Adormecer ou reduzir a ansiedade pode nunca ser tão fácil quanto contar 1-2-3, mas alguns especialistas apostam que um conjunto diferente de números – 4-7-8 – chega muito mais perto de fazer a mágica acontecer.
“Muitas dificuldades de sono consistem na luta das pessoas para adormecer, porque sua mente está acelerada”, disse Rebecca Robbins, instrutora de medicina na Harvard Medical School e cientista associada na divisão de distúrbios do sono e circadianos no Brigham and Women’s Hospital em Boston. “Mas exercícios como a técnica 4-7-8 dão a você a oportunidade de praticar estar em paz. E é exatamente isso que precisamos fazer antes de irmos para a cama”.
“Isso não ‘faz você dormir’, mas pode reduzir a ansiedade para aumentar a probabilidade de adormecer”, disse Joshua Tal, psicólogo clínico do estado de Nova York.
Os sintomas mais comuns do estresse e da ansiedade incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho e preocupação excessiva. Tanto o estresse como a ansiedade de curto ou de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.
A prática de respiração 4-7-8 pode ajudar a ativar seu sistema nervoso parassimpático – responsável pelo descanso e digestão – o que reduz a atividade simpática, colocando o corpo em um estado mais propício ao sono reparador e ao relaxamento no seu cotidiano. Ativar o sistema parassimpático também dá ao cérebro ansioso algo para se concentrar.
Com esse exercício respiratório, o que vemos é um aumento na amplitude das ondas teta e delta (cerebrais), que indicam que se está no estado parassimpático, além disso, a respiração lenta como a técnica 4-7-8 reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 e melhora a função pulmonar.
O estresse não gerenciado pode aparecer na forma de dificuldades para dormir, quanto mais você praticar a técnica 4-7-8, melhor você se tornará, e mais seu corpo e sua mente a incorporarão à sua lista usual de ferramentas para gerenciar o estresse e a ansiedade.
A respiração 4-7-8 consiste em: Inspire com o nariz durante quatro segundos; Segure a respiração durante sete segundos; Expire completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Apenas isso. E se quiser, poderá fazer um ciclo com 3 repetições, ou até sentir-se relaxado.
Você pode praticar a respiração a qualquer hora do seu dia e principalmente à noite, se você sofre com a insônia. Tire 5 -10 minutos do seu dia para relaxar, que seu corpo e sua mente vão agradecer.
Além de tudo isso, cuide da sua alimentação, faça atividades prazerosas, tenha hobbies, exercite o seu corpo pelo menos 2 vezes na semana. Pode parecer uma forma bem simplista de enxergar a vida, eu sei... mas um passo de cada vez, já é bastante para alguns. Para quem quer mergulhar no processo e saber as causas emocionais, precisa procurar terapia, e também sei que muita gente não tem condições financeiras ainda para isso, por isso fica a minha dica aqui: vá em busca de autoconhecimento, leia mais, assista vídeos motivacionais, invista em você e procure ser feliz.
Saiba controlar o seu estresse, sua insônia e a ansiedade. Não permita que sua energia seja facilmente alterada pelo ambiente a sua volta. Feliz é quem desistiu de mudar os outros e está lapidando a si mesmo. Buda já dizia:''A PAZ vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.''
Pratique a filosofia Kaizen... Em japonês, kaizen quer dizer melhoria contínua. Trata-se do ato de incluir melhorias consistentes no seu dia a dia, fazer com que você seja melhor hoje do que era ontem, dando um passo de cada vez. Tornar-se 1% melhor todos os dias é um jeito prático e simples, pode parecer menos emocionante que ir atrás de uma grande vitória, mas os resultados serão mais fortes e sustentáveis.
Pense nisso!