Olá meus queridos! Boa tarde! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Ontem me contaram uma história e achei bem pertinente compartilhar com vocês, alguns tópicos aqui, resumidamente, é claro.
“Cris, meu relacionamento acabou, fui traída, quero entender o que fiz de errado e quero voltar a ser feliz. Não foi a primeira vez que perdoei. Dessa vez, cansei.”
Meu bem, jamais sinta-se culpada por uma relação que não dependia só de você. Saiba que você fez tudo o que estava ao seu alcance, até perdoou algumas vezes, então, você agora merece ser feliz. Talvez essa culpa que você esteja sentindo, foi por ter sido boa demais para o outro, uma vez que, tudo foi conversado antes, e você disse que não toleraria mais isso na sua vida. E tudo voltou a acontecer de novo. Então, chegou a hora da mudança!
De agora em diante é analisar porque você ficou tanto tempo aceitando essas atitudes e comportamentos inadequados ou inaceitáveis do outro? Pense nisso.
Talvez por medo… medo da solidão, carência afetiva, padrões repetitivos familiares, dependência emocional, insegurança, apego, questões na autoestima, crenças limitantes, bloqueios internos..., enfim, mas quero que você saiba que sozinha você já estava nessa relação; Há situações que não se devem mais aceitar e elas podem estar tão enraizadas no dia a dia que você enxergava como “normais”, porém não eram. E você precisa identificar essas atitudes ou comportamentos nocivos em você, ou no outro; e principalmente libertar-se delas.
Quais dessas atitudes você permitiu em sua vida?
Aceitar desrespeito de qualquer forma ou um comentário rude sobre você ou uma ironia, mesmo que sutilmente... essa tolerância cria um círculo vicioso, onde você passa uma mensagem para o outro que ele pode te tratar de qualquer maneira, porque você permite ser tratada assim. Então, tome cuidado com o que você permite dentro dos seus relacionamentos. Estabelecer limites claros é mais do que necessário.
Jogos psicológicos de manipulação, através de chantagem emocional, mentiras, dominação, controle, ciúme excessivo, entre outras estratégias. Jamais permita ser subestimada pelo outro. Toda relação saudável necessita ser de igual para igual, e jamais um querer subjugar o outro.
Saiba conversar sobre o que está incomodando, para que um único problema não vire uma bola de neve. Tem gente que fica deixando para lá, jogando para debaixo do tapete, engolindo sapos, e quando percebe aquilo ficou insustentável… Isso é uma forma de anular-se. É essencial, sempre que for discutir a relação, falar como você se sente em todas as situações e jamais apontar os defeitos do outro… senão, o outro não poderá entender o que você espera dele. Todo conflito para ser solucionado, baseia-se em comunicação não violenta, com muita calma, paz, respeito e amor. A integridade emocional de ambos, precisa ser preservada, esse é o maior ato de amor que você pode praticar para uma relação dar certo. Por exemplo: quando você age dessa maneira (.......) eu me sinto assim: e diga o sentimento: (insegura, nervosa, triste.......). Entenderam? Essa é uma comunicação madura, baseada na honestidade e autenticidade.
Você também disse que percebeu bem tarde, que estava sendo traída. Porém, dá para perceber quando alguém está traindo, há alguns sinais bem sutis, como mudanças em certos comportamentos. O segredo é saber observar. Por exemplo: se o outro vive chegando atrasado, fora dos horários rotineiros, te colocando em segundo plano, te trocando pela tela do celular constantemente, está com alguns comportamentos novos e repentinos, que não tinha antes como: vaidade demais, compras demais, quando toca o telefone no carro, por exemplo, reluta em atender pelo viva voz… isso pode ser alguns indícios. Vocês não fazem mais coisas juntos, como antes. Tudo vai ficando para depois… Os encontros a dois diminuíram. As viagens a dois também ou são cada vez mais raras. Os finais de semana juntos, idem. Comportamentos de nervosismo, ansiedade ou preocupação, quando você chega de repente e ele está no celular. Antes era de um jeito e agora mudou muito… Dá para saber sim, os comportamentos da pessoa mudam. Quero ressaltar, que não dá para generalizar, porque cada pessoa é única, tudo exige muita paciência e observação. Aqui foi só um exemplo.
Em qualquer casamento ou namoro, esse tema sobre traição precisa ser conversado, você pode falar o que é aceitável dentro de um relacionamento e o que é inconcebível para você… e pontuar o que pode acontecer se algo sair do combinado. Se o outro mesmo assim, fizer algo inegociável, chegou a hora de decidir-se. Esses acordos entre o casal são fundamentais para estabelecer a dinâmica da relação. A traição não se baseia apenas na relação física com outra pessoa, vai muito além disso, flertar online nas redes sociais, contar mentiras para evitar uma discussão, procurar outras pessoas ou envolvimentos, trocar mensagens com conteúdo sexual... etc. A quebra da lealdade no relacionamento é uma forma de traição.
