Pum, cocô e muito mais!
Como é que certa dose de escatologia na literatura infantil pode, sim, nos libertar.
Os livros Até as Princesas Soltam Pum e o livro Da Pequena Toupeira Que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela estão motivando as crianças para a leitura, são dois sucessos e destaco o assunto aqui justamente por causa do tema: cocô, pum e coisas do tipo são temas certeiros para levar às crianças ao livro. Mas, claro, tem que ser bem feito e é bem o caso de Até as Princesas Soltam Pum (Ed. Brinque-Book), do escritor Ilan Brenman. O tom da simplicidade da história – que cai bem no cotidiano do pequeno leitor – casa perfeitamente com o humor no traço da ilustradora Ionit Zilberman. É uma delícia de ler – e de rir. Mexe com a criança, pega-a no pulo! Minha sobrinha, Letícia, de 6 anos, uma apaixonada por Branca de Neve, ouvia a história com uma cara de desconfiada muito engraçada... ela demorou um pouco para aceitar que a princesa preferida dela soltasse pum... Por quê? Porque as princesas encantam pelo que têm de fantasia, claro, mas é uma delícia ouvir que elas têm algo em comum com a gente. E engraçado, oras!
O livro Da Pequena Toupeira que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela (Ed. Companhia das Letrinhas), de Werner Holzwarth, já provoca a risada pelo nome enorme. Também é uma história simples que junta duas coisas que criança adora: uma dose de escatologia e animais. Tem cocô de cavalo, de coelho, de pomba... e uma toupeira bem brava querendo saber quem é o autor da brincadeira. Surpreende e ano passado a Companhia lançou no Brasil também uma versão pop-up que deixou a história ainda mais engraçada.
E, caros, temos que, sim, ter mais puns em nossas histórias! A gente já segura tanta coisa! Uma vida cheia de regras que as crianças já devem se enquadrar desde cedo.
Temos que nos libertar para a risada. E nos entregar à escatologia, sim, até para que tenha um espaço “reservado” para isso e a criança aprenda isso da melhor maneira possível.
Por Cristiane Rogerio (editora de Educação e Cultura)