Olá meus queridos, boa noite! Indico aqui alguns filmes e séries para refletirmos sobre a vida. Dá sim para tirarmos valiosas lições com os comportamentos de cada personagem e podemos aprender muito, tanto com os erros, quanto com os acertos deles. Esta lista não está classificada por ordem de preferência. Fui lembrando dos filmes e das séries que vi nos últimos meses, e decidi escrever sobre o que achei relevante... Prepara a pipoca e vem comigo!
Minissérie: Uma Família Quase Perfeita (6 Episódios)
Ambientada nos arredores de Lund, na Suécia, a trama desse suspense policial gira em torno dos Sandell, uma família de classe média que tenta manter uma aparência de perfeição para os outros, escondendo seus segredos e complexidades familiares para não chamar a atenção. No entanto, o status de boa família fica em risco quando Stella (Tyrefors), a jovem de 19 anos, filha de Adam e Ulrika, se torna suspeita de um crime. E é neste cenário que os Sandell farão de tudo para se protegerem. Até onde cada um deles está disposto a ir? Eles querem ajudar Stella, mas no fundo, o que sabem sobre ela? E sobre eles mesmos? E por qual razão não a ajudaram antes? Medo da opinião dos outros? Retaliação? A série aborda esses temas complexos e provoca uma profunda reflexão sobre as dinâmicas familiares, suas omissões e as consequências éticas associadas a elas.
Soul (2020)
Minissérie: Uma Família Quase Perfeita (6 Episódios)
Ambientada nos arredores de Lund, na Suécia, a trama desse suspense policial gira em torno dos Sandell, uma família de classe média que tenta manter uma aparência de perfeição para os outros, escondendo seus segredos e complexidades familiares para não chamar a atenção. No entanto, o status de boa família fica em risco quando Stella (Tyrefors), a jovem de 19 anos, filha de Adam e Ulrika, se torna suspeita de um crime. E é neste cenário que os Sandell farão de tudo para se protegerem. Até onde cada um deles está disposto a ir? Eles querem ajudar Stella, mas no fundo, o que sabem sobre ela? E sobre eles mesmos? E por qual razão não a ajudaram antes? Medo da opinião dos outros? Retaliação? A série aborda esses temas complexos e provoca uma profunda reflexão sobre as dinâmicas familiares, suas omissões e as consequências éticas associadas a elas.
Soul é uma das animações da Disney/Pixar que fala sobre propósito e missão de alma. A história acompanha a jornada de Joe Gardner, professor de música do ensino médio, para se tornar um músico de jazz. No mesmo dia em que recebe uma oportunidade de ouro para se apresentar ao lado de uma artista renomada, ele sofre um acidente. Em Soul, duas perguntas se destacam: Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você... Você? Uma obra prima que cria reflexões sobre o sentido da vida. E a nossa vida é uma possibilidade de descobertas, cheia de criatividade, imaginação, todas elas vindas de inspiração. Só sabemos nossa motivação, se nos permitirmos experimentar o que ela tem. Não há caminho errado, há o seu caminho, único e livre! Este é um belo filme que destaca a importância do autoconhecimento e de apreciar as pequenas alegrias da vida, mesmo quando você não possui uma paixão ou não sabe qual ela é, como é o caso da personagem da alma 22. Uma curiosidade aqui: achei esse filme bem profundo e complexo para as crianças pequenas. Elas irão gostar, com toda certeza, mas dependendo da idade, não entenderão a sua complexidade... missão de alma, propósito, inspirações, vida além da morte... etc. Divirtam-se assistindo Soul!
Um Marido Fiel (2022)
Esse filme dinamarquês de suspense, revela que a linha tênue entre amor e ódio é colocada à prova quando uma mulher descobre a traição do marido e os dois tomam medidas extremas para conseguir o que querem. Nos bastidores das aparências, Leonora é uma mulher que acaba de descobrir que seu marido vem mantendo um caso extraconjugal, mas ao contrário do imaginado, não está disposta a abrir mão do seu casamento. A partir de um jogo perigoso, repleto de caprichos, hipocrisia e loucura, esse casal acaba tomando caminhos completamente inesperados com um único objetivo, satisfazer as próprias vontades, custe o que custar. A psique dos personagens principais acaba não sendo exatamente o que se esperava em um caso assim. Uma história sombria, ousada e repleta de reviravoltas.
O lado bom da vida (2012)
Pat (Bradley Cooper) foi internado em uma instituição psiquiátrica por tentar matar o amante da esposa. Quando liberado, ele volta para a casa dos pais e precisa aprender conviver com a sua vida após o incidente. É aí que conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que também é julgada como louca por seu comportamento irreverente. À primeira vista, pode ser interpretado como um filme que retrata o relacionamento de duas pessoas “loucas”. Mas, na verdade, a história demonstra que tanto Pat quanto Tiffany possuem traumas, inseguranças e dilemas emocionais que moldam seu comportamento. À medida que o laço entre eles se aprofunda, ambos se ajudam a reencontrar o equilíbrio em suas vidas.
