Para quem não leu este livro, vou postar aqui um breve resumo e com algumas coisas interessantes. Na verdade é um livro bem antigo, de 1790, porém, com ideias muito atuais, sobre a vida de Benjamin Flanklin, por seu papel histórico na revolução americana e seus experimentos com a eletricidade. Também teve uma extraordinária influência nos negócios, na política, na literatura e na ciência do séulo XVIII.
"Para não ser esquecido assim que estiver morto e enterrado, escreva coisas que mereçam ser lidas e faça coisas sobre as quais valha a pena escrever."
Benjamin Flanklin
AUTOBIOGRAFIA não é uma crônica do brilhantismo de Franklin, assemelha-se mais a um relatório sobre os sucessos e fracassos de experimentos de sua vida. A primeira parte conta histórias de família, amigos, patrões, colegas de trabalho, além de viagens e tentativas de empreendedorismo, todas sem dúvida de interesse para o leitor de hoje. Seu objetivo era mostrar como a vida e o caráter de uma pessoa podem se enobrecer por meio da auto-avaliação constante.
O que aprendi com Franklin neste livro, foi que a vida não existe para que atravessemos sofrendo, ela é propícia para que possamos nos aperfeiçoar permanentemente.
Franklin usava uma auto-avaliação diariamente, de manhã ao acordar, sempre indagava para si mesmo: Que bem eu farei hoje?
E ao dormir: Que bem eu fiz hoje?
Aos 26 anos, Franklin decidiu atingir a "perfeição moral" e estabeleceu um plano para as treze virtudes que ele considerava essenciais, que eram:
1 - TEMPERANÇA "Não coma demasiadamente; não beba até a embriaguez.
2 - SILÊNCIO "Não diga nada além daquilo que beneficie outros ou você mesmo; evite conversas tolas."
3 - ORDEM "Mantenha todas as coisas em seus devidos lugares; faça com que cada parte de seu negócio tenha o seu próprio tempo."
4 - RESOLUÇÃO "Decida realizar aquilo que você quer; realize sem erro o que você resolver."
5 - SOBRIEDADE "Não tenha despesas além daquelas que proporcionarão o bem aos outros ou a você mesmo, isto é, não desperdice nada."
6 - DILIGÊNCIA "Não perca tempo; esteja sempre ocupado com algo útil; elimine todas as tarefas desnecessárias."
7 - SINCERIDADE "Não cometa fraude; pense inocentemente e com justiça; e, se você falar, fale verdadeiramente."
8 - JUSTIÇA "Não erre, prejudicando os outros ou omitindo os benefícios que são de sua obrigação."
9 - MODERAÇÃO "Evite extremismos; não fira os outros, apesar de achar que mereçam."
10 - LIMPEZA "Não tolere sujeira no corpo, roupa ou habitação."
11 - TRANQUILIDADE "Não fique nervoso por ninharias ou com acidentes comuns e inevitáveis."
12 - MODÉSTIA "Dê vital importância apenas a saúde e o bem-estar; evite a estupidez, fraqueza e as coisas que possam prejudicar você e os outros."
13 - HUMILDADE "Imite Jesus Cristo e Sócrates."
"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo."
Benjamin Franklin
Se conseguirmos colocar em prática pelo menos alguns desses ensinamentos, já será um bom começo, pense nisso!