Olá meus amores, tudo bem? Hoje o assunto será mais para as mulheres, mas se você que é homem, tiver muito cabelo, ou cabelo médio a longo e está com queda capilar, esse post é para você também. Vem comigo... 😉
Todos nós precisamos de um Cronograma Capilar, que é um tratamento intensivo semanal, para deixar as nossas madeixas bem sedosas e prevenir o ressecamento, a quebra e a queda capilar.
O que você vai precisar? De 3 máscaras capilares e de um óleo vegetal, cada máscara tem a sua função especial, mas calma que lá no final desse post, eu dou umas receitinhas caseiras que vão funcionar.
Na primeira semana Hidratar, na segunda semana Nutrir, na terceira semana, Restaurar os fios. E se necessário, na quarta semana fazer uma Umectação. Isso é um cronograma capilar. Se você não tiver tempo, faça no fim de semana e/ou no chuveiro mesmo, só a umectação que é um pouquinho mais trabalhosa.
- Uma máscara de Hidratação - A hidratação vai repor a água, que o cabelo perde todos os dias com o sol, poluição, vento, ar condicionado, secador, chapinha, alisamentos, colorações, descolorações ou químicas em geral, além do mar, piscina... etc.
- Uma máscara de Nutrição - A nutrição vai repor os lipídios, que são óleos e gorduras, nutrindo os fios.
- Uma máscara de Reconstrução - Reparação ou Restauração- A reconstrução ou restauração do fio, vai repor a massa perdida, a queratina e os aminoácidos que vamos perdendo no dia a dia, deixando o cabelo mais forte, encorpado e resistente contra a queda dos fios. A HNR (hidratação, nutrição e restauração) são fundamentais para a saúde dos fios.
- A Umectação - A umectação é a minha etapa favorita, pois como o meu cabelo é bem seco do comprimento até as pontas, ele sempre fica lindo depois da Umectação. Pode ser feita uma vez por mês somente, ou uma vez por semana... com um óleo vegetal da sua preferência. Pode ser óleo vegetal de coco, ou óleo de argan, óleo de abacate, azeite de oliva extra virgem, óleo de rícino, semente de uva, jojoba, amêndoas... etc). Passe no comprimento do cabelo até as pontas e deixe no cabelo de 1 a 8 horas. Quando eu faço a umectação no meu cabelo, deixo 2 horas, ele fica muito nutrido e macio, com menos frizz e com aquele brilho! Nossa, meu cabelo agradece!😊 Para quem não tem tempo, pode dormir com o óleo no cabelo, coloque uma touca ou forre o travesseiro, e no dia seguinte lave com shampoo e condicionador, para finalizar. Na umectação, não é necessário exagerar no óleo vegetal, senão depois você vai penar para tirar todo esse óleo do cabelo. Uma colher de sopa é o suficiente para fazer no cabelo todo. Se você encharcar seu cabelo com óleo vegetal, ele ficará muito pesado depois que você lavar e secar.
Na hora do banho mesmo, numa semana hidratar, na outra semana nutrir os cabelos e na semana seguinte, restaurar os fios, pelo menos uma vez ao mês. Nutrir e hidratar todo mundo precisa, mas a reconstrução ou reparação é indicada para quem faz colorações, descolorações ou alisamentos, ou usa muito o secador, chapinha e modelador. No meu caso eu preciso fazer esses 3 procedimentos, mas acredito que se o seu cabelo estiver bom, fazendo uma hidratação, nutrição ou umectação, e uma restauração por mês, já vai ser o suficiente. Agora, se você estiver com queda capilar, necessita fazer a restauração ou reconstrução dos fios, duas vezes ao mês ou mais, dependendo de cada cabelo.
Exemplo: lavar o cabelo com o shampoo do seu uso diário, enxáguar, passar a máscara mecha por mecha e deixar o tempo que o fabricante indica no rótulo, depois enxáguar e condicionar. Sim, é necessário passar o condicionador por último, para selar a cutícula dos fios.
E uma vez por mês, fazer a Umectação. A umectação deve ser feita com o cabelo seco, pode estar sujo, não tem problema, pois depois você irá lavá-lo.
Saiba que a queda capilar é multifatorial, o emocional pode estar contribuindo para isso também, como o stress, a ansiedade, a depressão... etc. Além disso, problemas hormonais também causam queda capilar, mas se esse não for o seu caso, o cronograma capilar pode te ajudar.
