A Meditação é um processo muito simples: tudo o que você precisa encontrar é o botão certo. Os Upanishads chamam este botão certo de “observar”. Isto consiste em apenas observar o processo da sua mente, não fazer nada, pois nada precisa ser feito. Apenas seja um observador olhando o tráfego da mente: pensamentos passando, desejos, memórias, sonhos, fantasias.
Simplesmente mantenha-se sereno, observando, sem julgamentos, sem condenações, não dizendo “isto é bom” nem “isto é ruim”, não pegue os seus conceitos morais porque se não você nunca vai ser capaz de meditar.
Observar significa apenas estar na observação, sem envolvimento, sem preconceitos; este é todo o segredo da meditação. É simples! Uma vez que você pegue o truque, torna-se a coisa mais simples do mundo, porque todas as crianças nascem nesta inocência. Você já soube isto no útero da sua mãe, você já soube isto quando era uma criança pequena, então meditar é apenas uma redescoberta.
Meditação não é uma coisa nova, você já veio com ela para o mundo, a mente é que é uma coisa nova. Meditação é sua natureza, é o seu ser em si. Como pode ser difícil? Você só tem que saber o truque: observar.
Sente-se à margem de um rio e observe o rio fluindo. Às vezes passam galhos de árvores, às vezes passa um barco, às vezes pode ter uma linda mulher nadando no rio – apenas olhe, não se envolva, permaneça desidentificado, não fique excitado, não é para você fazer nada, você não tem nada a fazer, é o rio, e o problema é do rio. Você simplesmente se senta em silencio. Sentado em silêncio, aos poucos aprende-se a arte… e um dia, quando o seu observador for total, a mente se evapora.
© FisioQuantum
É tão incrível isso! Confesso que preciso meditar quase todos os dias, senão os pensamentos ficam confusos, a ansiedade vem e meu dia fica complicado. Necessito do silêncio, daquele contato comigo mesma, preciso colocar ''ordem no meu íntimo''. E a meditação me traz uma paz inexplicável.
E se você nunca meditou na sua vida, não sabe o que está perdendo, a hora é agora... Aproveite a calmaria do domingo, e vá fazer algo bom para a sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Sente-se num lugar confortável, onde não será incomodada(o) e respire profundamente contando até 4, prenda o ar contando até 2 e solte o ar pelo nariz, contando até 4. Tudo é treino. Comece fazendo isso por 5 a 15 minutos e vá aumentando conforme a sua necessidade. Eu comecei a meditar em 2012/13. Hoje medito quase todos os dias, de 15 a 30 minutos. Para mim é um prazer, uma necessidade. Já fiz muitas aulas de Meditação, há inúmeras práticas, técnicas e métodos. Esta que citei acima, é bem simples. Se você não tem tempo, pare pelo menos uns 5 minutinhos para relaxar e respirar.
No começo virão tantos pensamentos desenfreados, mas conforme a prática... os pensamentos cessam e tudo é equilíbrio e plenitude. Vamos meditar?