Cinco lições que você pode aprender com a arte e a realidade de Mario Quintana...
Um dos mestres da literatura brasileira, “poeta das coisas simples”, Mario Quintana (1906-1994) construiu uma trajetória que, para além das frases inesquecíveis de seus poemas, foi em si uma lição de vida.
1. Defenda suas convicções, mesmo quando elas parecem estranhas
Mario Quintana sempre assinou seu nome sem o acento agudo no “a”, ao contrário do que a norma diz. Quando perguntado sobre o porquê, o poeta gaúcho simplesmente respondia que havia sido registrado assim, e pronto. Não tinha pra quê mudar.
2. Reconheça que há objetivos que simplesmente não te servem para muita coisa
Mario Quintana tentou por três vezes uma vaga na gloriosa Academia Brasileira de Letras, sem sucesso. Mais tarde, ao ser convidado para uma quarta candidatura, com promessa de ser eleito por unanimidade, o poeta simplesmente disse “não, obrigado”.
3. O tempo é um dos bens mais preciosos que podemos ter na vida
O tempo foi um personagem presente em muitos dos escritos do poeta gaúcho. Mestre das coisas simples, uma das frases mais geniais do autor reflete a importância de usarmos nosso tempo com inteligência: “Não faças da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”.
4. Todo mundo tem dias (ou meses, ou anos) ruins: tenha paciência e persista
Apesar de escrever desde o começo da adolescência, Mario Quintana só teve o seu primeiro livro publicado aos 34 anos de idade. Chegou a ser despejado do Hotel Magestic, em Porto Alegre, onde viveu boa parte da vida, e que hoje tornou-se uma Casa de Cultura em sua homenagem.
5. Cuidar de si mesmo é o melhor que pode fazer pela sua felicidade
“Cuide do jardim e as borboletas virão até você” é uma das frases mais bonitas do poeta. Fica difícil pensar em uma forma tão singela e graciosa de promover o autocuidado. Ainda bem que a gente não precisa, o Mario já fez um brilhante trabalho com isso.