Dias atrás, estive num salão de beleza para cortar um pouquinho as minhas pontas e descobri que tive um corte químico. O Corte químico é quando há uma incompatibilidade de química no fio do cabelo, por exemplo incompatibilidade de uma coloração e um produto de alisamento, por exemplo, que acho que foi o meu caso, e o cabelo começa a se quebrar e a cair. Graças a Deus o meu corte químico foi leve, comparado aos que andei vendo no Google. O meu foi na nuca, só eu que percebo, mas meu cabelo que sempre foi enorme e cheio, começou a ficar ralo e fino, de uns meses para cá. Sabe o que me deixou mais perplexa e triste com tudo isso, é que mesmo sempre indo em bons salões de cabeleireiros nunca fiquei sabendo que meu cabelo precisava de um bom cronograma capilar. Nossa, quando cheguei em casa, comecei a pesquisar tudo sobre corte químico, queda e quebra de fios, restauração de fios, nutrição, umectação, e descobri o tal do cronograma capilar... Além disso, encontrei lá no YouTube, dois profissionais maravilhosos e simpáticos: Bia Rivillini (que também sofreu um corte químico e hoje ela é cabeleireira e terapeuta capilar), e o Abner Matias (que fala tudo sobre Cronograma Capilar e vários assuntos de cabelo), então resolvi compartilhar com vocês esses assuntos, pois percebi que muita gente também desconhece o que é um Cronograma Capilar. Se você tiver mais dúvidas, esses profissionais irão te ajudar bem melhor do que eu, assistam os vídeos deles lá no YouTube, que eles são ótimos, e eu já sigo os dois por lá! 💖
Há tantas marcas de máscaras nas perfumarias, nas farmácias e nos mercados, que se você não se controlar, vai querer experimentar todas, mas calma, isso é desnecessário. Você precisa de apenas 3 máscaras boas, que possam dar o resultado que você espera. E hoje em dia temos uma gama infinita de bons produtos por aí, desde as mais carinhas: (Kérastase, L'Oréal Profissional, Joico, Keune, Senscience, Redken, Schwarzkopf, Moroccanoil, L'Anza, Sebastian, Revlon, Wella, Truss, etc) até as de preço médio: (Stronda, Prohall, Lola Cosmetics, Salon Line, Felps, Yenzah, Inoar, Haskell, Soft Hair, Amend, Ykas, Eudora, Oboticário, Natura, Aquaflora, Forever Liss, etc) e as mais em conta, que também podem te ajudar: (Skala, Elséve, Pantene, Novex, Tresemmé, Yamasterol, etc). Tem para todos os bolsos e gostos. Lógico, que citei aqui apenas algumas. Todas elas poderão funcionar, mas umas mais rápidas e outras a médio e longo prazo, dependendo do estado do seu cabelo, mas não vale desistir hein?!
Para quem é vegano, os produtos da Skala são 100% veganos. Já as marcas da Lola Cosmetics, Yenzah, Salon Line, Inoar, algumas opções são veganas, e algumas No poo e Low poo, mas esses assuntos de No Poo, Low Poo e Co-Wash, vão ficar para uma outra postagem.
Se o seu cabelo estiver muito danificado, elástico, poroso e você puder investir em máscaras de alta tecnologia, eu te aconselho a investir sim. E não precisa ser as 3 máscaras da mesma marca. Esse assunto é bem polêmico, pois também andei vendo lá no YouTube, que muita gente conseguiu recuperar o cabelo do corte químico com marcas mais baratinhas, tudo vai depender da sua disposição de seguir um cronograma capilar corretamente toda semana.
O ideal é ter 3 máscaras. Agora, se o seu dinheiro estiver curto, você pode ter apenas 1 máscara de hidratação, não tem problema algum nisso, e vou deixar umas dicas aqui, para potencializar os resultados. Separe a quantidade de máscara que vai ser usada naquele dia e num recipiente faça essa misturinha: Para aplicar a máscara o cabelo tem que estar limpo e úmido, lave com shampoo antes, passe a máscara, enxágue e finalize com um condicionador sempre.
- No dia da hidratação: coloque na sua máscara 1 colher de sopa de soro fisiológico, 1 tampinha de glicerina bidestilada e 1 tampinha de bepantol solução ou D-pantenol. E se quiser pode adicionar 1 colher de sobremesa de mel também, pois ele é bem hidratante. Coloque esses ingredientes na quantidade que você separou para fazer a hidratação.
