Ao longo desses anos exercendo a psiquiatria e psicoterapia além de treinar diversos psicólogos, percebi que muitos profissionais da minha área inclusive da medicina não decifraram os códigos da inteligência. Esse é um dos motivos pelo qual Psiquiatras, Médicos de outras especialidades e Psicólogos estão mais predispostos a ter transtornos psíquicos. São excelentes para cuidar dos outros, mas se esqueceram de cuidar de si mesmos. São dedicados para aliviar a dor dos outros, mas se esqueceram de investir em seus projetos pessoais. Em que Universidade se treina sistematicamente os alunos para decifrar o código da capacidade de pensar antes de reagir?
Os universitários judeus, palestinos, europeus, chineses, americanos saem com milhões de informações em seu intelecto. Muitos decifram a linguagem da razão, mas poucos a da sensibilidade e do carisma. Muitos decifram o código do individualismo, mas poucos o do altruísmo por isso não entende que os fortes usam as ideias enquanto os fracos as armas. Os fracos impõem suas verdades, os fortes as submetem ao debate, os fracos segregam-se em seus feudos, os fortes lutam pela espécie humana. Por não trabalharem a verdadeira força alguns recuam diante das perdas, outros ao contrário reage agressivamente diante delas. Não equipam sua capacidade de pensar antes de reagir. Não elabora suas respostas nos focos de tensão.
“Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar, mas produz a força necessária para tirar do lugar em que está”.
Quantos seres humanos estão no ápice do desespero neste exato momento? Inclusive em tirar suas vidas porque não aprenderam a confrontar, discordar, reciclar os pensamentos pessimistas. Como é possível sobreviver sem decifrar este código? A mente pensa tolices, a emoção dá créditos a elas e o eu ingênuo que não sabe descaracterizá-las e filtrá-las, paga a conta. A vida tão bela e singela torna se assim uma fonte de ansiedade.
Pais e professores, que não treinaram para ler o alfabeto da gestão da sua psique e da arte de pensar antes de reagir terão reações desproporcionais diante de desapontamentos diante dos seus filhos e alunos. Controlarão, bloquearão, toleram, mas não educarão. Amantes se machucarão mutuamente diminutos comportamentos que machucaram. Colegas de trabalho terão ciúmes fatais de seus pares que destacarem. Quantos seres humanos totalmente invejáveis como: executivos, médicos, jornalistas no silêncio de suas casas ou escritórios não ferem quem mais amam. São calmos quando seus íntimos te dão retorno, mas explosivos quando turvam com suas expectativas.
Será que nos recolhemos no tempo da paciência, diante dos íntimos que nos decepcionam? Alguns dizem. Eu sou sincero, sou marcadamente honesto tudo que vier na minha mente eu falo. Na realidade, seu excesso de honestidade é o reflexo de que não decifrou o código do autocontrole. São servos de seus impulsos, há pessoas insuspeitas que lesam seriamente o direito dos outros.
“Que você seja um vendedor de sonhos, ao fazer os outros sonhar não tenha medo de falhar e se falhar não tenha medo de chorar e se chorar repense sua vida, mas não desista, dê sempre uma chance para si mesmo e para quem ama”.
Augusto Cury in O Código da Inteligência