Anne with and E (3 Temporadas)
Anne with an E é uma série canadense baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e está disponível na Netflix.
Anne retrata o amadurecimento de uma garota que enfrenta adversidades e desafios para encontrar seu lugar no mundo e ser amada. Ambientada na ilha de Príncipe Eduardo no final do século XIX, a série acompanha a vida de Anne Shirley (Amybeth McNulty), uma jovem órfã que, após uma infância de maus tratos entre orfanatos e casas de estranhos, é enviada por engano para viver com um casal de irmãos em idade avançada. Com o passar do tempo, a pequena garota de 13 anos, transforma a vida de Marilla (Geraldine James), Matthew Cuthbert (R.H. Thomson) e de toda a cidade com seu jeito extrovertido, sua inteligência e imaginação brilhante.
A história é contagiante e faz você desenvolver uma empatia imediata pela Anne, pois são tantos adjetivos para essa garotinha... Sensível, extrovertida, inteligente, tagarela, poética, sonhadora, adorável, determinada, contemplativa, carismática, e não para por aí...
Falando só um pouquinho de Psicologia - Freud, Anna Freud e Melaine Klein concordavam com uma coisa, dentro da Psicanálise, quanto mais a criança brinca, mais saudável ela se torna, pois ao brincar, a criança está expressando e elaborando situações traumáticas. Ou seja, ao brincar, a criança ressignifica seus traumas e suas angústias. E essa série retrata muito bem isso... Anne usa muito da sua imaginação (criando castelos, príncipes, princesas, rainhas... etc), lê muito e fala excessivamente para criar ambientes mais leves e reconfortantes; evitando assim o contato com a realidade dos fatos que a fizeram sofrer, com o peso e a dor que eles trazem, só assim conseguirá sobreviver com tão pouca idade, em um mundo emocionalmente complexo e caótico. A menina Anne, precisa reinventar-se, aprender a permanecer e criar vínculos e realidades para recontar sua própria história.
Essa série foi um bálsamo nas minhas noites, Anne é tão cativante, que ela vai fazer você chorar, rir e refletir.
A série aborda temas atemporais como: adoção, racismo, homofobia, sexismo, feminismo, bullying, preconceito, homossexualidade, resiliência, superação, esperança, compaixão, etc.
Além da fotografia belíssima e da música incrível, todos os outros personagens são muito bem elaborados. Eu ando tão boazinha com vocês esses dias, que não escrevi nenhum spoiler dessa vez... rs. 😊
É impossível não se apaixonar por Anne Shirley Cuthbert! ♥
Infelizmente, essa série encerra sua jornada na Netflix (depois de 3 temporadas), trazendo aquilo que faz de melhor: dar esperança. É triste ter que dizer adeus, mas só nos resta agradecer o marco que a série deixou. Essa atitude parece ser algo que Anne faria...
Anne With An E, contudo, nunca será esquecida. Com seus floreios verbais e invocações lúdicas, a personagem nos devolveu o otimismo diante da vida. Aos que estão dormentes ao material do sonho, Anne pode ser um despertar.
Apesar de seu passado sofrido, Anne encontrou a beleza e a esperança no mundo. Quem dera se todos nós tivéssemos um pouquinho de Anne…