- No dia da nutrição: coloque na sua máscara 1 colher de sopa de óleo vegetal de sua preferência. Ou escolha dois óleos e coloque 1 colher de chá para cada óleo vegetal, na quantidade que você separou para fazer a nutrição. Pode ser óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, murumuru, argan, pracaxi, amêndoas, óleo de abacate, semente de uva, jojoba, etc.
- E no dia da reconstrução: coloque na sua máscara queratina líquida (2 colheres de sopa), na quantidade que você separou para fazer a reconstrução. Ou passe no cabelo todo, do comprimento até as pontas a queratina líquida pura com os cabelos úmidos e limpos; e deixe agir por 10 minutos e sem enxaguar passe a máscara por cima e deixe agir por mais 5 minutos. Enxágue e condicione os cabelos com 1 colher de vinagre de maçã (misturar o vinagre no condicionador), deixar 1 minuto e enxaguar.
Essas receitas acima funcionam, mas se o seu cabelo estiver elástico, invista numa boa máscara de reconstrução.
Resumindo tudo: 1 vez na semana (se o seu cabelo não estiver muito danificado), fazer o cronograma capilar...
Primeira Semana: Hidratação
Segunda Semana: Nutrição
Terceira Semana: Restauração ou Reconstrução (de 15 em 15 dias)
Quarta Semana: Umectação
E se você adora um secador, ou uma chapinha, ou um babyliss, jamais esqueça de passar nos fios antes, um protetor térmico. E depois um óleo reparador de pontas.
O meu cronograma capilar é bem parecido com esse abaixo. E já notei um avanço incrível, meu cabelo parou de cair, já nos primeiros dias de cronograma.
Analise o seu cabelo, se possível com um profissional, e veja do que ele mais necessita nesse momento, se nutrição, hidratação ou reconstrução e mãos à obra! 😊
Fiquem com Deus e até a próxima pessoal! Beijos
Atualizado em Outubro de 2021
Olá meus queridos amigos, bom dia!
Bom, como todos vocês sabem tive um corte químico no meu cabelo o ano passado (ainda bem que foi só na nuca), e de lá para cá tive que começar a tratá-lo frequentemente. Sim, eu era um pouco relapsa com o meu cabelo. De vez em quando que eu fazia uma hidratação ou uma umectação, mas depois disso tive que montar um cronograma capilar. A minha sorte é que eu sempre usei bons shampoos, condicionadores e leave-ins, senão o estrago teria sido muito pior. Além disso tudo, mesmo iniciando um cronograma capilar, não via os resultados surtirem efeito. Imagine você acordar todas as manhãs, olhar no seu travesseiro e se deparar com pedacinhos de cabelo espalhados. Ai gente, é desesperador. 😓 Nada estava dando certo, cronograma capilar, umectações, fronha de cetim, cortei o cabelo e nada adiantou. O que eu pude perceber nesses quase 11 meses de cronograma capilar? Que para mim foi fundamental investir em uma boa máscara de Reconstrução. Se você faz químicas no cabelo, não tem jeito, máscaras de ''potão'' não vão ser suficientes para tratar o seu cabelo. Deixe essas máscaras para a etapa de hidratação, co-wash e pré-poo, ou use essas máscaras para tirar a umectação do cabelo, antes de lavar com o shampoo. Elas são ótimas para isso.
Umectações, queratina líquida não deram certo para o meu cabelo e nem receitinhas caseiras antiquebra. 😟
No meu caso, eu estava com quebra capilar e queda ao mesmo tempo, meu cabelo estava partindo e tive que investir em máscaras com alta tecnologia, sim. Usei máscaras baratinhas, máscaras medianas, máscaras de manutenção e nada adiantava... Quando comecei a investir em máscaras profissionais, de alta performance as mudanças surgiram e o meu cabelo começou a melhorar depois de 3 -4 meses.
Depois de muito experimentar, o que realmente funcionou no meu cabelo, vou deixar abaixo... Você não precisa ter todas elas, tendo uma, já ajudará bastante. Vou continuar batendo nessa mesma tecla, se não puder investir, invista só em 1 máscara de reconstrução, que é a mais importante para o seu cabelo ganhar massa, força e resistência, principalmente os cabelos com química e que estão quebrando. Veja abaixo algumas opções:
Meu cronograma capilar nos dias atuais...
Obs: Se o seu cabelo não estiver danificado, você não necessita dessas máscaras abaixo. Máscaras brasileiras, como OBoticário, Natura, Amend, Lola Cosmetics são maravilhosas. Eu tenho e recomendo; Match OBoticário (Fonte da Nutrição e Match Cauterização); Natura (Patauá) ou (Murumuru), Amend (Óleos Milenares); Lola Cosmetics (Argan Oil, Morte Súbita ou Dream Cream)... etc.
