Olá meus queridos, bom dia!
Para aqueles que estão sofrendo. Vamos conversar?
Pode vir de uma perda, luto, discussão, rejeição, solidão, angústia interna, confusão, ou até de um silêncio por dentro que grita. Você pode guardar dores por anos sem saber. Dificultar o acesso à sua vulnerabilidade ou sentir que “ninguém te entende”, porque nem você está mostrando sua dor de verdade.
Sofrer é sinal de que você sente profundamente e isso é humano, sensível e digno de respeito.
Querer ser mais inteiro é um passo de cura, significa sair do papel de apenas “forte” ou “controlado” e entrar num lugar mais verdadeiro, onde você se permite sentir, precisar, dizer “não”, descansar, errar e mesmo assim se respeitar.
Abaixo está um caminho delicado e transformador para te ajudar a ser mais inteiro emocionalmente.
Saia da armadura da força absoluta. Você pode ser forte sem se anular. Você pode ser capaz e ainda assim pedir colo. Você pode ser racional sem sufocar o que sente.
Quer um novo pensamento? “Eu não preciso mais provar nada para ninguém. Minha dor merece espaço.”
Valide todas as suas partes, pois ser inteiro é se acolher. Compreenda que você terá dias de coragem e dias de medo. Dias de saber se cuidar e dias de querer ser cuidado. Dias de querer resolver seus desafios e dias de querer chorar no banho. E está tudo bem em ser assim! Somos humanos e não máquinas. Aceite suas emoções, acolha-as.
Todos os dias, aprenda a receber algo: um elogio, um abraço, um carinho, um descanso sem se justificar. E não tenha receio de dizer o que sente. Por exemplo: “Hoje eu aceito ser cuidada(o).” Ou “Hoje estou carente, cuida de mim, me ajuda?”
Seja verdadeiro nos seus relacionamentos. Ser inteiro é ser honesto com o que você quer, sente, divide, aguenta e escolhe. Não tenha medo de ser vulnerável. O pior erro das pessoas dentro dos relacionamentos hoje em dia, é querer se esconder. Não ser quem são, por medo de serem rejeitados. Olha, vou lhe dizer uma coisa, quem tiver que gostar de você vai gostar de você sem máscaras. Até porque ninguém consegue ser o que não é por muito tempo, então, seja verdadeiro consigo mesmo e com os outros, custa facilitar as coisas? Acredito que não te custa nada, tenha coragem!
Diga a alguém de confiança (ou a si mesmo no espelho): “Hoje eu estou cansada de fingir que está tudo bem o tempo todo.” Você não precisa se justificar. Só ser verdadeira, consigo mesmo.
Talvez te ensinaram que ser forte é engolir o choro, não precisar de ninguém, manter a aparência de que “está tudo bem”, mas lá dentro de você tem muita confusão e seu mundo está desabando.
E agora você pode escolher outra definição de si. Sua nova versão de força pode ser: pedir ajuda, ser honesto com você mesmo, dar pausas, cuidar de você primeiro, sentir tudo sem se julgar, ou se criticar, fazer o que gosta, validar seus sentimentos e escolhas. Entende?
Ser inteiro é parar de caber nos moldes que te sufocam. É se olhar com verdade e dizer: “eu me aceito, inteiro. Com tudo o que sou”.
Troque perguntas mentais por perguntas emocionais.
Em vez de: Porque eu estou assim? Será que tenho razão de sentir isso?
Experimente: o que preciso agora?
Você merece presença, respeito e autocuidado, mesmo nos dias difíceis.
E isso já é muito…
Seja paciente com o seu processo, ok? Tudo passa e na hora certa, isso também irá passar, mas antes disso, você precisa aprender a se ouvir e mudar certas coisas, aí dentro de você. Bjs, fique bem, fique em paz. ❤️