Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Bom dia!
Eu ando um pouco ausente daqui do Blog. Infelizmente, minha mãe está muito doente e eu estou ficando mais com ela. Ela mora uns 550 km de distância de mim, e de março para cá, estou indo visitá-la constantemente. Muitas vezes, fico 15, 20, 25, 30 dias com ela e depois volto para a minha casa, fico uma ou duas semanas, e depois retorno para a casa dos meus pais novamente. Ultimamente, minha vida tem sido pra lá e pra cá.
Em 2016, ela foi diagnosticada com câncer de mama. Em 2019 o câncer estagnou, e em 2020 o câncer voltou e passou para o estágio IV, com metástases nos ossos e cérebro. Foram muitas quimioterapias a cada 21 dias, durante todos esses anos. Sinceramente, ela é muito forte e resignada, eu sempre a admirei por ser assim. Eu, no lugar dela, talvez teria desistido de todos esses tratamentos há muito tempo. No momento, as radioterapias e as quimioterapias cessaram, mas durante todos esses anos, quando ela estava se recuperando de uma quimioterapia, já estava na hora de fazer outra. E apesar de tudo, sempre esperançosa e com uma fé inabalável. E em abril desse ano, o quadro dela se agravou consideravelmente, surgindo a perda de memória (demência), uma sequela do câncer no cérebro. Aquela mulher dinâmica, ativa, alegre, espontânea, com aquela prosa deliciosa... foi sumindo a cada dia. Literalmente, eu perdi a minha mãe e ganhei uma filha. Só quem já passou por isso, vai entender, que é um processo doloroso, mas eu prometi para mim, não deixar a peteca cair.
Minha mãe sempre foi muito esforçada, mulher independente, realizadora, honesta, batalhadora, generosa, mãe, esposa, avó amorosa e dedicada, fez enfermagem na USP e em todos os concursos públicos que prestou, passou. Para quem acredita na Espiritualidade Maior, nesses momentos não cabem muitos questionamentos, pois nada acontece por acaso, tudo tem uma explicação plausível nas Leis que regem o Universo... A palavra de ordem ultimamente, tem sido Aceitação e Erich Fromm dizia:''A felicidade é a aceitação corajosa da vida''. Quem está preparado para perder um ente querido? Ninguém está preparado, mas é a vida. Eu aprendi a viver um dia de cada vez, sem pensar muito no amanhã... viver cada momento, como se fosse único. Como diz Eckhart Tolle: ''A vida é agora'' e ''Onde quer que você esteja, esteja por inteiro.''
Alguém aqui, já leu ''Diário de uma Paixão'' ou ''Para Sempre Alice''? São livros maravilhosos.
É como se, eu estivesse relembrando esses livros nesses dias, eu vejo como o meu pai trata a minha mãe, e lembro da relação de Noah e Allie, como é lindo o amor que ele tem por ela! Muitas vezes, minha mãe não sabe quem nós somos, mas nós, sabemos quem ela é... e é isso que importa! Eu só tenho a agradecê-la por tudo, por tanto. A minha prece é que Deus tenha compaixão, misericórdia e que ela não sofra muito. Por enquanto, ela está sendo muito abençoada, pois não sente nenhuma dor. Não sabemos o dia de amanhã, também peço fé em Deus, sabedoria, paciência e amor incondicional para lidar com todas as situações.
“Deus está cuidando, mesmo quando não parece. E o desafio é grande. E o cansaço fala. E a aparência é a de que o ciclo novo não amanhece. Deus está cuidando, mesmo quando a dor não dorme. Quando a paz se ausenta. Quando a preocupação ocupa todo o território do sorriso. Deus está cuidando, mesmo quando o medo faz sumir jardim. Mesmo quando a trajetória é longa. Mesmo quando nos sentimos (tão) sozinhos. Deus está cuidando sim. Da gente. De você. De mim.” (Ana Jácomo)
Uma semana abençoada! ♥ O segredo é ter calma e manter a fé em Deus. Só ELE sabe o que é melhor para cada um de nós.