Os 3 erros mais comuns ao desistir da Terapia Floral
Vou agora desmistificar os 3 erros mais comuns das pessoas que desistem ou passam a desacreditar do poder dos florais:
- Achar que os florais atuam por “efeito placebo”, ou seja, que a cura vem da mente da pessoa que acredita.
Os florais foram concebidos por volta de 1930 pelo médico, bacteriologista e homeopata Edward Bach que, cansado de tratar os sintomas das doenças e não ver resultados satisfatórios para sua concepção holística, preferiu estudar uma forma de atuar na causa dos sintomas e tratar as doenças de forma mais efetiva. O poder dos florais, além disso, é reconhecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde – desde 1976.
Portanto, com base nessa referência, podemos agora ter outro olhar perante a cura pelas flores. Elas vão atuar de forma efetiva em todo seu psicoemocional, a médio e longo prazo ou de forma emergencial. O prazo para surtir os efeitos desejados varia muito. Segundo Dra. Karen Boeschenstein, fisioterapeuta e especialista em acupuntura:
“A questão da velocidade da resposta está na sensibilidade da pessoa ao floral, ou seja, temos um amplo espectro desde os mais sensíveis (crianças e animais) até os menos sensíveis.”
2. Achar que os florais são fracos para o seu caso
A atuação dos florais dá-se para todo e qualquer caso, pois trata, em primeira mão, o seu estado psicoemocional, para depois atuar de forma holística e global nos seus outros corpos sutis; vai atuando de dentro para fora, além de ser uma forma de tratamento complementar e eficaz.
“A terapia com florais não possui contraindicações e nem efeitos colaterais.” (Dra. Karen Boeschenstein)
3. Não tomar as doses recomendadas ou esquecer de tomar as doses em intervalos regulares/abandonar o tratamento
É preciso que se leve a sério o tratamento, mesmo que não se veja os resultados esperados de forma tão rápida quanto gostaria. Felizmente em muitos casos vemos a eficácia dos florais rapidamente, mas não é em todos os casos.
Precisa-se respeitar os horários, que geralmente são prescritos em 4 gotas 4x ao dia, em intervalos regulares. Eu prefiro indicar 6x ao dia para que o floral fique em sua atuação mais intensa, para depois ir diminuindo as dosagens. Ou seja, você pode tomar ao acordar, no meio da manhã, no almoço, pela tarde, na janta e ao deitar, em intervalos de 3h em média.
“Os florais podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia a dia, controlando melhor seus sentimentos e elevando a sua qualidade de vida.” (Dra. Karen Boeschenstein)
Por Tatiana Carvalho