O essencial sempre fica depois dos ciclos, fases, pessoas, despedidas: Você.
A maturidade chega e você percebe que não dá para prender ninguém em sua vida. Simplesmente não dá para obrigar as pessoas a ficarem ao seu lado. Por mais incrível que você seja, por mais carinhoso, por mais amoroso, por mais bondoso, que você possa ser, quando alguém não quer permanecer, esse alguém não vai permanecer!
E aí, você entende que não pode se culpar quando fez tudo certo, e, ainda assim, preferiram ir embora. As pessoas ficam onde elas querem ficar, onde elas podem ficar, onde o coração delas quer fazer morada. Não adianta chorar, ajoelhar, implorar. Não adianta encontrar desculpas para fazer com que fiquem mais uns dias, semanas ou meses.
Quem não quer estar ao seu lado, já não está ao seu lado, mesmo que o corpo esteja ali. Quando a cabeça e o coração vão embora, o resto é só uma questão de tempo. Aceite e cuide de você, porque você é quem sempre permanece quando todo mundo vai embora.
Quanto mais você deixa as coisas livres, mais você fica com o que realmente precisa ser seu. Nem todo lugar está preparado para receber tudo que você tem para oferecer. Você não é pra todo mundo e nem pra todo lugar. Você é para os grandes amores, para o calor no coração. Você é para onde tem coragem para demonstrar, disposição para sair do raso, intenção de chegar pra ficar.
Você não é para sentimentos fracos, para dúvidas, para o que vem para ser pouco. Não é para quem fica em cima do muro, para quem não sabe se vai ou se fica, para quem deixa o medo tomar conta.
Você é para os lugares que te impulsionam, para as companhias que te incentivam e te acolhem, para as conexões que somam sorrisos e lembretes constantes de “que bom que você está aqui”.
Nunca, nunca mesmo, menos que isso.
As companhias que valem a pena, fazem festa pela sua chegada, pela sua permanência, pela sua existência.
As companhias certas, sempre te lembram de que a vida é boa com você.
Do livro: Pra Você que é Emocionado, de Victor Fernandes
Que os emocionados se encontrem por aí! ❣️