Como eu já expliquei nesse Blog, todo arquétipo carrega em si uma frequência-vibração, que se expressa no nosso mundo, de diferentes maneiras, tanto a nível consciente, quanto inconsciente. Cada arquétipo ativa no nosso cérebro um neurotransmissor, como por exemplo, dopamina, serotonina, noradrenalina, endorfina, regulando funções, despertando em nós sensações, emoções, pensamentos, ações e condutas diferentes, de acordo com cada arquétipo. Todo conhecimento e autoconhecimento é primordial tratando-se de arquétipos, pois se você tiver o lado sombra do arquétipo, isso poderá ressoar na sua vida. O meu conselho é: sempre que você estiver usando um arquétipo, lembre-se da auto-observação depois de alguns dias, sobre o seu estado emocional e seus comportamentos. A minha intenção aqui é passar a informação, agora, cabe a você usar o arquétipo com sabedoria. Quer um exemplo na prática? Muitos adoram o arquétipo da Águia (sim, ele é fantástico), traz a frequência da realização, autoestima, independência, liderança, sabedoria... etc, mas tem seu lado sombra, que é a arrogância, o controle, o isolamento social, além de trazer à tona a frieza.
Se você tiver algum desses traços na sua personalidade consciente ou inconscientemente, não importa, poderá potencializar esse aspecto, será ele que irá ressoar na sua vida, ao invés das qualidades maravilhosas que ele tem, por isso, a pessoa tem que estar preparada para assumir a responsabilidade usando qualquer arquétipo, porque mudanças ocorrerão em sua vida, além de um salto quântico de consciência.
Quer uma dica? Use o arquétipo da Águia junto com o arquétipo do Golfinho, para contrabalançar. Sempre que você for usar um arquétipo forte, use o golfinho ou o beija-flor, por exemplo. Muitas vezes é bom ressoar algo ruim, mas por quê? Para vir à tona e com clareza a nossa sombra, aquilo que não percebemos em nós. É claro que alguns arquétipos não trouxeram o resultado que eu imaginava, mas trouxeram aquilo que eu necessitava naquele momento, trouxeram essa clareza, essa capacidade de contato comigo mesmo, com meus pensamentos e sentimentos, além da autopercepção de crenças limitantes. Hoje nem vou citar o lado sombra dos arquétipos. Por isso, não se prenda muito a isso, lado sombra, lado luz. Não sei, se você conseguirá entender o que estou tentando expressar, mas é que a dimensão de um arquétipo é muito profunda, vai muito além das palavras. Apenas sinta-o com o seu coração!
Arquétipo do Lírio - Pureza, Amor, Inocência, Paixão e Felicidade.
Arquétipo da Joaninha - Abundância, Equilíbrio, Iluminação, Fé, Perdão, Conhecimento, Sorte, Renascimento, Confiança, Realização de Desejos, Equilíbrio e Felicidade.
Arquétipo da Libélula - Demolindo Ilusões, Poder da Luz, Entendendo os Sonhos, Mudança, Velocidade, Enxergando a verdade nas situações vividas.
Arquétipo do Arco-Íris - Renovação, Visão, União entre Céu e Terra, Destino, Esperança.
Arquétipo do Balão - Evolução, Crescimento, Inspiração, Felicidade, Realização, Ascensão, Leveza, Tranquilidade, Sonho e Poder.
Arquétipo da Uva - Prosperidade, Renascimento, Abundância, Fartura, Fertilidade (para quem quer filhos) e Alegria.
Arquétipo do Trigo - Prosperidade, Renascimento, Dinheiro e Alegria nos Relacionamentos.
Arquétipo da Orquídea - Pureza, Prosperidade Financeira e Clientes para o seu negócio.