Sombra é o lado obscuro da sua personalidade. É tudo aquilo que você não admite pra si mesmo que possui e você tenta esconder de todas as formas possíveis. É tudo aquilo que você se incomoda em assumir e vive tentando esconder de si mesmo e dos outros. Todo medo, ciúme, inveja, rejeição, ansiedade, receio, preconceito - tudo que atrapalha a fluidez da vida é sombra.
É quando, por exemplo, você vivencia uma situação muito traumática e ao invés de admitir pra si mesmo que vivenciou tal situação e teve tal reação, joga tudo pra debaixo do tapete e simplesmente esquece o que aconteceu. Isso faz com que você permaneça vivenciando o trauma sem saber. Você age em piloto automático, como se entrasse numa máquina do tempo e ficasse preso naquele evento de forma indefinida.
Desse modo, toda sombra que você possui é responsabilidade sua. A sombra não é externa, ela vem de você e cabe a você mesmo identificá-la.
Outro detalhe é que a sombra não é do mal. A sombra tenta te impulsionar a crescer, por mais desconfortável que ela seja.
Como identifico uma sombra?
A todo momento a sombra tenta se mostrar a você. Existem formas variadas de você identificar alguma sombra, entre as mais comuns:
Gatilhos
Sabe quando alguém fala algo ou faz algo, você vê e sente um incômodo tão grande na boca do estômago e na garganta que não para de pensar naquilo o dia inteiro, e então vem a enchente de pensamentos negativos? Isso foi um gatilho, que te fez reviver uma experiência negativa do passado. Você, de forma inconsciente, não admite pra si mesmo que viveu a situação e que isso te afeta. O gatilho te ajuda a identificar suas reações, a área da sua vida que foi afetada e você pode soltar essa situação e integrar essa sombra.
Medos
Quais medos você tem de que algo ruim aconteça com você? Isso geralmente está ligado a traumas do passado e seu receio de que algo negativo se repita. Liste todos os seus medos, seja honesto consigo mesmo e admita o que sente quando você pensa na possibilidade disso acontecer. Aceite sem julgamentos.
Inveja
Você tem inveja de alguém por conseguir algo tão facilmente e você não? Qualquer inveja diz mais sobre você do que sobre eles. Identifique sua inveja e não se puna, olhe para ela com olhos neutros e integre essa sombra.
Limites
Qual limite você coloca para si mesmo? Esse limite é o limite da sombra, que te impede de seguir em frente. Você só se permite ganhar uma determinada quantia em dinheiro, sem progredir? Ou não se acha merecedor de estar com alguém legal? Ou nem mesmo acredita que exista alguém legal, pensando que todo homem e mulher é igual? Esse é o limite da sombra, que te impede de enxergar além das limitações da sua experiência passada.
Identifique suas limitações
Sombra é um assunto muito vasto e difícil de ser resumido em uma postagem. Por isso, recomendo a leitura do livro Ao Encontro da Sombra, de Connie Zweig.
Qual é a relação de arquétipos com sombras?
Tudo que existe tem seu lado luz e sombra, inclusive os arquétipos.
Um exemplo clássico é o arquétipo da Águia, que no seu lado luz representa liderança, sucesso e autoestima, mas no seu lado sombra representa arrogância. Porém, o lado sombra do arquétipo só vai te afetar se você já tiver aquilo dentro de você.
Se você sentir o efeito de um lado sombra de determinado arquétipo, é porque aquilo surgiu para te ajudar a identificar uma parte da sua sombra a ser aceita, expressa e integrada.
Se por acaso você começar a agir debaixo da Cleópatra e começar a ficar agressivo (a), é porque a agressividade está presente em você e você mesmo tem a responsabilidade de identificar, aceitar e integrar essa característica.
Ninguém é "vítima" da sombra porque ela não é do mal, ela só é algo desconhecido por você que precisa de luz (precisa que você a reconheça devidamente).
É preciso ter autoconhecimento e conhecimento de cada arquétipo, saber como ele atua e principalmente conheer a sua sombra.
Arquétipo não atua de forma "mais ou menos". Ele atua por inteiro, sem limitações. Então você vai ter que abrir mão de muito do que acredita para permitir com que ele seja ativado.
''Aqueles que ignoram sua sombra ou não a reconhecem, estão sentados em um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento.''
Por isso que nesses casos, o autoconhecimento é fundamental, pois a partir do autoconhecimento vem a autoconfrontação, ou seja, tomando consciência do meu ''eu inferior'', eu consigo aprimorá-lo.