Outro dia eu ouvi alguém falar… “como isso é possível, eu criei os dois iguais e como eles podem ser tão diferentes? Uma mãe, estava falando dos filhos. Eu entendo que a intenção é sempre fazer o melhor possível, ser uma mãe suficientemente boa, mas por trás dessa frase também tem nuances que não são tão verdadeiras assim… até porque a pessoa não vai ser a mesma para sempre, está sempre se reinventando e mudando, esse é o primeiro ponto. E essa frase fez eu repensar… e por isso, estou fazendo essa postagem hoje.
Um segundo ponto, é que todos já vem com a personalidade, temperamento, um nível de sensibilidade emocional, ou impulsividade e curiosidade a nível de fábrica. Ou seja, é claro que o meio molda, mas já nascemos prontos em relação a alguns aspectos.
Terceiro ponto, o primogênito terá uma educação com pais de primeira viagem, e geralmente mais ansiosos e preocupados. Os filhos do meio, já crescem negociando espaço. E os caçulas, costumam pegar um clima mais relaxado. Ou seja, os pais são os mesmos, mas já não estão no mesmo momento da vida.
Quarto ponto: cada filho vai interpretar a educação dos pais de uma maneira única e bem definida, o que estimula um, pode não estimular o outro, o caos para um pode não ser o caos do outro, e o que faz um feliz, não necessariamente vai fazer o outro também feliz. Os pais precisam ter esse feeling, esse olhar, essa sensibilidade na hora de educá-los. Por exemplo: dois filhos podem ouvir a mesma regra e tirar conclusões opostas. Um vê proteção, outro vê controle. A experiência subjetiva pesa muito.
O que podemos concluir? Que essa frase não é tão verdadeira assim, quanto parece, por mais que a intenção dos pais sejam as melhores possíveis… sempre. Eu sei que os pais são muito bons, o que ofertam para um, também vão ofertar para os outros, para não ter tanta rivalidade.
Muitos pais confundem justiça com igualdade matemática. Mas crianças diferentes precisam de coisas diferentes. Tratar todos exatamente igual pode, paradoxalmente, gerar mais distância emocional, porque ignora necessidades específicas.
Em essência, a frase faz sentido porque revela uma frustração legítima: “Eu fiz o mesmo esforço, por que o resultado não foi o mesmo?”
A resposta é simples e profunda ao mesmo tempo: a educação influencia, mas não determina. Ela direciona o rio, mas não escolhe todas as curvas.
Por exemplo: “Tratar igual” não significa “impactar igual”. Imagine dois filhos ouvindo a mesma frase:
“Seja responsável.”
A fala é idêntica. O efeito, não. Porque cada um filtra o mundo com lentes próprias, feitas de experiências, emoções e expectativas.
Quem disse que seria fácil? Rsrs
Gente, eu tenho cada história engraçada com o meu filho… Uma vez, ele era bem pequeno, eu estava conversando com ele… dando uma bronca pra falar a verdade, eu não me lembro direito o teor da conversa, só que eu nunca me esqueci da resposta que ele me deu… Ele tinha uns 4-5 anos… sabe o que ele me respondeu? “Ninguém mandou casar e ter filho!” Gente do céu, eu tive que virar as costas para não rir na frente dele… essas crianças, tem hora que nos surpreendem com as respostas… Eu não acreditei que aquele ser pequeno, estava me dando lição de moral! No final, eu até desisti da bronca… 😂 Quando eu lembro dessa história, eu dou muita risada sozinha! Foi muito engraçado.
Gente, quem disse que seria fácil? Mas a gente ama esses seres únicos, que enriquecem as nossas vidas! E é tão bom essa diversidade. Seria muito ruim para nós, se todos os filhos fossem iguais. A relação torna-se rica e prazerosa por cada um ter a sua unicidade… maneira de ser, viver, se expressar, pensar e se relacionar. Ser mãe ou pai é uma bênção, vocês não acham? Só agradecer! ❤️ Você pode oferecer o mesmo amor, mas cada filho encontrará um jeito único de florescer! Esse é o segredo e a beleza da vida…
E para finalizar, lembrei daquela famosa frase de Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”. E o que ele queria dizer com isso? Que o rio não é mais o mesmo, e nós, também não. Nós estamos em constante mudança, construção, desconstrução e aperfeiçoamento, essa é a lei da vida.
Bjs, vou ficando por aqui! 🫶🏻
