“Vinicunca” é o nome em quechua de um destino turístico no Peru conhecido em português como: Montanha das Cores ou Montanha das 7 Cores ou Montanha Arco-íris. Localizada aproximadamente uns 100 km de Cusco, esta montanha é famosa por suas listras coloridas vibrantes, resultado da exposição de diferentes camadas de minerais.
As cores se formam devido à composição química e aos diversos minerais, com a erosão da chuva e do vento expondo as camadas. Antes de se tornar um ponto turístico famoso, a montanha ficava permanentemente coberta de neve. A visita geralmente envolve uma trilha de aproximadamente 4 horas (ida e volta), com desafios de altitude e clima bem frio. É comum avistar lhamas e alpacas ao longo do caminho. É recomendado um período de aclimatação em Cusco antes de ir, para evitar o mal de altitude.
Gente, essa foi a trilha mais difícil da minha vida… frio, vento, altitude, ar rarefeito, neblina, e na volta uma chuva forte, com gotículas de gelo, que parece um granizo, para fecharmos com chave de ouro esse passeio que vai ficar na memória. rsrs O nome que eu daria para essa aventura, seria superação. Olha, na ida… chegou uma hora que eu pensei que fosse desmaiar… sem brincadeira, uma subida íngreme, começou a me dar tontura, dor de cabeça, e a minha sorte que o nosso guia estava conosco e pediu um cavalo para eu montar. Eu consegui subir a pé por 2,5 km e depois aluguei um cavalo, e faltando 500 m bem difíceis para terminar, tive que descer, pois o cavalo não tem acesso naquela parte, é uma escada íngreme cheia de pedras, então tive que continuar sozinha. A distância de 7 km não é problema para nós, pois estamos acostumados, o que complicou foi a altitude de 5.036 m. Meu marido caminhou um pouco mais que eu e também não aguentou, teve que terminar a trilha à cavalo também. Da nossa turma da Van, com 18 pessoas, só 4 que conseguiram ir a pé, todo o trajeto. Eu só sei que o meu relógio de treino, marcou 970 calorias gastas (ida + volta) em 7 km e nunca que eu queimo tudo isso num treino, e detalhe, andando bem devagar, e tendo dificuldade para respirar… mas eu quis me desafiar, derrubar as minhas barreiras internas, mas infelizmente meu corpo não aguentou, meu psicológico estava bom, mas o meu corpo já estava entrando em colapso, eu fui até o meu limite. Só por ter conseguido chegar até aqui, já nos consideramos todos, vitoriosos. O que já é muito importante. Mesmo aqueles que fizeram todo o trajeto à cavalo, tiveram que percorrer umas das trilhas mais difíceis, no final, porque os animais só conseguem chegar num certo ponto, depois temos que continuar a pé, com exceção das lhamas e alpacas. E ao meu ver essa é uma das partes mais difíceis, segundo o nosso guia. Então, não tem escapatória, de qualquer jeito vai ser desafiador esse passeio. Eu não consegui subir a outra parte para tirar foto do cume mais alto. Não consegui subir os 200 m. Ah, mas só 200 m? Vocês não têm ideia da minha dor de cabeça, pensa numa dor de cabeça e multiplica por 3, o oxigênio já não estava chegando no meu cérebro totalmente. E se eu caísse de lá de cima? Você sobe sem se apoiar em nada, numas pedras, um lugar bem estreito e eu estava com tontura. Não quis me arriscar não.
Nessa Montanha Colorida não pode ficar lá mais do que 4h, segundo o nosso guia, para não acarretar complicações sérias para o nosso organismo, porque quanto maior a altitude menos oxigênio chega no nosso cérebro, por causa do ar rarefeito. Esse passeio, tem que ser feito depois do corpo acostumar com a altitude de Cusco que é de 4.300 m. A altitude de Vinicunca é de 5.036 m. E um detalhe, tome um bom café da manhã antes, porque você vai gastar muita energia nesse passeio.
Se for vir para o Peru e quiser fazer esse passeio, aclimate primeiro o seu corpo. Chegue em Cusco e faça a Montanha Colorida, depois de uns 4 dias em Cusco, no mínimo, porque seu corpo precisa estar acostumado com a altitude dessa região. Deixe-a para o final da sua estadia em Cusco. Os passeios para Machu Picchu são tranquilos, com 2.430 m de altitude, então, lá não tem esse problema, mas para quem quiser visitar Cusco, Vinicunca, outros sítios arqueológicos e os lagos da região, é melhor se aclimatar antes.
Vejam algumas fotos de Vinicunca…











