Essa frase do Osho toca num ponto central da filosofia dele: a intensidade da vida presente.
Quando ele diz “A questão não é se existe vida depois da morte, a questão é se você viveu antes da morte”, ele está invertendo a preocupação comum da humanidade.
Muitas pessoas passam a vida obcecadas com o que vem depois: céu, inferno, reencarnação, vazio, e, nessa busca incessante, acabam esquecendo de viver plenamente o agora, o hoje.
Osho queria dizer que o mais importante não é a especulação sobre o pós-morte, mas sim a forma como você está vivendo neste instante.
Você está realmente consciente, presente e aberto à vida?
Você está amando, criando, experimentando, crescendo, evoluindo, melhorando como pessoa? Ou está apenas sobrevivendo, repetindo rotinas, padrões, “anestesiado”, esperando que a “vida verdadeira” comece em outro momento? Naqueles pensamentos internos: “quando eu tiver mais dinheiro… “quando eu me aposentar”… “quando eu casar”… “quando eu me formar”…. “quando as crianças crescerem…” E com isso, você está perdendo o seu presente, o dia mais belo da sua vida.
No fundo, Osho, nos provoca a refletir: o sentido da vida não está no que vem depois, mas na qualidade com que vivemos aqui e agora.
O que você tem feito para melhorar o seu hoje?
Bom dia quarta-feira, começando o dia com tudo… e trazendo muitas reflexões para pensarmos!
Bjs no coração e um lindo dia para todos! ❣️