“Olá Cristiane, meu pai está tão nervoso comigo, porque estou grávida. Ele queria me expulsar de casa, disse que era para eu ir para bem longe dele, nesse caso eu iria para a casa da minha avó, mas a minha mãe disse que se ele me expulsar ela vai junto comigo e o casamento também acaba. Não fiquei grávida porque eu quis, o anticoncepcional falhou. Tenho 19 anos. O pai vai assumir, mas eu não quero me casar. A minha vida virou um inferno do dia para a noite!”
Olá minha linda. Vamos conversar? Eu sinto muito que você esteja passando por tudo isso nesse momento tão delicado. Preste muita atenção no que eu vou lhe dizer: agora chegou o momento de se preocupar apenas com você e o seu bebê. Deixe a tempestade passar, e te digo, é só uma fase, e vai passar. Na hora que esse bebê nascer, todos estarão bem e tenho certeza que ele/ela será muito amado(a) pelo seu pai. No fundo, ele só está se sentindo desolado e com medo, porque a “sua linda criança” que é você, cresceu, tornou-se uma mulher adulta e ele está perdendo o controle sobre a sua vida. E está difícil para ele também, essa mudança repentina. Ele não conseguiu lidar com a dor de ver que você cresceu. Tenha paciência. Viva a sua vida, faça o seu pré-natal em paz, que eu acredito que tudo vai melhorar com a chegada desse bebê. Não lamente e nem se culpe. O que você não pode é se abalar emocionalmente, pois tudo o que você sente, o bebê vai sentir também. Então, evite o nervosismo, o estresse e a tristeza. É hora de celebrar! Mesmo que seu pai não queira. Uma criança na família é sempre uma bênção! Tudo aconteceu da forma que tinha que acontecer e agora não é hora de chorar pelo leite derramado. É hora de olhar para frente e pensar: “o que preciso fazer por mim e pelo meu bebê de hoje em diante?”
Eu sei que você está passando por um momento muito delicado e que, talvez, se sinta assustada, confusa ou até julgada. Quero que saiba que você não está sozinha. O que aconteceu não diminui o seu valor, nem apaga quem você é.
Agora, mais do que nunca, você merece cuidado, apoio e um olhar compassivo, inclusive de si mesma. A maternidade pode ser desafiadora, mas também é uma dádiva, e eu sei que ela te dará forças para superar tudo o que vier pela frente. Não tenha medo. Apoie-se nas pessoas que te amam e te fazem bem e nesse caso, talvez até seria bom, você ir para a casa da sua avó, por um tempo, se lá você tiver mais paz e segurança. Não é bom se estressar nessa fase. Viva a sua maternidade com calma e tente se manter firme e cuide do seu emocional. Há muitos hospitais que oferecem terapia e cuidados especializados para as gestantes. Informe, se tem na sua cidade. Ou um grupo de apoio para gestantes, te fará muito bem.
Se sentir medo, chore. Se sentir insegurança, fale. Não guarde para si. Busque pessoas que te acolham, que te escutem sem julgamento. E nunca se esqueça: você continua sendo uma jovem com sonhos, com direito a construir a vida que deseja. E sim, pode ser muito mais feliz a partir de agora. O mais importante você tem, que é o apoio da sua mãe e da sua avó, então, meu amor… você jamais estará desamparada! Há duas mulheres guerreiras te apoiando, você só precisa confiar nelas e pensar mais em si e no bebê. Nada te faltará.
E você continua sendo uma pessoa valiosa, cheia de luz e digna de amor, cuidado e respeito.
Olha, veja bem… A vida, às vezes, nos traz caminhos inesperados. Alguns deles parecem difíceis demais para suportar, mas é justamente neles que descobrimos uma força descomunal que nem imaginávamos ter. Agora, você pode estar sentindo medo, insegurança e até solidão, mas quero te lembrar que é possível atravessar essa fase com esperança, fé e determinação.
Não importa o que digam, ou o que pensam, sobre você, não se importe com isso! Agora você precisa pensar na sua vida, e sim… você tem o direito de sonhar, de reconstruir planos e de encontrar um sentido novo para você. A maternidade, na sua idade, pode ser desafiadora, mas também pode ser uma fonte de um amor imenso. E vamos combinar? É momento de alegria e descontração! Meu Deus, não é para ninguém se sentir num velório, ninguém morreu! Pelo contrário, uma criança vai nascer…
Por favor, não se culpe! Você continua sendo a mesma jovem com sonhos e potencial. Ainda há muito para viver, para aprender, para crescer. E essa etapa não é o fim da sua história, apenas um capítulo diferente e que só está começando. Algumas coisas vão mudar? Sim, mas com calma tudo se resolve. Terá desafios para enfrentar? Com certeza, mas o mundo não vai acabar por causa disso!
Eu estarei por perto para te ouvir, sem julgamentos, se você precisar conversar, desabafar ou só ter um momento de paz, pode contar comigo.
O mais importante agora é: faça um pré-natal, cuide da sua saúde, da sua alimentação, do seu emocional, se puder faça exercícios leves como caminhadas, ouça músicas relaxantes (os bebês adoram música clássica) e faça de tudo para estar em paz. Estabeleça um vínculo de amor com o seu bebê. Converse com ele, coloque a mão na barriga, sinta que ele já é parte de você. Isso traz mais paz para ele e fortalece a conexão entre vocês. E se for necessário, afaste-se de pessoas que te estressam ou te desequilibram emocionalmente. Ok? E lembre-se que ser mãe é um aprendizado. Um passo de cada vez. Ninguém nasce pronta. Você vai errar, vai acertar, vai aprender. E tudo isso faz parte do processo. E quando ele nascer…
Brinque muito, estimule muito, converse muito com o seu bebê para que o desenvolvimento psicomotor da inteligência, fala, cognição, afetividade e sociabilidade estejam em pleno desempenho, mas respeite sempre a hora do sono. Jamais acorde uma criança para amamentar, quando ela estiver com fome, ela sinalizará com o choro. Deixe o bebê dormir à vontade. Porque eu já vi pais acordarem seus bebês para amamentar, isso não é ideal. E acostume o bebê com o barulho depois dos 4-5 meses, porque senão, você não poderá ter uma vida adulta social. Saia de casa, divirta-se e leve o bebê para interagir com as outras pessoas. E depois dos sete meses, deixe que ele engatinhe pela casa, para quando estiver com 9 meses comece a andar. E tenha um desenvolvimento saudável. Deixe explorar, ter novas experiências, brincar bastante, ir no parquinho, na pracinha, ter contato com a natureza, se sujar, criança precisa brincar… mas tudo com muita tranquilidade e segurança, para não se machucar. Bom, mas isso são só detalhes. É que quanto mais uma criança é estimulada, mais rápido é o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Estou aqui se precisar conversar. Você merece apoio e respeito, agora mais do que nunca.
Minha linda, vou ficando por aqui, jamais se sinta sozinha ou culpada e deixe os outros especularem ou falarem o que quiserem. Não se preocupe com isso. Esqueça a opinião que vem de fora com críticas desnecessárias e esteja focada na sua maternidade.
Te desejo uma vida plena e tranquila. E que seu bebê chegue trazendo muita esperança, luz e alegria de viver para a sua vida. Muita saúde, bênçãos, paz e felicidades para vocês. Estou torcendo muito por você. E sei que essa fase de brigas vai passar. Bjs no seu coração! Fique bem, fique em paz, você merece ser feliz! Se cuide! ❤️