“Muitas vezes, ouvimos que mimar uma criança pode “estragá-la”. Será mesmo? Mas o que realmente significa estragar?
Um estudo mostrou que as crianças que foram “excessivamente mimadas”, pelas mães, acabaram por ter um funcionamento mais saudável 30 anos depois.
E eu realmente acredito, que o que “estraga” uma criança, é a falta do que ela verdadeiramente precisa.
E você sabe do que uma criança precisa? De amor incondicional, carinho, presença, conversas, limites e colo nunca são demais. 🫶🏻
Amor incondicional: Sentirem que são amadas não por desempenho, mas por existirem. Amor que diz: “Mesmo quando você erra, eu continuo aqui, te apoiando e te amando.”
Presença afetiva: Não é só estar junto, é estar disponível de verdade. Olhar nos olhos, conversar, instruir, ouvir sem pressa, brincar, rir, escutar o silêncio delas.
Limites com acolhimento: Limite não é punição. É cuidado. As crianças precisam de adultos que digam “não” com amor — porque se importam, não porque se irritam. E saber explicar, porque aquilo é errado. Dar exemplos consistentes.
Segurança emocional: Precisam saber que podem confiar. Que haverá um colo. Um lar. Um lugar seguro onde possam ser frágeis, confusas, alegres, chorar e principalmente se sentirem livres para expressar seus sentimentos. Jamais diga para uma criança engolir o choro, deixe ela viver sua própria tristeza ou alegria. Eu sei muito bem, que às vezes elas fazem birras, extrapolam os limites, simplesmente saia de cena, vá para um outro cômodo, sem dizer nada, pois, não haverá show sem plateia. Simples assim. E com certeza, ela irá atrás de você para testar a sua paciência… rs. E nesses casos você pode validar a sua tristeza. 👇
Validação de sentimentos:Precisam que alguém diga: “Eu entendo que você está triste.” “Está tudo bem sentir raiva.” “Você pode me contar o que está sentindo.” “Você pode me contar tudo o que quiser.” “Eu estou aqui para te ouvir, além de ser sua/seu mãe/pai.”
Espaço para ser quem são: Nem toda criança vai ser extrovertida, obediente ou igual ao irmão/irmã. Elas precisam de liberdade para expressar sua identidade, para criar, errar, sonhar e descobrir o mundo no próprio tempo. Não compare nunca uma criança com outra. Isso é cruel.
Exemplo vivo: Crianças aprendem mais pelo que veem do que pelo que ouvem. Precisam de adultos que mostrem como lidar com frustração, como se desculpar, como se cuidar. Porque elas tendem a imitar tudo o que veem.
Quando eu, atendia crianças, eu achava o máximo, porque geralmente elas usam até as mesmas falas dos pais ou cuidadores, em certas situações e se mostram muito parecidas com eles. 😂 Por exemplo, crianças de 2-3 anos tratam as bonecas como é tratada dentro de casa ou por pessoas a sua volta. E costumam imitar muito. Até as broncas que levam são muito parecidas. Elas repetem para elaborar seus traumas. Por isso que as crianças pequenas precisam brincar muito, pois através dos brinquedos, elas vão elaborando suas vivências traumáticas. Era muito gratificante para mim, naquela época, quando eu atendia crianças pequenas. Eu atendi crianças pequenas durante um bom tempo. E sim, são seres tão puros e fascinantes. 😍 Gente, eu faço uma coisa até hoje, quando eu vejo aquele grupo de criança passeando com os professores pela cidade, ou em algum lugar, é fatal eu acenar a mão para uma delas, sorrindo e dando um tchauzinho e depois todas elas te acenam de volta… elas são muito fofas! rs Eu sempre faço isso, e às vezes, é a minha criança interior se comunicando com elas… quem é que sabe? ❣️