Minhas Considerações: Muita gente acha que ficar sozinho em casa é solidão. Já eu, chamo isso de paz absoluta, plenitude, totalidade...
Uma meditação, um livro, um vídeo de desenvolvimento pessoal ou uma simples música... trazem bem-estar e completude.
Eu também gosto de estar no meio de pessoas, compartilhar ideias, aprender com elas... Porém, nunca tive problema nenhum em ficar sozinha, estar no meu silêncio.
E eu sou assim desde muito jovem. Quando eu era adolescente, com meus 16-17 anos, eu ligava para as minhas amigas para sair, ir ao clube... por exemplo, e quando nenhuma podia ir, eu ia sozinha... Essa dependência emocional de... ''só vou se você for'', eu nunca tive. Sempre encarei a vida de uma maneira leve e pretendo continuar assim, mesmo com todos os desafios do dia a dia. Quando eu fazia novas amizades, era uma alegria, mas quando eu não conhecia ninguém, estava tudo bem também. A vida é assim, cíclica, às vezes você encontra pessoas, outras vezes você fica sozinho na sua própria companhia e está tudo certo. Nunca é o lugar, sempre somos nós... São as portas adentro do nosso coração, como diz Mayse Braga em suas palestras. Não adianta mudar de casa, de cidade, de emprego, de relacionamento, de país... enquanto você tiver o mesmo padrão de pensamentos, sentimentos e comportamentos, pois tudo continuará igual na sua vida ou se repetirá. Dessa forma, se você estiver bem consigo mesmo, você estará bem em qualquer lugar, sozinho ou acompanhado, inclusive dentro da sua própria casa, ou na rua... mas se você estiver mal... também estará mal em qualquer lugar. Infelizmente o ser humano adora iludir-se. Você pode mudar de cidade, por exemplo, com a esperança de que tudo será diferente daqui para frente, mas depois que a novidade passar e a rotina se instalar, tudo voltará a ser como era antes. A mudança precisa ser interna e jamais depender de fatores externos, para você ser feliz. Uma dica é desenvolver Inteligência Emocional, essa importante ferramenta ou habilidade que pode ser construída e aprendida.
Para finalizar, deixo aqui uma frase belíssima do saudoso Rubem Alves: ''A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria… E ela não chega – porque a alegria não mora no futuro, mas só no Agora.''
O que você está fazendo com o seu Agora? Ele está nutrindo a sua alma com positividade? Você está aprendendo coisas novas? Você está evoluindo como ser humano? Ou você está perdendo o seu precioso tempo com coisas vãs, fúteis e ilusórias? Ou ainda, você está chafurdando a sua alma no sofrimento dia após dia? Pense nisso.
Se for compartilhar, por favor respeite os direitos autorais. Plágio é crime.