Todos precisamos fazer o trabalho de perdoar. Qualquer um que tem dificuldade de amar a si mesmo está preso nessa área. O perdão abre o nosso coração. Muitos carregam mágoas por anos a fio, sentindo-se ofendidos pelo que eles fizeram. Chamo isso de ficar preso no cárcere do ressentimento. Por acharmos que estávamos com a razão, nunca somos felizes. O pior que podemos fazer contra nós, é não perdoar. A amargura é como engolir uma colherinha de veneno por dia. Ele vai se acumulando e nos prejudica. É impossível ser livre e saudável enquanto nos mantivermos presos ao passado. Muitas vezes nos recusamos a perdoar porque achamos que, assim fazendo, estaremos dando razão a quem nos magoou, aceitando que ele estava certo.
EXERCÍCIO NÓS E ELES
Uma das grandes lições espirituais é compreender que "todos" estavam fazendo o melhor que podiam num determinado momento, que cada um só pode agir dentro de um nível de compreensão, conhecimento e consciência que possui. Invariavelmente, alguém que maltrata foi alguém que foi maltratado quando criança. Quanto maior a violência que sofreu, maior o sofrimento interior. Como eu já disse isso antes, não falo isso como desculpa para um mau comportamento. Todavia, para evoluirmos espiritualmente, temos de estar conscientes do sofrimento daqueles que nos magoaram.
O incidente acabou, talvez há muito tempo. Solte-o de sua mente. Permita a si mesmo libertar-se. Saia da prisão e entre no sol da vida. Não perca tempo tentando descontar, o que damos recebemos de volta. Assim vamos largar o passado e amar o aqui e agora. A pessoas que você acha mais difícil perdoar é a que pode ensinar as maiores lições. Quando você se ama o suficiente para se elevar acima do antigo incidente, a compreensão e o perdão virão com facilidade e você ficará livre. Por acaso a liberdade o assusta? Parece-lhe mais seguro ficar agarrado a velhos ressentimentos e amarguras?
EXERCÍCIO NO ESPELHO
Repita várias vezes: "Estou disposto a perdoar" (de preferência em frente a um espelho).
O que você sente? Apenas note seus sentimentos, não os julgue, respire fundo, e vai pensando em perdoar, com o tempo seus sentimentos vão mudando. Repita isso várias vezes na semana.
Não é preciso ir falar com a pessoa envolvida e dizer-lhe que a perdoa, embora,`as vezes, você possa sentir vontade de agir assim. O principal no trabalho de perdoar, é feito em seu próprio coração. O perdão raramente é para "eles". Na maioria das vezes, é para nós mesmos. A pessoa que você precisa perdoar para se libertar pode até já estar morta.
Dê bastante tempo para fazer este exercício.
''Eu o perdoo por_____________.
Respire fundo e acrescente: "Eu o perdoo e o liberto".
EXERCÍCIO VISUALIZAÇÃO
Você pode trabalhar com visualizações: Ao deitar, pense na pessoa que você precisa perdoar, coloque-a num palco ou em algum lugar bonito e visualize muitas coisas boas acontecendo com esta pessoa. Por exemplo, você pode vizualizar a pessoa muito feliz. Se quiser poderá conversar com a pessoa, falar tudo o que quiser, pedir desculpas, ouvir o que ela tem para dizer e se despedir com um abraço fraterno. Repita isso várias vezes, até conseguir perdoar com sinceridade.
EXERCÍCIO NÓS E ELES
Por um instante analise uma pessoa de sua vida que o perturba. Descreva três características dela das quais não gosta, coisas que você quer que mudem. Agora analise-se profundamente e pergunte-se: ''Onde sou exatamente da mesma forma, quando faço as mesmas coisas?''
Feche os olhos e dê-se tempo para trabalhar nisso.
Em seguida, pergunte-se se está disposto a mudar. Quando você remover esses padrões, hábitos ou crenças do seu modo de pensar ou comportamento, a pessoa mudará ou sairá de sua vida.
Se você tem um chefe crítico e impossível de contentar, olhe para seu interior. Seu comportamento, em algum nível, é igual ao dele ou então você tem uma crença do tipo: Chefes vivem criticando e são impossíveis de agradar.
Se você tem um amigo desleal, que sempre o deixa na mão, olhe para dentro. Onde em sua vida você é desleal e quando costuma falhar com os outros?
Esse é o único modo de mudar os outros - modificando-nos primeiro.
Dos Livros: Você Pode Curar Sua Vida
Ame-se e Cure Sua Vida, de Louise Hay