Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Eu espero que sim.
Esses dias me disseram: “Cris, eu tenho uma grande dificuldade de aturar as pessoas, comigo bateu/levou. Se gritarem comigo eu sou daquelas de gritar mais alto ainda! Eu não consigo me controlar! Pois nunca levo desaforo para casa!”
Olá minha linda! Sabe, definitivamente isso é péssimo para a sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Esse comportamento reativo, ou seja, de reagir sempre com agressividade ou de maneira impulsiva, impensada, aos fatores externos, indica que o seu nível de ansiedade e estresse está altíssimo e você necessita controlar as suas emoções de maneira assertiva e equilibrada. O grande problema dos nossos dias atuais é a Ansiedade, fala-se que o mal do século é a Depressão, que é o último estágio da dor humana, mas esquecem da Ansiedade, porque ela é silenciosa… e poucas pessoas entendem os seus sintomas, que afloram no físico (nó na garganta, taquicardia, dor no peito, diarreia, desconforto abdominal, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor no estômago, cansaço, por exemplo), no emocional (raiva, medo, dor, ira, sofrimento, conflito interno), no mental (distração ou pensar em algo fixamente, insônia), gerando doenças psicossomáticas e dores desnecessárias por falta de não conhecer a si mesmo e ter dificuldade de gerenciar as próprias emoções assertivamente. A cada dia que se passa, as pessoas estão em relações superficiais por causa das redes sociais. Têm milhares de ''amigos'' nas suas redes. E raramente estão conseguindo interagir numa conexão de amizade verdadeira e profunda, a maioria sentindo-se sozinha no próprio lar ou no ambiente de trabalho, ou no convívio com as outras pessoas. E por quê? Porque elas estão cada vez mais distantes de si mesmas. Eu só vou ter uma conexão saudável com as outras pessoas, quando eu estiver numa relação saudável comigo mesmo. Se não for assim, fica bem complicada as relações. E nos dias atuais, ninguém sabe mais o que quer, o que gosta de fazer, o que sente, o que ama… estão todos vivendo numa bolha, sem olhar para si mesmos e sem tempo disponível de enxergar as pessoas que estão ao redor, e não entendem as suas próprias emoções, sentimentos, motivações e necessidades. Todos estão viciados nos seus smartphones e nem olham para a pessoa ao lado. Muitos não despertaram, estão nessa vida desenfreada há anos e na hora que acordarem… talvez estejam no leito de um hospital, para terem o descanso que o corpo está suplicando há tempos, mas a pessoa está ignorando completamente os sinais... como por exemplo hoje uma dor de cabeça, amanhã, uma dor no estômago, antes de dormir uma taquicardia, horas depois uma insônia e por aí vai... amanhã acorda exausto, porque não tiram nem 10 minutos do dia para administrar a vida com calma… relaxar, fazer pequenas pausas, acalmar a mente e buscar a paz interior, olhar para si mesmo. E num nível mais severo de Ansiedade, pode surgir a Síndrome do Pânico, a Síndrome de Burnout... etc
Levam tudo a ferro e fogo... A vida precisa de leveza, frescor, comece a rir mais dos seus próprios erros, te garanto que você vai aprender mais rindo do que chorando, ter senso de humor é muito bom... e aprenda a ter mais autoconsciência, saber o que seu corpo necessita, pois, a sua vida agradece!