Relacionamento é como uma dança, os dois tem que estar no mesmo ritmo. Não estou dizendo aqui, que relacionamento bom não tem discussões, altos e baixos e conversas difíceis… tem sim. E digo mais, são nos momentos mais difíceis que você percebe se o outro vai ficar ou se vai sair da sua vida, porque são nesses momentos cruciais que o amor se fortalece e o casal se aproxima mais um do outro e a vontade de estarem juntos aumenta. Prestem muita atenção... nos altos e baixos do relacionamento, porque nunca é no alto, que o amor se fortalece. É sempre no baixo, que ele se fortalece. É sempre no baixo também, que o outro se revela como ele verdadeiramente é.
Uma coisa que me chamou a atenção foi quando você disse: ''não conversamos mais sobre a relação, desisti, ele é muito fechado sobre os sentimentos, é racional demais e nunca se abre se está feliz ou não.''
Quando só um lado se importa, leva a sério a relação. Quer conversar, saber o que está acontecendo, e há um descompromisso do outro lado; a relação fica muito desgastada. Não dá para amar pelos dois. E ninguém muda ninguém. Mude por você. E se precisar, procure ajuda profissional. Você vai superar. Eu senti que você está frustrada e com raiva, por ter tentado demais em vão, e por ter confiado mais uma vez. Porém, agora, você tem a absoluta certeza, que esse relacionamento não é para você. Quando há uma ruptura na confiança do casal, a relação fica muito complicada.
Essa frase eu levo para a minha vida… “Aconteceu o que tinha que ter acontecido, tudo está na sua perfeita ordem divina.”
Por mais difícil que seja agora, lá na frente você vai entender com um outro olhar e saber ressignificar o quanto tudo isso foi libertador para a sua vida! Ou seja, o que você acha hoje que deu errado, lá na frente você vai entender que foi a coisa mais acertada que poderia ter acontecido.
Você destacou, que anda mudando muito internamente… e as pessoas não te reconhecem mais. Claro, que isso é muito natural! Pois ninguém passa por uma tempestade como essa e sai o mesmo de antes. Dentro de cada um, existem muitas renúncias, dores, cicatrizes e sacrifícios que ninguém vê. O que você suportava antes, você já não quer mais aceitar. Deu um basta! Todos somos humanos e isso faz parte da nossa evolução. É muito comum pensar, repensar, aprender e mudar! Não há nenhuma incoerência nisso. Incoerência seria permanecer a mesma pessoa para sempre. Estamos em constante mudança, o que eu penso hoje, posso deixar de pensar amanhã… e está tudo bem. Vamos evoluindo, nos moldando, nos transformando conforme as nossas experiências, subjetividades, vivências e escolhas de vida. Sua família jamais imaginou que você fosse reagir daquela maneira, que tivesse a determinação e a coragem de pegar todas as coisas dele, colocar numa mala, mudar a fechadura da casa, colocar tudo na garagem... e ainda pedir o divórcio! Foi uma surpresa e um baita susto! Você também suportou muito e aguentou demais.
Eu confesso que gostei muito dessa sua atitude, de mulher empoderada, de amar-se profundamente agora, de quebrar tradições ou padrões de comportamentos enraizados, de estabelecer objetivos claros, bem traçados e manter-se firme na sua decisão! Sem dizer uma única palavra, decidida... foi lá e simplesmente fez o que tinha que ser feito... só disse que queria o divórcio e virou as costas, com toda classe e elegância.
Amei esse seu comportamento de jamais entrar naquele papel de vítima e principalmente não querer discutir. Se mostrou madura, forte e resiliente. 👏
Não pense que os dias serão fáceis, mas com certeza você deu o primeiro passo para renascer. Se dê o direito de chorar, de sofrer por uns dias e se dê o direito de recomeçar. O mais importante de tudo isso é que você descobriu a sua imensidão, você viu que não é mais uma onda no oceano, e sim o próprio oceano. E eu espero de coração que você continue se enxergando dessa forma, nessa visão bonita que agora você tem de si mesma. Eu sei que a vida te exigiu decisões difíceis, bem dolorosas de serem tomadas, mas saiba que o desconforto, era a tua alma pedindo uma transformação, uma mudança. E da maneira mais nobre, você foi lá e deu o seu recado... o seu basta.
Obrigada pela confiança. Adorei conhecer a sua história. Tive tanto orgulho de você, mesmo não te conhecendo pessoalmente! Você não é culpada de nada e deixe o passado para trás, esqueça o outro, apesar de tudo que ele lhe causou. Não carregue pesos desnecessários na sua vida, não alimente mágoas, porque isso pode atrasar ou bloquear a sua felicidade! Não estou pedindo para você ser tão magnânima assim, rs, afinal, ninguém aqui é Madre Teresa de Calcutá, mas cuide com zelo da sua saúde mental para você não adoecer. Liberte-se desse capítulo ruim. Vire essa página e vai ser feliz!
A maior liberdade é quando você se liberta daquilo que te faz mal. Não é o fim, é apenas o recomeço... Se abrace, se acolha e ame-se incondicionalmente.
Desejo muita luz e paz no seu caminho! Tenho certeza que você terá uma vida incrível! Você merece! Bjs no seu coração! 🫶🏻😘 Gratidão!💓
Se alguém for compartilhar, por favor respeite os créditos autorais. Plágio é crime!