Olá meus amores, bom dia! Ontem de Lima, pegamos um avião para Cusco. E quando chegamos em Cusco, já começamos a sentir os primeiros sinais do soroche.
Vocês sabem o que é soroche?
Soroche é um termo muito usado nos países andinos e significa mal de altitude, conhecido clinicamente como mal agudo de montanha.
Ocorre quando uma pessoa sobe rapidamente a grandes altitudes (geralmente acima de 2.500 m) e o corpo não tem tempo para se adaptar à menor quantidade de ar. E aqui em Cusco, estamos numa altitude de 3.400 m. Meu corpo começou a sentir, não abruptamente, mas algumas horas depois.
Sintomas comuns: Dor de cabeça, náusea ou vômito, tontura, cansaço e fraqueza, falta de apetite, dificuldade para dormir e falta de ar.
Em casos mais sérios, pode evoluir para edema cerebral de altitude ou edema pulmonar de altitude, situações que exigem atendimento médico urgente.
Como prevenir ou aliviar o soroche?
Subir gradualmente, permitindo que o corpo se aclimate.
Beber bastante água (evitar álcool).
Comer alimentos leves, evitando refeições pesadas.
Descansar bem no primeiro dia em locais altos.
Em algumas regiões, é tradicional mascar ou tomar chá de folha de coca.
Aqui no hotel onde estou, tem uma chaleira elétrica para fazer o chá de coca ou muña, que são bons para o soroche. Chá de coca durante o dia e chá de muña à noite, que é o recomendável.
Mas quando estou na rua, prefiro consumir as balas de coca, que eles vendem nas farmácias de produtos naturais, ou em qualquer lugar. E isso não tem nada a ver com droga. É como mascar uma hortelã ou um manjericão, por exemplo. Aqui, em Cusco, o ar é rarefeito, ou seja, o nível de oxigênio é menor. Eu tive um pouco de tontura e dor de cabeça. E estou consumindo balinhas de coca para não passar tão mal, até o corpo se adaptar. E tomando chá.
Teremos muitos dias de trilhas por aqui, montanhas, então, o corpo vai precisar ir se adaptando aos poucos. Assim, espero! 🙌
Cusco é completamente diferente de Lima, pois Lima tem mais de 11 milhões de habitantes. Uma cidade bem grande e cosmopolita. Cusco tem uma população de 400 mil habitantes. Não é pequena, mas a sua arquitetura é bem estilo colonial-espanhol. Segundo a história, quando os espanhóis chegaram em Cusco, demoliram todas as construções incas, só deixando sua estrutura e construindo suas igrejas e monumentos no lugar.
Vejam algumas fotos de ontem à noite, chegamos em Cusco no fim da tarde, tomamos um banho e já saímos. Em breve vou atualizando as postagens. Eu não ando com tempo porque tem sido uma correria. E eu também ando mais contida com as fotos. Observando tudo, apreciando mais e registrando menos. A memória não esquece o que é essencial, ficará guardado na memória.
Durante o dia a temperatura está em torno de 13-21º graus, em Cusco, à noite, já cai bastante para 6º-8º graus.
Aqui, ainda é muito cedo, 7h30 da manhã, duas horas a menos que no Brasil, então vou tomar café, sair por aí, porque a nossa manhã está livre hoje. Os passeios serão à tarde. E se der, eu volto aqui para atualizar as fotos. Beijos meus amores. Fiquem com Deus. ❣️ Lindo dia a todos!
Atualizando… 😉 às 21h30 aqui no Peru. E no Brasil já são 23h30, do dia 22/10.














