Filme: Em busca de Mim (Stromboli) - 2022
Olá meus queridos, bom dia!
Ontem, assisti um filme comovente. Esse é um daqueles filmes que abordam as relações familiares, traumas do passado, feridas ainda abertas que não foram olhadas, vícios, compulsões, segredos e a falta de comunicação nos relacionamentos. Sara é a protagonista desse filme e após brigar com a sua filha e divorciar do marido, ela decide viajar para Stromboli, uma ilha vulcânica da Itália, e passar alguns dias para esquecer dos seus conflitos íntimos. Lá, ela encontra um retiro de autoajuda, intitulado ''Do medo ao Amor'' e decide participar dessa imersão. O filme é muito bom. É impossível não se comover com as histórias dos personagens... Há passagens marcantes no filme, como por exemplo: A mãe que perdeu o filho que se enforcou e diz: ''Ele nunca mostrou sinais'', de que faria aquilo... Quando Jens vira para Sara e pergunta: ''Por que você se odeia tanto?'' E no decorrer das cenas Jens fala: ''A culpa não é sua''... e isso serve para todos que estão no retiro. Vale a pena, um filme com preciosas lições de vida, para refletirmos. Todos que estão lá, estão de alguma forma buscando curar-se e o autoamor e o autoperdão é o caminho para a cura. Talvez, alguns não vão gostar desse filme, mas tudo vai depender dos processos internos, da sensibilidade e empatia de cada um, mas sem dúvida nenhuma, é um belo filme.
E como estamos falando de Constelações, quero finalizar com Bert Hellinger (1925-2019), o fundador da Constelação Familiar... com esse texto belíssimo:
❝A vida decepciona-o para você parar de viver com ilusões e ver a realidade. A vida destrói todo o supérfluo até que reste somente o importante. A vida não te deixa em paz, para que deixe de culpar-se e aceite tudo como “É”. A vida vai retirar o que você tem, até você parar de reclamar e começar agradecer. A vida envia pessoas conflitantes para te curar, pra você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você é por dentro. A vida permite que você caia de novo e de novo, até que você decida aprender a lição. A vida lhe tira do caminho e lhe apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e flua como um rio. A vida coloca seus inimigos na estrada, até que você pare de “reagir”. A vida te assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você perca o medo e recupere sua fé. A vida tira o seu amor verdadeiro, ele não concede ou permite, até que você pare de tentar comprá-lo. A vida lhe distancia das pessoas que você ama, até entender que não somos esse corpo, mas a alma que ele contém. A vida ri de você muitas e muitas vezes, até você parar de levar tudo tão a sério e rir de si mesmo. A vida quebra você em tantas partes quantas forem necessárias para a luz penetrar em ti. A vida confronta você com rebeldes, até que você pare de tentar controlar. A vida repete a mesma mensagem, se for preciso com gritos e tapas, até você finalmente ouvir. A vida envia raios e tempestades, para acordá-lo. A vida o humilha e por vezes o derrota de novo e de novo até que você decida deixar seu ego morrer. A vida lhe nega bens e grandeza até que pare de querer bens e grandeza e comece a servir. A vida corta suas asas e poda suas raízes, até que não precise de asas nem raízes, mas apenas desapareça nas formas e seu ser voe. A vida lhe nega milagres, até que entenda que tudo é um milagre. A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver. A vida te ridiculariza até você se tornar nada, ninguém, para então tornar-se tudo. A vida não te dá o que você quer, mas o que você precisa para evoluir. A vida te machuca e te atormenta até que você solte seus caprichos e birras e aprecie a respiração. A vida te esconde tesouros até que você aprenda a sair para a vida e buscá-los. A vida te nega Deus, até você vê-lo em todos e em tudo. A vida te acorda, te poda, te quebra, te desaponta… Mas creia, isso é para que seu melhor se manifeste… até que só o AMOR permaneça em ti.❞ (Bert Hellinger)