Esse fenômeno bateu, levou é um desastre, porque denota muita instabilidade emocional. Você pode até não levar desaforo para a sua casa, mas depois de algum tempo, você vai levar desaforo para a sua mente. Essa conduta inadequada, fica lá registrada na sua memória. Fazendo um estrago silencioso no seu organismo, sem você perceber. Cria-se ali um trauma e eles ficam registrados numa “janela”, que tem um nome para isso, “janela traumática e janela killer”, e quanto mais coisas como sentimentos de raiva, ira, dor, medo, são depositados nessas janelas, chega uma hora que não vai caber mais e aí? Ou você as reedita, e para isso você precisará mudar completamente os seus comportamentos para janelas light, que são as janelas de luz para modificar esses comportamentos. As janelas killer são áreas da memória que contêm conteúdos emocionais. O volume de tensão produzido por uma janela como ódio, raiva, ou ansiedade pode torná-la killer e elas se formam por pessoas que sofrem por antecipação, se cobram demais ou se punem demais, formando assim, janelas traumáticas na mente. E a minha pergunta é: será que você precisa passar por tudo isso? O preço é muito alto. Eu sinceramente prefiro deixar para lá…
Sabe, a vida ensina e muito… e quando não é pelo amor é pela dor! Então, tome cuidado com essas posturas engessadas e rígidas, porque uma hora a vida pode te surpreender. Eu, de maneira nenhuma estou desejando que algo de ruim lhe aconteça, pelo amor de Deus… não é isso, não me interprete mal! É que eu vou te contar rapidamente o que já me aconteceu há muitos anos... eu já sofri dois assaltos à mão armada, num período de menos de um ano entre um e outro assalto, com a pessoa mirando a arma na minha cabeça, falando que ia me matar, mandando eu ficar bem quietinha e não fazer nenhum movimento brusco; E se eu fosse dessas pessoas de não levar desaforo para casa? Eu provavelmente não estaria aqui, para conversar com você. Nessa hora se eu não tivesse muito controle emocional e calma, poderia ter morrido. Hoje em dia, as pessoas se matam em brigas de trânsito. O que é muito lamentável, mas será que não daria para evitar todas essas tragédias, que andam acontecendo por aí, se as pessoas ficassem mais na delas ou tivessem inteligência emocional? Provavelmente, em alguns casos sim, em outros infelizmente, não há o que fazer. Eu só usei essa experiência traumática da minha vida, para você entender que dentro da nossa memória temos vários gatilhos… lembrando que uma arma tem um gatilho, certo? Pois é, e dentro do nosso cérebro há milhares de gatilhos e eles serão disparados em alguns momentos da nossa vida e há gatilhos nas janelas traumáticas e há os gatilhos nas janelas killer, outros gatilhos ainda nas janelas light. Os gatilhos na janela killer são “matadores” eles matam a nossa autoconfiança, a nossa alegria, a nossa autoestima, nas janelas traumáticas também, esses gatilhos limitam a nossa vida no sentido de não termos atitudes inteligentes, perante às frustrações da vida, não conseguimos lidar com o sofrimento de maneira mais equilibrada e por aí vai… E as janelas light revelam a nossa sanidade mental, quanto mais janelas light menos transtornos como Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada… Síndrome do Pânico, etc. Quanto mais janelas light, mais assertivos seremos nas nossas condutas.
Então, trabalhar a autoestima, a capacidade de autocontrole e lidar com suas frustrações de maneira equilibrada é fundamental... meditações diárias, podem ajudar. A psicoterapia em casos de Ansiedade é muito importante. Tomar medicamentos sem terapia quase não ajuda muito. Pois precisamos tratar essas questões traumáticas que impedem de vivermos melhor. São essas janelas traumáticas que definem se uma pessoa é bem humorada ou descontrolada, otimista ou pessimista, calma ou agressiva, bem resumidamente… esse assunto para não estender. E qual é o papel da Psicoterapia? Que a pessoa possa modificar todas essas janelas para as janelas light… mudando padrões repetitivos de comportamentos, porque nós vamos com isso modificando caminhos neurais dentro do nosso cérebro e um comportamento se instala, falando de uma maneira mais simples e rápida.
Eu sei que está faltando empatia, respeito e gentileza por aí... mas saber posicionar-se e não querer brigar e nem discutir, tentar falar baixo e com calma, principalmente com desconhecidos é ser assertivo. Você não sabe qual vai ser a reação da outra pessoa, você pode responsabilizar-se pelos seus atos, mas como o outro vai reagir não temos ideia, e poderá ser desastroso. Nós não podemos voltar ao primitivismo, ou para à Idade Média, mesmo que às vezes dê vontade, precisamos desenvolver a nossa sabedoria interior e evoluir. Os exercícios físicos também podem te ajudar a equilibrar os hormônios, liberar dopamina, noradrenalina, serotonina, ocitocina, e te dar calma, prazer e bem-estar. Mindfulness (atenção plena), ou momentos de reflexão ou de introspecção podem ser bons para você.
