As pessoas estão levando tudo tão a sério que isso se torna um fardo para elas. Aprenda a rir mais. A risada é tão sagrada quanto a prece.
Ser autêntico significa ser fiel a si próprio. É um fenômeno muitíssimo perigoso; são raras as pessoas que o fazem. Mas sempre que as pessoas o fazem, elas conseguem. Elas conseguem uma beleza tal, uma graça tal, um contentamento tal que não pode ser imaginado.
Não seja egoísta, encha-se de si próprio – e estas são duas coisas diferentes. Não seja como Narciso, não fique obcecado por si próprio – mas um amor natural por si próprio é uma necessidade.
Se o relacionamento sobreviver à verdade, será muito belo. Se morrer, isso também será bom, porque um relacionamento falso acabou.
Na vida, nada pode ser capturado e feito prisioneiro. Tem de se viver em abertura, deixando acontecer todo o tipo de experiências, ficando-se plenamente grato enquanto elas duram.
Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém é igual. As pessoas são simplesmente únicas, incomparáveis. Você é você, eu sou eu. Eu tenho que ajudar a minha vida potencial; você tem que ajudar a sua vida potencial. Eu tenho que encontrar o meu próprio eu; você tem que encontrar o seu próprio ser.
Se fizer uma pessoa feliz, por que motivo ela o deixaria? Mas se a fizer infeliz, então por que motivo ela não o deixaria?
Não vou dizer que a sua vida deveria ser um livro aberto, não. Alguns capítulos abertos, tudo bem. E alguns capítulos completamente fechados, um mistério total.
Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz.
Confiança não significa que tudo vai dar certo. Confiança significa que tudo já está certo.
Pare de procurar fora; olhe para dentro, comece a procurar e a buscar em sua própria interioridade. A plenitude não é um objeto a ser encontrado em algum outro lugar; ela é a sua consciência.
Se você ama uma flor, não a colha. Porque se você recolher morre e deixa de ser o que está morto. Então, se você ama uma flor, deixe-a estar. O amor não é posse. O amor é apreciação.
A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar. Pode parecer paradoxal, mas não é. É uma verdade existencial: apenas as pessoas que são capazes de estar sozinhas são capazes de amar, para compartilhar, para ir para o núcleo mais profundo da outra pessoa sem ser dependente do outro, sem possuir o outro, sem reduzir o outro a uma coisa sem se tornar viciado com o outro.
Se você se amar, a sua parte feia desaparecerá, será absorvida, será transformada. A energia é liberada daquela forma. Todas as coisas que são chamadas de pecado simplesmente desaparecem. Ame-se. Esse deveria ser o mandamento fundamental. Ame-se. Tudo o mais se seguirá, mas esse é o alicerce.
Osho