Hidratação: Pro Longer, da L'Oréal Professionnel ou All Soft, da Redken. Ou qualquer uma que hidrate bem, como Lola Cosmetics, Amend, Natura, etc.
Nutrição: Moisture Recovery Treatment Balm, da Joico (hidro-nutritiva) ou Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, da L'Oréal Professionnel (nutri- reparadora) ou Moroccanoil Intense Hydrating (hidro-nutritiva). Ou alguma máscara de Nutrição da Natura, Lola Cosmetics, Amend, ou OBoticário, etc.
Reconstrução: Résistance Masque Thérapiste, da Kérastase (graus 3 e 4 de danos) ou Extreme Strength Builder Plus, da Redken ou Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, da L'Oréal Professionnel (nutri-reparadora), ou Inner Restore, da Sencience ou K-Pak Color Therapy Luster Lock, da Joico.
Essa é a minha etapa preferida, por isso que eu gosto de investir nela. Um ótimo custo-benefício é o Kit de Chantilly da Stronda, ou a máscara Elixir Premium, da Stronda, que são excelentes também.
E esse papo de fazer reconstrução só 1 ou 2 vezes por mês, vai depender muito do estado do seu cabelo. Quando o meu cabelo estava elástico, cheguei a fazer 3 reconstruções na semana. Então, isso é muito relativo. Meu cabelo é grosso, cacheado, seco nas pontas e com química, então para ele ficar comportado e nutrido, não é qualquer máscara que dá certo, mas essas que estou indicando deram certo para mim. Sempre compro máscaras em promoção, nunca pago o preço cheio, então aconselho você a ficar de olho nos sites da Beleza na Web, Época Cosméticos, Sephora, Lojas Americanas, que em época de Black Friday ou durante o ano mesmo, aparecem algumas promoções. Ter uma ou duas, já são mais do que suficientes para você ter um cronograma legal.
Acidificante: Quem faz química no cabelo precisa de um bom acidificante, eu comecei a usar o da K. Pro.
Protetores Térmicos - Nunca esqueça de usar um bom protetor térmico, se você for usar fontes de calor, gosto muito dos protetores da L'Oreal Professionnel (Absolut Repair Gold Quinoa, ou Absolut Repair Pós Química, ou Expert Nutrifier, ou Expert Pro Longer).
Óleos Reparadores para a Finalização: Óleo Extraordinário da Elseve ou Óleo Advance Techniques de Argan & Camélia da Avon, ou óleo de Patauá, da Natura.
Escolha sempre marcas profissionais, se o seu cabelo estiver muito danificado ou elástico. Marcas como: Kérastase, Redken, Sebastian, Joico, L'Oréal Professionnel, Wella Professionals, Sencience, L'Anza, Schwarzkopf e as nossas brasileiríssimas Stronda, Truss, Natura, OBoticário, Amend, Lola Cosmetics, etc... são máscaras que tem tecnologia. Demanda muita paciência para tirar um cabelo do estado elástico, ele não vai ficar bom do dia para a noite, mesmo com tantas máscaras de alta performance. Eu levei uns 2 meses, fazendo reconstruções constantes para sair do cabelo elástico, não é tão fácil assim como se imagina, meu cabelo não ficou duro e nem quebradiço, pela tecnologia das máscaras que usei.
Graças a Deus, hoje meu cabelo está mais encorpado e sem quebra, mas se eu descuidar, ele volta a ficar sem vida, então hoje ainda faço um ou dois tratamentos durante a semana. Parei com as escovas progressivas, mas continuo com o tonalizante todo mês e usando o secador sempre que lavo os cabelos – 4 vezes na semana, e como sabemos, o secador também é um dos grandes inimigos do cabelo. Esses são os meus produtos do momento, na foto abaixo ainda estão faltando a Color Therapy Luster Lock, da Joico e a Inner Restore Intensif, da Sencience, que acabaram. Gosto muito de todas essas minhas máscaras da foto abaixo, mas quando elas terminarem, confesso que ficarei só com 3 ou 4 máscaras... que são as minhas queridinhas; e elas são:
- Résistance Masque Thérapiste, da Kérastase.
- Moisture Recovery Treatment Balm, da Joico.
- Pro Longer, da L'Oréal Professionnel ou All Soft, da Redken.
Espero que tenham gostado pessoal, até a próxima! Beijos ♥