E em qualquer situação da vida, sempre que estivermos errados, precisamos pedir desculpas. Essa é a construção de toda a nossa saúde psíquica, saber lidar com os erros, ter humildade e saber reconhecer o erro e pedir desculpas. Mostrar sem medo que falhou denota saúde psíquica, então nunca tenham medo de falhar e voltar atrás numa situação.
Lembra que somos um espelho? Quanto mais você se esforça em doar-se, menos expectativas você cria e mais você relaxa. Só que as pessoas fazem o inverso. Quanto mais elas fazem, mais expectativas elas criam ou cobram das outras pessoas.
Preste atenção que essa vai ser a sua virada de chave daqui para frente... E eu levei alguns anos para entender: ninguém te fere, ninguém te machuca, ninguém te estressa, a não ser que você tenha um conflito aí dentro de ti, que precisa ser curado... Quando alguém se sente ferido, é porque lá dentro está vivenciando um conflito com ele mesmo, e o outro só chega com o intuito de ajudá-lo a enxergar essas sombras. Essa é a finalidade das nossas relações. Porque em todas as relações há coisas para aprender. E o outro pode chegar e nos ajudar a abrir nossas janelas light também. Trazer paz e amor para as nossas vidas.
Finalizando, quem não está disposto ao autocontrole, não tem condições de viver em sociedade… a vida vai te frustrar dentro e fora dos relacionamentos. Quando você começar a enxergar a vida numa outra perspectiva, ela fica mais doce, mais serena, mais feliz, mais segura, mais agradável e menos estressante. Pense nisso!
De maneira nenhuma, estou falando aqui para você ser conivente com alguma injustiça ou opressão, jamais… saiba ter discernimento.
Mantenha a sua calma, a sua serenidade. Esteja em paz!☮️🫶🏻 Vai dançar, cantar, ouvir um vídeo motivacional no YouTube e saiba procurar coisas para acalmar a sua mente. Entre em contato com a natureza, vá num parque, numa pracinha, admirar o pôr do sol, sei lá, invente, tente... a vida é tão simples e nós adoramos complicá-la com a nossa mente inquieta! Nós precisamos ser mais gratos pela vida e pelas coisas que já passamos. Eu sou muito grata pelas pessoas que passam por aqui, pelas pessoas que já passaram pela minha vida, por todos que eu conheci e também por todos que eu nunca mais vi… Eu sempre serei grata por todos! ❣️A vida é uma bênção e precisamos viver bem. A gente aprende sempre e isso é tão maravilhoso, nenhum relacionamento é em vão, precisamos aprender a enxergar tudo com um olhar mais genuíno e tudo que vem ou vai, traz uma preciosa lição, reflexão e entendimento. Então, por todos que já passaram pela minha vida. Gratidão! 🫶🏻❣️
Todas as nossas conversas são tão importantes para mim. Os e-mails estão diminuindo. Eu sei, está chegando o fim do ano e muitos estão naquela correria danada.
Ah, mas eu adoro conversar com vocês por lá. Fiquem bem e estou aguardando a sua mensagem. Vem falar comigo! Te espero lá. 🫶🏻 Tem gente que já disse para mim, que pensou dez, vinte vezes antes de me enviar um e-mail. Meus amores, eu não mordo não, viu? rsrs 😆 Nesse blog, não tem nenhum preconceito ou discriminação. Somos todos iguais, adultos e livres. Entre nós, não há diferença nenhuma. Somos Todos Um! ❣️ Quando eu te ajudo a se curar, você me ajuda a me curar.
Eu geralmente termino dizendo que isso aqui não é terapia, que é só um bate papo, mas hoje foi um pouquinho de terapia sim. 😊
Nesse Blog há vários mantras. É só escolher o que te agrada mais. Os mantras ajudam a organizar a nossa mente acelerada.
Preciso ir agora! Bjs no seu coração!🥰💓 Adorei conversar com você. Te desejo muita felicidade, alegria, paz de espírito, proteção e amor no seu caminho, sempre!
Bom dia, bom dia, bom dia sexta-feira, vamos na fé!😘 Fiquem com Deus! 🫶🏻