Por Hélio Couto
Lendo esse texto de Hélio Couto, quero muito compartilhar com vocês o nome de um livro que li quando era bem jovem e nunca mais esqueci por causa das cenas dramáticas e terríveis que ele descreveu. O livro chama-se: Memórias de um Suicida, o autor espiritual Camilo Castelo Branco, sob o pseudônimo de Camilo Cândido Botelho, descreve à médium Yvonne A. Pereira sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio.
Um livro espírita, fantástico e enriquecedor, que ele vai descrevendo com detalhes seu sofrimento no Umbral (Vale dos Suicidas), mostrando-nos que a vida continua do outro lado, pois nossa alma é eterna... e por isso, que não adianta acabar com o sofrimento aqui, pois você o encontrará do outro lado em situações lastimáveis, e bem pior do que antes. Pois o espírito fica incessantemente repetindo as últimas cenas do trágico suicídio num looping que parece não ter fim. Só quando ele desperta para o arrependimento sincero, que a Misericórdia Divina pode ajudá-lo a trilhar um novo caminho e esse processo, pode demorar muito, para uns podem levar décadas, para outros, séculos... enfim, é um livro muito interessante e esclarecedor que retrata os conflitos do homem mundano, a sua ignorância sobre a espiritualidade e a imortalidade da alma! A leitura completa da obra, mostra que há um caminho de reconstrução para os arrependidos, pois há sempre esperança e misericórdia do outro lado, mas vai depender do esforço de cada um, em querer renovar-se.
Outro livro espírita extraordinário que fala sobre o Suicídio é o Ícaro Redimido, de Gilson Freire e ditado por Adamastor.
Nesta obra, é contada a história de Santos Dumont após a sua morte. Santos Dumont também tirou sua vida. Esse livro vai mostrar o cenário onde se desenvolve interessante estudo sobre os fenômenos degenerativos da alma humana, como a depressão, o suicídio e os ovóides, sob o ponto de vista da Ciência do Espírito. Além de descrever detalhes da vida do grande inventor e suas encarnações anteriores, justificando-se o seu empenho na importante missão de dar asas ao homem. O livro relata ainda a atuação dos Espíritos nos bastidores da II Guerra Mundial, mostrando-nos os seus horrores e o imenso equívoco dos conflitos armados. Esse livro, faz parte de uma trilogia, mas eu não li os outros dessa série, que são: Tabernáculo Eterno e Senda Redentora. Achei muito interessante essa leitura, pois explica como se desenvolvem os ovóides, ou seja, dependendo do nosso psiquismo desequilibrado, depois que morremos, podemos perder a forma com o tempo; e podemos virar um ovóide. Isso aconteceu com Santos Dumont, por causa do seu desequilíbrio interno desenfreado em não se perdoar. Seu envólucro espiritual começou a se modificar, através das fixações de pensamentos autodestrutivos, seus complexos, alienações e traumas, mas é claro que estou falando aqui resumidamente, o livro explica isso minuciosamente. É um livro complexo, que requer calma para lê-lo, mas muito instrutivo.
Tanto esse livro quanto o outro, eu os li há muitos anos... mas posso dizer que os dois ficaram registrados na minha memória, pois foram impactantes, por isso que eu recomendo a leitura. E aqui só fica uma ''ilustração'' do que pode acontecer, mas cada Ser é Único; e irá experienciar esse processo conforme o seu estado mental. Somos nós quem criamos o nosso paraíso ou o nosso inferno... tudo o que está dentro, ressoa fora.
Quem está considerando o suicídio como solução, deveria ler esses livros para nunca pensar nessa hipótese, pois isso agravará mais a sua dor. Procure ajuda profissional nesses casos.
Para aqueles que perderam quem amavam através do suicídio, por favor não julguem, nesse momento o que eles mais precisam é de amor, compreensão e orações.