalmente. Pare de perdoar o imperdoável. Essa situação caótica, já ultrapassou todos os limites. Ninguém muda ninguém. A pessoa precisa buscar uma ajuda especializada e não ficar repetindo “ad aeternum” os mesmos padrões de comportamentos tóxicos. Bom, o recado foi dado. Isso tudo não é amor. Amor é outra coisa. Isso é uma relação tóxica, instável, desequilibrada, infantil e fadada ao fracasso. Nos primeiros sinais de idas e vindas, ligue o alerta interno. Quem quer você na vida de verdade, não fica indo e voltando, ou melhor, nunca vai embora. Valorize-se e vai priorizar a sua paz e a sua felicidade, às vezes, é muito melhor estar sozinha do que sofrendo dentro de um relacionamento que não te agrega em nada.
Quando você toma uma atitude e resolve não aceitar mais certos comportamentos, você não atrai mais esses tipos de relacionamentos. Sua energia também muda. Isso só depende de você! Enfrente. E se precisar pedir ajuda ou denunciar… faça! Pare de se quebrar toda e deixar os outros inteiros! Dê um basta nisso! Eu fico mal vendo tanta gente sofrendo por causa de relacionamentos abusivos. É triste e lamentável, mas a saída está em suas mãos. Tudo tem uma solução, basta você querer fazer algo a respeito. A sua ação pode mudar tudo hoje mesmo. Pense nisso!
É um assunto pesado? Sim, mas muito necessário!
Minhas queridas, vou ficando por aqui… coragem! Isso não é terapia, apenas um bate papo.
Está na hora de pensar mais em vocês. Sintam o meu abraço bem forte! Vocês são capazes, essa luta é por vocês! Não desistam. Força… Bjs no coração! ❤️
Lembrem-se sempre… o lugar e a pessoa ideal para vocês, vão proporcionar segurança, amor, leveza e muita paz no coração! E jamais medo, insegurança, caos e infelicidade! 😘