Imperdoável (2021)
Já falei desse filme aqui no Blog, mas vale relembrar, porque é um ótimo filme, que fala de amor incondicional, resiliência e superação. Imperdoável conta de forma emocionante o drama de Ruth Salter, que é condenada a passar anos na prisão por assassinar um policial. Após ser libertada da cadeia, ela tem que lidar com o preconceito da sociedade e a sede de vingança dos familiares da vítima. Além disso, Ruth é obrigada a reviver o passado quando tenta se reaproximar da irmã mais nova, com quem perdeu o contato após ser presa. Sandra Bullock, está fantástica nesse filme. Um maravilhoso drama!
O Projeto Adam (2022)
Esse é um daqueles filmes para viajar no tempo e aprender um pouco com Adam, tanto com ele pequeno, quanto com ele já adulto. O que você faria se pudesse viajar no tempo e encontrar com você mesmo aos 13 anos de idade? Em O Projeto Adam, é isso que acontece... Um viajante do tempo volta ao ano de 2022 por acidente e acaba se encontrando com seu eu mais novo. Juntos, e sendo caçados por forças do futuro, os dois embarcam em uma missão para consertar a linha temporal e salvar seus entes queridos. Um filme de aventura, ação e ficção científica bem interessante.
Amor Esquecido (2023)
Rafał Wilczur é um professor e cirurgião bem-sucedido que acaba abandonado pela esposa. Ao trocá-lo por outro homem, ela parte com a filha. Iniciando uma busca por sua família, Wilczur é espancado por capangas e perde a memória. Sem lembrar do passado, ele vai parar numa vila, que passa a contar com suas habilidades de médico. Na região, ele se torna um famoso curandeiro. Ambientado na Polônia dos anos de 1930, é um drama sensível que faz muito bem para a alma! Recomendo.
Livre (2014)
Eu indico esse filme por uma razão, ele é baseado em fatos reais. Quando você acha que nada pode piorar na vida de Cheryl, ela comete um deslize atrás do outro sem discernir as consequências. Após a morte de sua mãe, um divórcio por traição e vícios em drogas, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) encontrou o fundo do poço e agora, arrependida, decide mudar de vida. Ela fará uma caminhada de mais de 1000 km, pela costa do oceano Pacífico sozinha, em busca de si mesma. Cheryl, aos 26 anos, está disposta a transformar a sua vida. A escolha impulsiva de isolamento também a princípio, pode ser uma forma de autopunição e fuga, para aliviar a culpa inconsciente de seu passado autodestrutivo e sabotador, mas com as novas experiências do dia a dia, centrada em si mesma, na sua introspecção... Cheryl consegue superar-se a cada dia, mesmo diante da solidão e das dores físicas intensas e ir em busca da tão sonhada reconciliação consigo mesma.
Se você for assistir esse filme não leia mais, pule para o próximo... vou dar Spoiler.
Em junho de 1995, a verdadeira Cheryl Strayed caminhou 1770 km da Pacific Crest Trail. A história real do filme Livre revela que Cheryl começou sua jornada em Mojave, na Califórnia, e terminou sua caminhada de 94 dias na Bridge of the Gods, na fronteira entre Oregon e Washington.
Série: Yellowstone (5 Temporadas)-2018
Essa série conta com cinco temporadas, com a última ainda inacabada, mas somente três estão no catálogo da Netflix. Ainda não se sabe quando o restante estará disponível na plataforma. Yellowstone acompanha a luta, por vezes violenta, de uma família do interior do estado de Montana, nos Estados Unidos, contra a reforma de sua propriedade. A família Dutton, comandada pelo patriarca John (Kevin Costner), tem um grande império latifundiário e se recusa a abrir mão de qualquer milímetro das terras que herdou; e junto com seus filhos Kayce (Luke Grimes), Beth (Kelly Reilly) e Jamie (Wes Bentley), eles farão de tudo para não perder a sua propriedade, que faz fronteiras com cultivadores de terra, uma reserva indígena e o primeiro Parque Nacional dos EUA. De um lado, grandes imobiliárias querem a propriedade para desenvolver o comércio local e expandir o espaço urbano, e do outro, comunidades indígenas protestando contra a tomada ilegal de terras pertencentes aos nativo-americanos. Uma série que aborda os problemas parentais, o abuso psicológico nas famílias, os traumas, conflitos e dilemas de cada um, a autodestruição pelo poder, entre outras questões.
Minissérie: Toda Luz Que Não Podemos Ver (4 Episódios) - 2023
A minissérie conta a história de Marie-Laure (Aria Mia Loberti), uma menina cega que é forçada a escapar de sua casa, na França, por causa da invasão alemã ao país na Segunda Guerra Mundial. Ela e seu pai, Daniel (Mark Ruffalo), fogem para a casa de um tio levam consigo um diamante inigualável que estava no Museu da cidade, o qual faz com que um oficial nazista os persiga. Como forma de resistência, pai e filha fazem transmissões de rádio clandestinas. Dessa forma, Marie-Laure acaba conhecendo Werner (Louis Hofmann) um rapaz que precisou se alistar no exército alemão, sua missão é, justamente, ir atrás de fugitivos do regime de Hitler. No entanto, os dois jovens que se veem em lados opostos da guerra, acabam estabelecendo um laço que se cruza ao longo dos anos. Essa série mostra os horrores da guerra, mas apesar de tudo é um drama que cativa... As conexões mais fortes, são as que nos guiam através da escuridão em direção à luz.
Gostaram das dicas? Ótima semana a todos! Divirtam-se! ♥