Uma das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação.
O que quer que estejamos vivendo, por mais doloroso que seja, será mais facilmente suportado se conseguirmos aceitá-lo com todo o nosso coração.
Mas, chegar a este estágio, não é algo que aconteça repentinamente, ou sem alguma resistência de nossa parte. Ao contrário, quando um acontecimento nos causa grande sofrimento, tendemos a rejeitá-lo com todas as forças e a sermos invadidos pelos sentimentos de inconformismo e revolta.
Somente quando conseguimos alcançar um estado de consciência no qual percebemos de modo claro que todas as situações que vivenciamos são providenciadas pela existência, porque constituem lições essenciais ao nosso crescimento interior, é que o processo da aceitação começa a se tornar natural.
Até que isto aconteça, experimentamos inúmeras crises que, em sua maioria, tornam ainda mais duras as provas que temos de enfrentar.
A maturidade e a sabedoria trazem consigo o precioso dom da aceitação.
A partir do momento em que as desenvolvemos, a vida se torna um caminhar mais tranquilo, onde vamos enxergando em cada fato uma lição a ser aprendida.
Quanto mais cedo chegarmos a este entendimento, maiores serão as chances de nos libertarmos da angústia e do inconformismo.
Qualquer situação em que você esteja, é uma situação dada por Deus – não a rejeite... É uma oportunidade, uma ocasião para crescer. Se você escapa da oportunidade, você não crescerá.(…) Sim, é bom de vez em quando se mover para as montanhas, é bonito. Mas, tornar-se viciada, começar a pensar em renunciar ao mundo é totalmente errado – porque é nas tempestades do mundo que surge a integridade. É nos desafios do mundo que se cristalizam.
Lu-tsu disse: aceite a situação em que você está. Deve ser a situação ideal para você, por isso você está nela.”
Osho