1. Aromaterapia
A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas físicos e emocionais, promovendo bem-estar e fortalecendo as defesas do organismo. Não exagere nas gotas dos óleos essenciais, pois cada gota equivale a 24 xícaras do chá da planta tomados. No colar individual aromático, 1 gota é suficiente. No difusor ou aromatizador, pode-se usar até 4 gotas de cada óleo. Não é recomendado misturar mais do que 4 óleos essenciais no difusor de ambientes. E atente-se para a função de cada óleo. Por exemplo, se você quer relaxar não misture lavanda com alecrim, pois são óleos com funções diferentes, o alecrim excita, dá energia, já a lavanda relaxa e acalma. Fique atento a isso, para surtir os efeitos desejados. E não vale ser essência, tem que ser óleo essencial, pois este é terapêutico, já a essência não vai trazer os mesmos benefícios. Todos os óleos essenciais trazem boas energias para o ambiente, elevam a vibração e a harmonização. Para a ansiedade e estresse: óleo essencial de laranja doce, lavanda francesa, manjerona, rosa, camomila romana ou patchouli. Para depressão: olíbano, cedro, lavanda francesa, laranja doce, bergamota, manjerona ou limão siciliano. Para cansaço: tomilho, hortelã pimenta, gengibre ou alecrim. Para imunidade: melaleuca ou tea tree, eucalipto, limão siciliano, cravo, pinho, lavanda, orégano ou tomilho. Para relaxar: lavanda francesa, manjerona, laranja doce, cedro ou camomila romana. Para meditar: olíbano, sândalo ou cedro. Para autoestima: gerânio, bergamota ou ylang ylang. Para limpeza de crenças limitantes: cedro, pinho, cipreste. Para TPM: erva-doce, salvia-esclareia, jasmim, lavanda, gerânio. Existe uma infinidade de óleos essenciais, e escolha o que mais se adequa para você. Atenção: grávidas, crianças menores de 3 anos, hipertensos, cardíacos ou que apresentam algum problema de saúde, há alguns óleos essenciais que não são recomendáveis, então procure sempre um aromaterapeuta, para sua segurança. Por favor, nunca ingerir óleos essenciais, apenas inalar. Para saber mais sobre a aromaterapia, clique aqui.
2. Florais
As essências florais atuam nos campos emocionais e vibracionais, contribuindo para a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal estar físico. Cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o. Para saber mais sobre os Florais, clique aqui. O blog tem vários artigos sobre os diversos florais.
3. Alimentação balanceada e diversificada
Estudos científicos revelaram que pessoas com falta de nutrientes no organismo como: magnésio, zinco, vitamina D, complexo B (principalmente B6, B9 e B12), ômega 3, selênio, entre outros... tendem a ter maiores riscos de desenvolver depressão e ansiedade. Por isso, que uma alimentação variada e balanceada é essencial não só para o nosso corpo físico como também para a nossa saúde mental. Para saber mais detalhes sobre este estudo, clique aqui.
4. Meditação
Quando foi a última vez que você ouviu a sua respiração com atenção? A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através da respiração para atingir tranquilidade, equilíbrio e paz interior, trazendo diversos benefícios para a saúde, como a redução do estresse, ansiedade, depressão e insônia. O objetivo dessa atividade é que entremos em contato com o nosso interior, deixando os pensamentos fluírem sem julgamentos. De dez a quinze minutos diários já trazem ótimos benefícios para a nossa saúde. Para saber mais sobre como meditar ou aprender a respirar com consciência, clique aqui.
5. Música relaxante
Músicas relaxantes vão elevar a sua vibração e harmonizar todas as células do seu corpo, além de baixar a ansiedade, o estresse e trazer bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
6. Oração
Uma oração ou simplesmente uma conversa com Deus, tem o poder de acalentar, encorajar, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado. O mundo está precisando de oração. Não importa a sua religião, não há regras. Todo Deus prega paz, amor, compaixão, não-julgamento e respeito. Guiado por esse caminho, que cada um encontre o conforto nas palavras que irão traduzir seus anseios, apelos e buscas.
7. Exercício Físico
A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial, previne diabetes e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o estresse. Se exercitar com frequência traz muitos benefícios tanto para a nossa saúde mental quanto física. As incessantes recomendações não são à toa. Quanto mais movimentarmos o nosso corpo, mais saúde estaremos cultivando para nós mesmos. Além disso, os movimentos motores realizados durante as atividades liberam endorfinas no cérebro. Apesar de ser popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina traz muitos outros benefícios, como: melhora da memória, elevação do humor, aumento da disposição física e mental, melhora da concentração, alívio de dores e tensões musculares, melhor qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico.
8. Hábito da Gratidão
Embora as pessoas sejam capazes de apreciar com otimismo momentos e realizações, nem todas exercem a prática da gratidão diariamente, quando a vida se torna estressante. A gratidão funciona como um bálsamo, diante de experiências carregadas de sentimentos negativos, a ideia é não perder de vista o lado bom das coisas. Há sempre algo de bom para agradecermos, mesmo se estamos passando por momentos desafiadores na vida.
9. Contato com a Natureza
Médicos do Reino Unido já prescrevem ‘contato com a natureza’, chamada de Forest Therapy (terapia florestal), como remédio para a saúde dos seus doentes. O estresse é conhecido por ser um dos responsáveis por vários problemas de saúde: pode levar à hipertensão, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, entre outros.
O contato com a natureza reduz níveis de estresse, aumenta a criatividade e o bem-estar. No ano passado, no International Journal of Mental Health and Addiction, concluiu-se que a Forest Therapy pode ser eficaz na redução dos sintomas de saúde mental a curto prazo, sobretudo diminuindo o estresse, a depressão leve e a ansiedade.
10. Brincar com um animal de estimação
Um estudo comissionado pela empresa McCarthy & Stone, construtora de casas de repouso britânica, entrevistou cerca de 1.000 donos de cachorros e gatos na Inglaterra e perceberam uma certa semelhança entre eles. Pets são terapêuticos no combate da depressão e ansiedade. Os donos de animais apontaram que se exercitam duas vezes mais que as pessoas sem animas. Além disso, ter um animal pode aumentar a produção de endorfina e ocitocina, os hormônios da felicidade, que dão a sensação de relaxamento e calma. Os bichinhos podem ser muito amigáveis e companheiros, além de te receberem calorosamente depois de um dia estressante. Segundo especialistas, a companhia dos bichinhos leva humanos a terem uma rotina mais ativa e se sentirem mais felizes. Num outro estudo, pesquisadores disseram que as pessoas poderiam adotar ou resgatar animais de estimação, como estratégias em potencial para melhorar a saúde física, mental e elevar a expectativa de vida.
Gostaram dessas dicas? Até a próxima pessoal, aquele abraço! ♥