Olá meus queridos, boa tarde! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.
Me fizeram essa pergunta ontem: “Cristiane, como eu posso evitar de atrair pessoas ruins ou incompatíveis comigo? E como evitar relacionamentos tóxicos?”
Olá minha linda! Olha, o dia que eu souber essa resposta eu te conto, prometo… porque eu também não sei… rs. Mas eu não vou te deixar a ver navios, vamos escarafunchar essa questão, ou seja, vamos remexer nisso e descobrir? Vem comigo...
Sabe, ninguém vai conseguir evitar isso, porque na nossa vida sempre vai existir pessoas boas e ruins, pessoas fáceis e pessoas com um gênio mais difícil, pessoas mais receptivas e outras mais distantes e fechadas, umas mais alegres e extrovertidas, outras mais tímidas e quietas, enfim. Tudo é questão de conexão, entrosamento e identificação. Iremos conhecer vários tipos de pessoas ao longo da nossa vida, isso é inevitável. Os relacionamentos interpessoais tem um propósito, são necessários para adquirirmos aprendizados, novas experiências, vivências, descobrir coisas sobre nós mesmos, e sobre o outro, enfrentar alguns desafios, estabelecer limites, ter jogo de cintura… etc. A única coisa que você poderá fazer é escolher quem é que vai ficar ou não na sua vida. Simples assim.
Pelas características que a pessoa vai lhe apresentando, você vai ter a capacidade de perceber alguns traços, comportamentos, formas de falar, de se posicionar, agir, expressar, como lida com as emoções e frustrações, suas convicções, valores, ideais… etc. E nesses detalhes você vai vendo se sente bem ao lado dessa pessoa ou não, se é uma pessoa agradável, divertida, educada, prestativa, amorosa, simpática, empática, generosa, altruísta… e com o passar do tempo, você pode analisar o que é verdade e o que é mentira. O que soma e o que subtrai, o que é aceitável e o que não é. Eu diria que em uns quatro ou cinco encontros com a pessoa, você já terá uma resposta, da qual você busca, se você for bem observadora. Esse tema é tão complexo, mas vou tentar resumi-lo ao máximo, porque envolve, personalidade, caráter, traços, temperamento… Envolve tanta coisa, família, educação, genética, traumas vivenciados, resolvidos ou não resolvidos… etc.
Quem está com o autoconhecimento em dia, já caiu em si e percebeu que ''Ninguém se salva'', vamos falar a verdade? Ninguém aqui é um “alecrim dourado”, rsrs. Todos nós, sem exceção, já fomos uma pessoa tóxica para alguém, em menor ou maior grau, somos humanos e estamos aqui para aprender com os nossos erros. A diferença é que, alguns já tem essa consciência e outros ainda não tem. Uns já aprenderam a lidar com as suas questões internas e não necessitam repetir esses padrões de comportamentos em suas vidas, porque já aprenderam e outros, infelizmente, ainda vão levar mais algum tempo para aprender.
Com o amadurecimento, vem um outro entendimento e muitos questionamentos, porque o outro pode fazer e ser o que quiser, o problema está em você, em deixar ou não, em ser permissivo ou não, em estabelecer limites ou não. Em decidir-se se o outro ficará na sua vida ou não. E às vezes, demora-se muito tempo para não enxergar a realidade ou em não acreditar na realidade, porque ela, às vezes, é tão dolorosa e difícil, que machuca tanto a alma, que você escolhe inconscientemente não olhar para aquilo. Ou é mais confortável viver numa ilusão. E vai justificando o injustificável, perdoando o imperdoável, criando racionalizações sem fundamento lógico, tentando se enganar várias vezes. Quando as pessoas vêm desabafar sobre os términos dos relacionamentos comigo, eu diria que uns 95%, o amor ainda está lá, não acabou, mas descobrem que só o amor não basta, só o amor não sustenta uma relação. Muitos vão embora continuando amar, o que é natural, mas chegaram ao seu limite emocional. E uma hora, é preciso escolher-se, escolher o amor-próprio, custe o que custar.
Sendo pessoas tóxicas ou não, boas ou não, difíceis ou não... é você quem terá que resolver. Você não poderá impedir das pessoas chegarem na sua vida, mas você pode escolher, quem ficará nela e quem terá que ir embora. Tudo vai depender das suas escolhas. Não sei se essa era a resposta que você esperava, mas saiba que muitas pessoas passarão pelas nossas vidas, se elas vão ficar ou não, vai depender de cada um. Nada é por acaso, tudo tem uma explicação plausível e lá na frente começamos a entender melhor. Todos que passam por nós, vêm para trazer algo que a nossa alma precisa experienciar e experimentar para aprendermos. E isso é inevitável, porque é a espiritualidade orquestrando esses encontros... em todos os âmbitos de nossa vida... amor, trabalho, amigos e família. Na reencarnação, ninguém erra de endereço. E sem esses encontros, não haveria transformação, nem entendimento, nem amadurecimento, nem aprendizados. Então, saiba que todos que passam ou passaram e ainda passarão na sua vida, são essenciais e necessários para você tornar-se aquilo que você é potencialmente, e para você alcançar o seu melhor. E disso ninguém escapará, porque o caminho sempre será a evolução.
Espero ter ajudado.
Bjs, que você seja muito feliz!❣️
Quem quiser compartilhar que por favor, respeite os créditos autorais.