Edifício Copan -SP
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."
Oscar Niemeyer
Catedral de Brasília
Memorial da América Latina
Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."
Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto.
Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em 1929, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Viúvo desde 2004, casou-se em novembro de 2006, com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
Depois do Museu de Arte Contemporânea (MAM) e do Teatro Popular, o arquiteto Oscar Niemeyer vai deixar mais uma marca em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A Secretaria estadual de Obras lança, nesta quinta-feira (23), um edital de licitação para construção de uma torre panorâmica.
O projeto vai ficar no Caminho Niemeyer, próximo à estação das barcas, e está orçado em R$ 20 milhões. A previsão é que as obras comecem em dezembro e sejam concluídas em um ano.
A torre terá 60 metros de altura, igual ao Vão Central da Ponte Rio-Niterói, e uma visão de 360 graus. A ideia é que o topo seja um mirante e a base sirva de centro de informações turísticas
"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral."
Oscar Niemeyer
Trailer do documentário "Oscar Niemeyer: A Vida É um Sopro", de 2007.
Atualização:
- Após um mês de internação, Oscar Niemeyer, gênio da arquitetura faleceu hoje, dia 05 de dezembro de 2012 às 21:55h de insuficiência respiratória, com 104 anos.
Oscar Niemeyer era um homem modesto. Para os íntimos, ele confessou que não conseguia entender a razão de tanta reverência. “Trabalhei muito, fiz meu trabalho na prancheta, como um homem comum...”
''A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.''
Oscar Niemeyer (1907 - 2012)